» Canada Day: Conheça o feriado mais importante do paísCursos no Exterior – Intercultural Intercambio - Intercambio

Canada Day: Conheça o feriado mais importante do país | Cursos no Exterior – Intercultural IntercambioCursos no Exterior onde Estamos
CATÁLOGO DE PRODUTOS

Turismo

Outubro

15

Canada Day: Conheça o feriado mais importante do país

Como neste ano a data caí num domingo, o feriado será celebrado na segunda.

1º de julho foi o dia em que o Ato Constitucional de 1867 foi assinado, estabelecendo a formação do Canadá há 150 anos. Desde então, essa data é sempre muito comemorada pelos canadenses, os quais cobrem as cidades de vermelho e branco e, é claro, muitas folhas de maple.

Este ano, com a celebração de uma data redonda, o país está em festa o ano todo, fazendo eventos recheados de música e muitas queimas de fogos.

Por isso, aproveitando o aniversário de um dos países com as paisagens mais belas do mundo, separamos 6 cidades imperdíveis do Canadá para você se deslumbrar e, quem sabe, não programar suas próximas férias por lá!

Você sabe como surgiu o Canada Day? Bom, No dia 1° de julho de 1867 as três colônias britânicas, chamadas de Província do Canadá (atuais Ontário e Quebec), a Nova Brunswick e a Nova Escócia estavam se unindo proclamar o British North America Act, transformando o Canadá em um país independente da Grã-Bretanha.

Fazendo com que o dia 1° de julho não seja apenas mais um dia nos calendários canadenses, esta data ficou marcada na história do país como o dia em que o Canadá nasceu o dia da Independência, ou também, o Canadá Day, em francês Fetê Du Canadá. Esta data histórica se transformou no principal feriado do país onde as pessoas celebram vestindo-se ou pintando-se de branco e vermelho – as cores da bandeira- saem às ruas para as dezenas de eventos públicos que acontecem como desfiles, shows, festas e encontros por todo o território canadense.

Entretanto as celebrações do Canadá Day vão além de suas próprias fronteiras. O evento é comemorado também por todas as filiações canadenses que existem ao redor do mundo, como na Trafalgar Square, em Londres, onde se encontra a comunidade canadense chamada de Canadá House, que promove variadas atividades com o apoio do governo canadense, como os jogos de hóquei, existe também o Friendship Festival, onde acontecem celebrações na fronteira entre as cidades Fort Erie, em Ontário no Canadá e Buffalo, em Nova York.

Outro fato curioso é que no dia 01 de Julho transformou-se também no Dia da Mudança na Província do Quebec, para entender melhor vamos contar um pouco da historia por traz desse dia.

Bom, a um tempo atras esse dia era celebrado no dia 01 de Maio, porém, no começo da década de 70, o Governo decidiu que seria melhor mudar pro período do verão, visto que em maio, o clima nem sempre era agradável. Outro ponto que foi considerado e que neste período as crianças estão em férias escolares, as permitindo terminar o ano letivo na mesma escola, lembrando que no Canada o ano letivo inicia em em Setembro e termina em Junho. Além disso, dia 01 de Julho, por já ser um feriado, os trabalhadores não precisariam pegar folga ou usar as férias para fazer sua mudança. A maioria dos contratos de locação de imóveis então se inicia em 01 de Julho e vai até 30 Junho do ano posterior.

Hoje é Canada Day. Feriado, ninguém (ou quase ninguém) trabalha, a maioria do comércio está fechada, fogos de artifício planejados para noite, e muita cerveja durante o dia dos canadenses. Mas, afinal, o que é celebrado?

No dia 1o de julho de 1867 líderes das províncias hoje denominadas de New Brunswick, Nova Scotia, Ontario e Quebec se juntaram para o que ficou conhecido como Confederation, que nada mais foi do que a “fundação” do país. Nesta data assinaram o British North America Act, que permaneceu como a constituição do Canadá até 1982.

À época o Canadá era uma colônia do Império Britânico, então pode-se dizer que o “Canada Day” é o correspondente à Independência do país, que passou, nesta data, a ter suas próprias leis. O texto referente ao British North America Act, que depois teve seu nome alterado para Constitution Act, foi então submetido ao Parlamento Britânico e assinado pela Rainha Victoria no dia 29 de março de 1967, porém apenas no dia 1o de julho daquele ano foi proclamado como lei vigente, através da Confederation já mencionada anteriormente. Não teve guerra, não teve sangue. Foi uma negociaçao com o Parlamento Britânico que deu certo, simples assim.

Canada Day, ou Fête du Canada, em francês, é celebrado em 1º de julho e consiste em um feriado nacional muito importante para os canadenses. Nesse dia, comemora-se a unificação de duas colônias britânicas na América do Norte, Nova Scotia e New Brunswick, e uma província do Império Britânico, Province of Canada, em um só país: o Canadá. No dia 1º de julho de 1867, foi promulgado o British North America Act, que oficializou o Canadá como país e marcou a sua independência da Grã-Bretanha. Apesar disso, ainda se tem notícia do controle político do Parlamento Britânico sobre o novo país até 1982, quando o Constitution Act acabou definitivamente com esse vínculo. Então, os canadenses celebram o 1º de julho como o aniversário do Canadá. O Canada Day, conhecido como Dominion Day até 1982, é comemorado por todo o país e, também, internacionalmente.

Os Snowbirds voam sobre Parliament Hill, sede do governo canadense, em Ottawa, nas festividades do Canada Day

Várias cidades canadenses organizam diversas atividades para o Canada Day, como festivais, grandes desfiles, churrascos, shows musicais e fogos de artifício. Não existe uma maneira única de se celebrar o Canada Day. Entretanto, as maiores e mais grandiosas comemorações acontecem na capital do país, Ottawa, na província de Ontário. Inclusive, a rainha Elizabeth II já participou das celebrações oficiais na capital em três ocasiões, e, provavelmente, irá participar também em 2010.

Jogo de hóquei em Trafalgar Square, Londres, nas comemorações do Canada Day

Fora das fronteiras do Canadá, algumas celebrações do Canada Day também são marcantes. Na Trafalgar Square, em Londres, onde se encontra a Canada House, a comunidade canadense promove diversas atividades, com o apoio do governo canadense, como jogos de hóquei. Diferentes atividades também ocorrem em Hong Kong e no Afeganistão, onde membros da Canadian Forces celebram o feriado em sua base afegã. Há, também, o Friendship Festival, em que há comemorações na fronteira entre as cidades Fort Erie, em Ontário, Canadá, e Buffalo, em Nova York, Estados Unidos, para celebrar o Canada Day e o Independence Day deste último, que se dá em 4 de julho.

Uma curiosidade: se o feriado de 1º de julho cair em um domingo, guarda-se como day off a segunda-feira seguinte.
Happy Canada Day!!!