Data Representação de um calendário 04/07/2016

Checklist de viagem: documentação pré-embarque e outras dicas

Checklist de viagem: documentação pré-embarque e outras dicas

Você já pesquisou tudo sobre o seu destino, já escolheu seu curso, a acomodação, já sabe como vai chegar lá, as malas já estão praticamente fechadas. Mas aí bate aquela insegurança: será que estou levando tudo? Não esqueci de nada? Veja aqui a lista que a Intercultural criou para que você viaje tranquilo:
Já fizemos a lista dos 5 itens que todo intercambista deve ter em mãos antes de partir, mas aqui vamos além.
Passaporte: Seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses após a data prevista de retorno, com vistos válidos dos países a serem visitados e/ou de conexão (quando necessários). Veja aqui o que você precisa para tirar seu passaporte.
Para países do Mercosul, a carteira de identidade em bom estado (com emissão máxima de 10 anos) pode substituir o passaporte. Veja mais sobre documentos para entrada nos países do Mercosul.
Passagem: aérea ou terrestre, de ida e volta
Cartão de milhagem: da companhia aérea pela qual você vai viajar. Associe-se ao plano de milhagem da companhia antes da sua viagem.
Seguro saúde: para toda a duração do programa, incluindo dia de embarque e de retorno. Leve em mãos a carteirinha e a apólice do seguro. Viajar sem seguro é roubada!
Documentos de confirmação do curso e endereço da acomodação (se acomodação solicitada através da escola), carta-convite (para o aluno que se hospedará em casa de parente ou amigo) ou confirmação de hotel/albergue (quando aplicável).
Carteira internacional de vacinação: emitida pela ANVISA para destinos que solicitem a vacina de febre amarela. A vacina deve estar no prazo de validade e ser tomada no mínimo 10 dias antes do embarque (e não mais próximo do que isso). Veja aqui a lista de países que requerem a vacina.
Confirmação do traslado de chegada: quando contratado, com número de emergência para comunicar eventual atraso. Se não contratou o traslado, pesquise antes como você vai se deslocar do aeroporto até sua acomodação. Verifique os horários disponíveis.
Dinheiro: em espécie, na moeda local do país de destino.
Número 0800 do cartão: de crédito ou débito, para o caso de extravio ou roubo. Deixe este número em local de fácil acesso e separado do cartão. Desbloqueie o cartão antes de embarcar. Uma boa dica é fazer o cartão Visa Travel Money.
Cópia do passaporte: sugerimos sempre que você tire uma cópia reduzida do seu passaporte, para levar na carteira.
Muda de roupa: na bagagem de mão, para o caso de extravio de sua mala despachada.
Líquidos e objetos cortantes ou pontiagudos: devem ser despachados na mala de porão.
PARA MENORES DE 18 ANOS:
Carteira de identidade: original
2 vias originais da autorização de viagem para menor desacompanhado: com firma reconhecida em cartório.
Carta de autorização emitida pela escolae assinada por um responsável. Para cursos no Canadá, anexar ainda a Carta de Custódia emitida pela escola.
OUTRAS DICAS:
Limites de bagagem para ida e volta:
Bagagem despachada: verificar a franquia de bagagem junto à companhia aérea, tanto para trechos internacionais quanto domésticos no país de destino. Se algum trecho doméstico for emitido separadamente do trecho internacional, as franquias podem ser diferentes. Fique atento!
Bagagem de mão: de preferência, uma mochila, que poderá ter até 5kg.
Na mochila ou mala de mão não podem ser embarcados: líquidos nem objetos cortantes e/ou pontiagudos. Ex.: tesoura, alicate, pinça, canivete. Estes itens podem ser levados nas malas que serão despachadas.
Faça aqui uma lista de roupas e calçados para levar:
____ Calças jeans
____ Calças de moletom
____ Bermudas
____ Blusas de moletom
____ Saias ou vestidos para sair
____ Blusinhas
____ Camisetas
____ Camisetas de magna comprida
____ Jaqueta
____ Jaqueta comprida/sobretudo/de neve
____ Pijamas/Camisolas
____ Calças leggings
____ Roupas íntimas (calcinhas/cuecas/sutiãs)
____ Roupa de banho (biquíni, calção, sunga)
____ Meias
____ Meia-calças ou ceroulas
____ Toalha de banho e de rosto
____ Roupa social (camisa, paletó)
____ Chinelo
____ Tênis
____ Bota
Verifique se seu destino tem temperaturas extremas, como neve, e leve roupas apropriadas. Por vezes, será necessário adquiri-las por lá. Mas não vá despreparado, pois pode demorar até que consiga comprá-las.
Outros itens:

  • Dicionário
  • Secador de cabelos
  • Adaptador de tomada e carregadores para aparelhos eletrônicos (verifique a voltagem do país de destino).
  • Agenda com endereços/telefones
  • Despertador
  • Máquina fotográfica
  • Tesoura/alicate de unha (na bagagem despachada)
  • Informações e fotos do Brasil
  • Fotos da família

Artigos de higiene pessoal:

work-travel-banner
  • Shampoo/Condicionador
  • Desodorante
  • Pasta e escova de dentes
  • Creme de barbear
  • Protetor solar
  • Escova de cabelo/pente
  • Absorventes

Remédios: 

  • Farmácia básica: leve algumas unidades dos remédios que está habituado a tomar, como para dor de cabeça, cólica menstrual, enjôo, alergia etc. Anotar a posologia na caixa.
  • Remédios de uso contínuo e/ou controlados: é necessário levar uma prescrição médica e os remédios devem ser lacrados.

Sugestão: leve uma mala apenas. Dentro desta mala, leve outra fechada, para ser usada na volta, quando a franquia da companhia aérea permitir. Assim, você embarca com apenas um volume, porém tem a possibilidade de trazer dois, no seu retorno, com suas compras da viagem.
Leve também um presente para a família hospedeira. Sugerimos uma lembrança típica do seu país ou região, uma para cada membro da família. É um gesto simpático.
Limites de compras no exterior: ao retornar ao Brasil, o estudante pode trazer US$ 500 de cota de importação, mais US$ 500 de produtos adquiridos no Duty Free do Brasil (caso compre no Duty Free no exterior, o bem conta na cota de importação).
Mais informações no site da Receita Federal.
A Receita não emite mais documento para comprovação da saída de bens ao exterior. Quando do retorno de bens ao país, o viajante poderá comprovar sua procedência por meio de nota fiscal, emitida por estabelecimento domiciliado no país. No caso de bens adquiridos no exterior e trazidos para o país em outra viagem, a comprovação será feita mediante apresentação da DBA devidamente desembaraçada, contendo a descrição detalhada do bem.
Últimas dicas:

  • Tirar cópia do passaporte e documentos como cartão de crédito. Deixar um jogo de cópias no Brasil e levar um com você.
  • Não colocar objetos de valor, como joias, dinheiro ou eletrônicos, na mala a ser despachada. Leve estes itens, se for necessário, na mochila de mão, na cabine.
  • Não levar joias ou grandes quantidades de dinheiro em espécie.
  • Levar um porta-valores (guaiaca) para carregar dinheiro.
  • Agendar um check-up médico e odontológico antes da viagem.

Ufa! Pronto!
Agora que você já está preparado, com a documentação em dia, é hora de embarcar! Boa viagem!!!
E se você ainda está planejando sua viagem, conte com a Intercultural!
 
 
 

estudar-canada-banner