Data Representação de um calendário 11/03/2021

Capitais da África do Sul: curiosidades e características.

A África do Sul possui múltiplas capitais oficiais. Precisamente: três. Conheça as capitais da África do Sul, curiosidades e características.

Esta curiosidade vai bugar a sua mente. Você sabia que existem três capitais na África do Sul? Possuir mais de uma capital nacional é mais comum do que você imagina. Países como Chile, Bolívia, Costa do Marfim e República Tcheca possuem duas. Geralmente, uma cidade é a sede do governo, enquanto a outra é a capital legislativa. 

No entanto, a África do Sul destaca-se nesta lista, já que possui três, e não duas, capitais. As três capitais da África do Sul estão estrategicamente posicionadas, cada uma abrigando um segmento separado do governo. 

Quais são as três capitais da África do Sul e por que o país se divide desta maneira? Confira no artigo abaixo.

As muitas capitais da África do Sul

Pretória

Pretória é a capital administrativa. É a casa do ramo executivo do governo sul-africano, incluindo o Presidente do Gabinete. A cidade também abriga muitos departamentos de governo e embaixadas estrangeiras.

Localizada na província de Gauteng, Pretória fica no nordeste da África do Sul e perto da maior cidade da África do Sul: Joanesburgo.

Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul. É a sede do parlamento legislativo do país, incluindo a Assembleia Nacional Legislativa e o Conselho Nacional das Províncias.

Localizada no extremo sul do país, a Cidade do Cabo é a maior entre as capitais da África do Sul e a segunda maior cidade em população do país. Adicionalmente, conta com uma geografia privilegiada, com montanhas, muito verde e um mar incrível.

Bloemfontein

Bloemfontein é considerada a capital judicial. É a sede da Suprema Corte, a segunda mais alta corte da África do Sul. O Tribunal Constitucional (o mais alto tribunal) está localizado em Joanesburgo.

work-travel-banner

Localizada na província de Free State, Bloemfontein é também o local de nascimento de JRR Tolkien, o autor de O Senhor dos Anéis. 

Com beleza única, preserva o ar de uma cidade interiorana, com centenas de rosas colorindo as ruas. Além disso, há inúmeras opções gastronômicas e de aventura na cidade.

Por que a África do Sul tem três capitais?

A razão pela qual a África do Sul tem três capitais é em parte o resultado de suas lutas políticas e culturais como resultado da influência do colonialismo da era vitoriana. O apartheid – uma versão extrema da segregação – é apenas um dos muitos problemas que o país enfrentou desde o século XX.

Em 1910, quando foi formada a União da África do Sul, houve uma grande disputa sobre a localização da nova capital do país. Um acordo foi alcançado com o objetivo de descentralizar o poder e isso levou às atuais capitais.

A lógica por trás da escolha das três capitais da África do Sul.

  • A Cidade do Cabo foi sede do parlamento desde os dias coloniais e permaneceu inalterada.
  • Bloemfontein era a capital do Estado Livre de Orange (agora Estado Livre) e Pretória era a capital do Transvaal. Havia quatro províncias tradicionais no total; Natal e Cabo da Boa Esperança foram os outros dois.
  • Bloemfontein está localizado no centro da África do Sul, por isso é lógico colocar o poder judiciário do governo neste local.
  • Pretória há muito é a casa de embaixadas estrangeiras e departamentos governamentais. Sua localização próxima à maior cidade do país, Joanesburgo, também o torna um local conveniente.

Intercâmbio na África do Sul

Potência econômica emergente, as cidades da África do Sul vem sendo cada vez mais procuradas como destino de intercâmbio, principalmente após a Copa do Mundo de 2010, onde as cidades receberam uma melhor infraestrutura.

São centenas de brasileiros que vão até o país à procura de ensino de inglês de qualidade, aliado a ótimas opções de turismo.

Além disso, há diversas opções de voluntariado. Que tal disponibilizar seu tempo para ajudar o próximo? Entre em contato com a Intercultural agora mesmo, e solicite um atendimento personalizado

estudar-canada-banner