Data Representação de um calendário 25/08/2016

5 perguntas para se fazer antes de escolher escola de idioma no exterior

5 perguntas para se fazer antes de escolher escola de idioma no exterior

Viajar para outro país é a melhor forma de aprimorar ou ganhar fluência em outro idioma. Fazer um intercâmbio é um sonho compartilhado por muitas pessoas. A oportunidade de atravessar o oceano ou o continente e aprender uma nova língua em uma escola de idioma é um experiência única, além de ser um grande diferencial no mercado de trabalho.
Antes de se preparar para a viagem, é necessário levar em consideração vários detalhes. Por isso, para te ajudar no seu intercâmbio, separamos 5 perguntas que devem ser feitas na hora de escolher uma escola de idioma no exterior. Confira!

Qual país devo conhecer?

Depois de definir o idioma a ser estudado, essa deve ser a primeira pergunta a ser respondida pelo futuro viajante. O destino é uma escolha pessoal, portanto, o país que foi perfeito para o seu melhor amigo não necessariamente será o ideal para você.
Quando for escolher a escola de idioma, procure definir por uma sediada em um país em que a cultura seja mais adequada ao seu estilo de vida — parecida com a sua, caso você queira se adaptar mais rápido, ou totalmente diferente, caso seu espírito aventureiro fale mais alto.
Isso fará com que sua viagem seja a melhor possível e você aproveite ao máximo cada momento. Para saber mais sobre os países e fazer uma escolha acertada, conheça os melhores destinos para intercâmbio no exterior.

Em que tipo de escola devo me matricular?

Existem as escolas grandes e famosas, que possuem unidades em várias cidades ou países, cujo ensino é padronizado, em geral são mais modernas, com mais recursos tecnológicos e didáticos. Outra opção são escolas menores, cujo clima parece ser mais aconchegante e, por vezes, podem proporcionar um atendimento mais personalizado, carga horária mais flexível etc.
Há, ainda, a possibilidade de se inscrever em uma escola localizada dentro de um campus universitário, onde o estudante pode aproveitar da convivência com estudantes locais e do uso das facilidades e instalações, mais grandiosas. Por outro lado, essas escolas costumam ser mais rígidas em termos de calendário e nível de inglês exigido para cada curso.

work-travel-banner

Qual carga horária escolher?

Existem diferentes tipos de instituição — com abordagens distintas. As aulas podem ser somente em meio período, em tempo integral, focadas em conhecimentos específicos ou, até mesmo, somente de conversação.
A definição pela carga horária deve ser de acordo com as suas necessidades e com os seus objetivos. Caso você queira mais tempo livre para conhecer novas pessoas e passear, é ideal optar por instituições somente com aulas matinais. Se o seu desejo é aperfeiçoar a gramática e fazer uma imersão mais intensiva nos estudos, deve escolher aulas integrais.

Onde ficar?

Essa é provavelmente a pergunta que mais impacta a escolha pela instituição. Existem escolas que trabalham somente com homestay, as famosas hospedagens em casas de família. Outras possuem acomodações para os estudantes, como quartos individuais ou compartilhados, e até mesmo dormitórios.
Cada escola possui uma forma diferente de receber e acomodar os alunos. Não existem regras específicas, variando bastante entre as instituições. Todas elas são extremamente seguras e proporcionam o devido conforto aos alunos. Cabe a cada um decidir qual se adapta mais ao seu perfil e se matricular na escola que ofereça o esperado.

Qual deve ser o tempo de duração do intercâmbio?

O tempo que se deseja ficar no país também interfere bastante na escolha da escola. Algumas delas possuem um tempo mínimo e máximo de estudos. Portanto, para escolher a instituição, deve-se definir quanto tempo você gostaria de ficar estudando. Somente assim você consegue decidir qual escola de idioma atende melhor às suas necessidades.
Viajar para estudar em uma escola de idioma no exterior é uma experiência única, que, com certeza, irá marcar a sua vida. Quando for planejar os detalhes da sua viagem, não deixe de pesquisar com calma cada uma das instituições e definir os programas e passeios que deseja fazer. Isso vai garantir não somente uma excelente viagem de estudos, mas também um ótimo tempo de lazer e o conhecimento de novas culturas.
Antes de preparar sua mala, veja os 5 itens que todo intercambista deve ter em mãos antes da viagem e não deixe nada para trás!
Agora que você já sabe as perguntas mais importantes que devem ser respondidas antes da viagem de intercâmbio, compartilhe este post nas redes sociais ajude seus amigos a realizarem o sonho de estudar no exterior!
Se quiser começar a planejar sua viagem, dê uma olhada no site da Intercultural.
[captacao-banner conteudo_titulo=”Receba dicas e promoções de intercâmbio” formid=”da6e414e-9be6-4416-ad1a-f7f5035d0b61″ conteudo_descricao=”Deixe seu email e receba dicas e promoções para estudar e trabalhar no exterior.”]

estudar-canada-banner