Data Representação de um calendário 23/03/2021

Cultura francesa e suas referências: moda e gastronomia

Conheça as características mais marcantes da cultura francesa, como a luta por direitos civis, a moda, gastronomia e o desfrute do tempo livre.

A França é um dos países mais icônicos do mundo, com tradições, hábitos e costumes que tem servido de exemplo para todo o mundo ocidental. Embasada no lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, a cultura francesa é cheia de referências. Allors!

Por exemplo, a gastronomia e a moda estão entre os principais presentes que a cultura francesa vem oferecendo ao mundo. Além dos magníficos aromas do mundialmente famoso perfume francês

A cultura francesa é muito marcante, sobretudo nos aspectos sobre os direitos civis e de trabalho, da liberdade de expressão de seu povo, principalmente no ambiente de trabalho onde, sem dúvida, os franceses não são workaholics, como os americanos.

Cultura francesa, trabalho e direitos

Preferem assim, sair do trabalho ao fim do expediente, por volta das 18, 19 horas e curtir a vida e apreciar a boa gastronomia em casa, com a família, ou com os amigos nas diversas opções de bares e restaurantes pelas cidades. 

Raramente um francês fica até tarde da noite no trabalho! Ele sabe separar muito bem o lado profissional do pessoal e aproveitar bastante este último! Adora curtir o tempo livre, em boa companhia e com bebida e comida de alta qualidade.

Igualdade de direitos entre os sexos, direitos civis de descanso e férias remuneradas no trabalho, limite de carga horária laboral semanal são algumas das lutas travadas pela cultura, na França, que beneficiaram os trabalhadores e mudaram o curso da história.

Gastronomia na França

Assim como, na alimentação, a cultura francesa apresenta aspectos marcantes na relação que os franceses têm com a sua comida e bebida, desde a qualidade dos ingredientes, até o modo de preparar e servir um prato.

A gastronomia francesa é tão diferenciada que, atualmente, é considerada uma das melhores do mundo! Não raro, chefs franceses são eleitos como os mais cobiçados, como por exemplo, Paul Bocuse, Alain Ducasse, Guy Savoy, Jean e Pierre Troisgros, dentre outros.

A manteiga, os queijos, os iogurtes, os pães e os chocolates estão entre as comidas francesas mais apreciadas. Além disso, geralmente, os vinhos franceses são os mais caros e mais cobiçados do planeta, assim como a tradicional e festiva champanhe.

work-travel-banner

A moda e a beleza na cultura francesa

Da mesma forma, o requinte, a beleza e a elegância são algumas das características mais marcantes da moda na França, outro aspecto mundialmente reconhecido como um dos pilares mais charmosos da cultura francesa. Vive la France!

Algumas das principais e mais luxuosas marcas do world fashion têm origem no país e, a sua capital, Paris, é um dos principais templos da alta costura no mundo. Abriga, assim, alguns dos mais prestigiados ateliers da alta costura mundial. Très chic!

E, dentre algumas marcas francesas bem famosas, que você certamente conhece ou já ouviu falar, estão Pierre Cardin, Guy Laroche, Cartier, Paco Rabanne, Coco Chanel, Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Jean-Paul Gaultier. Um luxo!

A beleza é tão importante para a cultura francesa que algumas das marcas mais famosas e tradicionais de produtos estéticos têm origem no país: L’Oreal, Vichy, Avene, Yves Rocher, Biotherm, dentre outras. Très jolie! 

Da mesma forma que os franceses consideram a beleza visual, os aromas são igualmente importantes na aparência das pessoas. O perfume francês também é uma referência mundial de qualidade.

Dentre os mais famosos, tanto para os homens quanto para as mulheres, estão as marcas Chanel, Dior, Hermés, Guerlain e Lancôme. C’est très parfumé! 

Sem dúvida, a França proporciona uma elegante e deliciosa opção para intercâmbio na Europa! Então, se a gente pudesse definir a cultura francesa em três palavras, com certeza elas seriam: comida, beleza e liberdade! C’est fantastique!

Estude francês na França

Agora só falta você viajar para aprender a falar um dos idiomas mais charmosos do mundo – depois do português, é claro! 

A Intercultural tem diferenciados programas de intercâmbio para estudar francês em Paris e muitas outras cidades pitorescas da França, como Bordeaux, Lyon e Nice.

Clique aqui e converse hoje mesmo com nosso time de especialistas em intercâmbio para falar francês e já pode começar a arrumar as malas para curtir o melhor da cultura francesa, na França! Bon voyage!

estudar-canada-banner