Data Representação de um calendário 06/05/2021

Cultura Maori – Conheça suas tradições milenares!

Aprenda mais sobre a milenar cultura Maori, o povo ancestral da Nova Zelândia. Conheça o idioma Te Reo, a dança Haka e as tatuagens Ta Moko!

A Nova Zelândia é um país de cerca de 5 milhões de habitantes que mantém as tradições milenares dos seus ancestrais. Conheça mais sobre a cultura Maori!

Provenientes da Polinésia, os primeiros habitantes do país chegaram há mais de 1000 anos e introduziram a cultura Maori na Nova Zelândia. Atualmente, um em cada 7 neozelandeses se identifica como Maori. 

Dessa forma, conhecer a cultura Maori é fundamental para entender a identidade do povo “kiwi” (como são chamados os neo-zelandeses), assim como seus símbolos e tradições. Da mesma forma, os nomes de vários lugares pelo país estão no idioma Maori.

Vamos, então, embarcar nessa enriquecedora viagem de conhecimento e aprendizado sobre uma das civilizações mais pacíficas do mundo, que prega o respeito total pelo seu semelhante, bem como pela natureza, considerada sagrada.

Além disso, que tal aprender algumas palavras no idioma Maori para utilizar no seu intercâmbio para aprender inglês na Nova Zelândia? Show, né?!

O povo e a cultura Maori

Nos dias atuais, o povo Maori representa cerca de 16,5% da população total do país e a sua grande maioria (85% dos Maoris) vive na Ilha do Norte.

O Marae é o principal ponto de encontro das comunidades Maori, que o consideram como o seu lugar de vida e pertencimento mais importante: o turangawaewae. 

É constituído por uma área com várias esculturas e entalhes tradicionais. Há um espaço, uma casa entalhada (wharenui), que é utilizada para festas, reuniões, funerais, aulas, dentre outros acontecimentos relevantes para a tribo local. 

São considerados sagrados e os visitantes não podem entrar em um Marae sem serem convidados. Além disso, deve-se tirar os sapatos ao adentrar um wharenui.

work-travel-banner

O idioma Maori – Te Reo

A língua Maori (te reo) é falado por quase 25% da população neozelandesa. É considerado um tesouro (taonga) do país, que tem várias iniciativas para a sua preservação. 

Por exemplo, o evento Maori Language Week, a programação de um canal de televisão e o ensino em várias escolas desde a pré-escola até o ensino médio.

Além disso, vários lugares são nomeados no idioma Maori, o que também ajuda na preservação do idioma. Conheça algumas expressões mais comuns:

  • Kia ora – Olá
  • Kia ora tātou – Olá a todos
  • Tēnā koe – Saudações (dito a uma pessoa)
  • Tēnā koutou – Saudações a todos (dito a três ou mais pessoas)
  • Nau mai, haere mai – Bem-vindo
  • Kei te pēhea koe? – Como vai?
  • Kei te pai – Bom
  • Tino pai – Muito bom
  • Ka kite anō – Até logo

As tatuagens Maori – Ta Moko

As tatuagens Maori (Moko) são um dos símbolos mais significativos desta cultura. Elas espelham a ancestralidade (whakapapa) e a trajetória individual da pessoa. No passado, significavam conhecimento, habilidades, prestígio e elegibilidade para casar.

As linhas e o design das Moko têm grande representatividade simbólica e espiritual, e acentuam as linhas do rosto, enfatizando as expressões faciais. As linhas principais da Moko são chamadas de manawa (coração) e representam a jornada de vida da pessoa.

A dança Haka

É um tipo de dança ou desafio cerimonial emocionante e, tipicamente, representa uma demonstração de orgulho, força e unidade de uma comunidade tribal.

Inclui batidas de pés, mostrar a língua e tapas corporais ritmados para acompanhar um canto em voz alta. As palavras de um haka geralmente descrevem poeticamente os ancestrais e eventos na história da tribo.

O Haka ficou muito conhecido após o filme Forever Strong (Para Sempre Vencedor, 2008), de Ryan Little e David Pliler. A história é sobre um time de rugby neozelandês que utiliza a dança no início das partidas como forma de amedrontar o oponente.

Quer conhecer mais sobre a cultura Maori? Que tal curtir um sensacional intercâmbio para aprender inglês em Auckland, Wellington, Queenstown ou Tauranga, as principais cidades da Nova Zelândia?

Fale com o pessoal da Intercultural e saiba as super condições para você estudar na terra da cultura Maiori! Entre em contato hoje mesmo!

estudar-canada-banner