Data Representação de um calendário 21/06/2021

4 de julho – Conheça o feriado mais celebrado nos EUA!

Entenda porque o 4 de julho é a data comemorativa mais importante para os americanos. Descubra a história deste feriado tão significativo nos EUA.

Quem já morou ou conhece bem os Estados Unidos sabe que o país não tem muitos feriados, entretanto, há duas celebrações típicas que são comemoradas com muito entusiasmo: o Thanksgiving e o dia 4 de julho – 4th of July, em inglês.

O Thanksgiving é o tradicional Dia de Ação de Graças, comemorado em toda 4ª quinta-feira de novembro. No dia 4 de julho, comemora-se a Declaração da Independência americana.

Nesse sentido, o dia 4 de julho é a data comemorativa mais representativa do patriotismo americano. Origem da liberdade de expressão, característica mais expressiva da cultura e da população dos Estados Unidos.

Então, se você pretende estudar nos Estados Unidos, é importante conhecer mais sobre a história deste importante momento histórico para a cultura do povo americano.

4 de julho – Aspectos históricos

Com o início da colonização inglesa na América do Norte, ainda no século XVII, formaram-se 13 colônias na costa atlântica do país, divididas nas regiões norte, centro e sul. Veja abaixo:

Norte

  • Massachusetts
  • New Hampshire
  • Rhode Island 
  • Connecticut

Centro

  • Pensilvânia
  • New York
  • New Jersey
  • Delaware

Sul

  • Virginia
  • Maryland
  • Carolina do Norte
  • Carolina do Sul
  • Georgia

Entretanto, revoltados com a cobrança abusiva de tributos, pela Coroa britânica, os habitantes das colônias começaram a se rebelar contra a dominação inglesa.

Revolta ao Domínio Britânico

Além do boicote aos produtos ingleses, protestos e rebeliões foram organizadas contra o império britânico e as várias leis intoleráveis impostas pela Coroa. 

A revolta mais conhecida, e lembrada até hoje, foi a “Boston Tea Party”, em 1773, quando colonizadores invadiram o porto e saquearam navios ingleses. Conta-se que mais de 300 caixas do legítimo chá inglês foram lançadas ao mar.

work-travel-banner

Com uma sucessão de novas revoltas, rebeliões e lutas, a Guerra da Independência teve início em 1775, envolvendo o confronto das tropas americanas e inglesas.

Entretanto, no ano seguinte, em 1776, Thomas Jefferson liderou uma comissão especialmente criada para redigir a Carta de Declaração da Independência dos Estados Unidos. Esta foi promulgada no dia 4 de julho de 1776, no estado da Filadélfia.

Contudo, a Guerra da Independência entre os colonizadores americanos e o reino britânico perdurou até 1783. Na ocasião, as tropas britânicas finalmente foram derrotadas na Batalha de Yorktown e o reconhecimento da independência se deu pelo Tratado de Paris.

Antes de mais dada, a Carta de Declaração da Independência americana foi inspirada nos ideais do Iluminismo francês. Assim, defende a liberdade individual e o respeito aos Direitos Fundamentais do ser humano. 

Serviu, ainda, de exemplo para a elaboração da declaração da independência brasileira e, curiosamente, os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a nossa libertação, em 1824!

O Dia 4 de julho atualmente

A princípio, é um dos poucos feriados americanos onde não há aulas e não se trabalha. Então, as pessoas aproveitam para fazer viagens curtas pelo país, geralmente para visitar os familiares. 

É um momento quando as escolas e as universidades americanas podem ficar mais vazias, pois os estudantes voltam para a casa dos pais, a fim de rever os familiares.

Sem dúvida, a data celebra o mais importante feriado americano e é símbolo do profundo sentimento patriota da população do país. As comemorações incluem desfiles públicos, paradas, eventos esportivos e muitos fogos de artifícios. 

Como de costume, a bandeira americana é hasteada e fitas azuis, vermelhas e brancas decoram casas, prédios e escolas por todo o país.

O Sino da Liberdade (Liberty Bell), que se encontra na Pensilvânia, dá treze badaladas, em lembrança das antigas colônias, precursoras do movimento de libertação.

Na gastronomia, a tradição manda preparar a famosa torta de maçã, servida em casa, junto à família, ou em bares e restaurantes. É outra maneira de celebrar esta data tão significativa para a Terra da Liberdade!

Celebre o Dia da Independência nos Estados Unidos


Se amarrou? Quer passar o 4 de julho nos Estados Unidos e vivenciar o maior feriado nacional junto aos americanos? Veja nossas incríveis opções de intercâmbio para estudar inglês nos EUA e pode arrumar as malas! Confira as melhores condições aqui!

estudar-canada-banner