Data Representação de um calendário 03/05/2022

Canadá ou Estados Unidos: em qual país fazer intercâmbio?

Não é fácil escolher entre Canadá ou Estados Unidos para fazer intercâmbio. Leia o artigo e compare 5 aspectos importantes sobre os dois países!

Um intercâmbio é uma das melhores experiências que você pode vivenciar. Mas qual país escolher? Entre Canadá ou Estados Unidos, qual o melhor destino para estudar inglês?

Essa não é uma resposta simples. Afinal, apesar da proximidade geográfica e cultural, existem muitas diferenças entre os dois países. Por isso, para decidir entre Canadá ou Estados Unidos, é preciso considerar diversas variáveis.

Neste artigo, vamos mostrar como o intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos é uma vivência única – seja qual for o destino escolhido.

Então, se você quer entender as principais diferenças entre os dois maiores países da América, continue a leitura e confira!

Canadá ou Estados Unidos: 5 pontos de comparação

Sabemos que decidir entre fazer um intercâmbio no Canadá ou nos Estados Unidos passa por uma série de aspectos.

Para te ajudar nessa missão, preparamos 5 pontos de comparação entre os dois países. Assim, você conhece as vantagens e desvantagens de cada um deles e toma uma decisão mais fundamentada.

Vamos nessa? Confira os principais tópicos a seguir:

  1. Idioma;
  2. Clima;
  3. Oportunidades de trabalho;
  4. Imigração;
  5. Custo de vida.

1. Idioma

Quando falamos em aprender inglês ou aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma, os Estados Unidos são referência mundial.

Afinal, o inglês americano é um dos idiomas mais falados no mundo – e não há nada como aprender direto da fonte.

Por outro lado, o Canadá oferece aprendizado em dose dupla. No país, tanto o inglês quanto o francês são considerados línguas oficiais.

Dependendo da região do país, um ou outro será mais ouvido, mas algumas províncias são bilíngues e você terá contato com ambos idiomas.

2. Clima

Uma vez que estamos falando de um país com dimensões continentais, o clima nos Estados Unidos pode variar bastante dependendo da região.

Se você curte um clima mais ensolarado, a Califórnia e a Flórida são bons destinos para o seu intercâmbio nos Estados Unidos. Por outro lado, se quer ver neve e curtir um inverno bem frio, prefira Nova York ou Chicago.

Já em relação ao Canadá, prepare-se para o frio – em qualquer localização.

banner-diplomas-exterior

É claro que o país está super preparado para as temperaturas mais baixas e que, no verão, os termômetros aliviam e é possível fazer atividades ao ar livre. No entanto, leve bons casacos para o seu período em terras canadenses.

3. Oportunidades de trabalho

Se a sua intenção é trabalhar no exterior, os Estados Unidos têm vantagem!

Isso porque existem diversas opções de intercâmbio remunerado, tais como os programas Work Experience USA, Camp Counselors USA, Au Pair e Internship e Trainee.

No Canadá, é possível trabalhar por meio período se você estiver matriculado em uma instituição de ensino superior, como college ou universidade.

4. Imigração

Neste tópico, quem sai na frente é o Canadá.

Isso porque o país conta com políticas imigratórias bastante favoráveis, oferecendo grandes oportunidades para estrangeiros trabalharem e morarem em solo canadense.

É o caso do PGWP (Post Graduation Work Permit), visto concedido para recém-formados em cursos de graduação trabalharem no Canadá por até 3 anos.

Nos Estados Unidos, por outro lado, o processo pode ser mais lento e complexo, sendo necessário morar por pelo menos 5 anos no país para poder solicitar o famoso Green Card.

5. Custo de vida

Acima de tudo, o custo de vida depende muito da cidade escolhida e da maneira como você escolhe gastar seu dinheiro.

Mas, quando se trata apenas da moeda do país, o dólar canadense pode ter uma cotação mais favorável do que o dólar americano – impactando diretamente no seu orçamento mensal.

De acordo com o site colaborativo Numbeo, o custo de vida em Toronto pode ser cerca de 24% mais barato do que em Nova York, sem considerar o aluguel.

Canadá ou Estados Unidos: intercâmbio é com a Intercultural!

Sabemos que escolher o destino para o seu intercâmbio não é uma tarefa fácil.

Mas, seja no Canadá ou Estados Unidos, o importante é contar com quem entende do assunto e planejar seu intercâmbio com uma agência especializada.

Então, entre em contato com a nossa equipe e descubra como o mundo quer conhecer você!