Tradicionalmente, a Austrália é conhecida por estar longe de tudo. De fato, sua distância geográfica torna o destino exótico e peculiar. Muitos hábitos, costumes e curiosidades da Austrália instigam muita gente.
Além disso, o país é um destino muito popular para aprender inglês. Muitos brasileiros já desfrutam dos costumes, estilo de vida e curiosidades da Austrália através do intercâmbio de trabalho e estudos.
Então, enquanto seu intercâmbio na Austrália não sai do papel, te transportamos para a incrível “terra dos cangurus” com uma lista de 7 curiosidades da Austrália. Você vai adorar saber!
7 incríveis curiosidades da Austrália
Bebidas alcoólicas não são vendidas em supermercados
Isso mesmo! Existe uma loja unicamente destinada para a venda de bebidas alcóolicas. São as Bottle Shops, também conhecidas como “Bottle-O”, na Austrália.
Geralmente, elas ficam anexas ao supermercado. Mas pode ser encontrado na rua também. Não esqueça da sua ID! Apenas maiores de 18 anos podem comprar!
Além disso, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos, como ruas, praias e parques.
É costume comer carne de canguru
Esses bichinhos tão carismáticos também são um item da culinária australiana. Sua carne pode ser encontrada em qualquer açougue ou supermercado. Mas, de maneira geral, o mais popular é a carne de boi e a carne de frango.
A carne de canguru tem um aspecto avermelhado como a carne bovina, mas é mais forte e fibrosa. Não é de se admirar, não é mesmo? Já que o canguru é um animal musculoso.
Boa parte da população australiana nasceu em outro país
De acordo com o Bureau de Estatísticas da Austrália, estima-se que 25% da população nasceu em outros países. Portanto, a cultura australiana é extremamente diversa, provando ser um país acolhedor.
Em algumas cidades litorâneas como Gold Coast o percentual é ainda maior: 28,3%. Destes, muitos residentes não possuem o inglês como língua nativa.
Os australianos andam como querem na rua
Todo mundo sabe que os australianos são conhecidos por serem “laidback”, ou seja, “relaxados”. Portanto, eles costumam ficar bem à vontade na rua: andam de pijama, pantufa e até descalços.
Essa cena costuma ser mais comum em cidades pequenas, já que tem menor influência de comunidades estrangeiras.
Inglês um pouquinho diferente
Que o inglês pode mudar de um país para outro, todo mundo sabe. Mas, uma curiosidade da Austrália é seu vocabulário encurtado. Assim como no Brasil os mineiros tem tradição em encurtar palavras, na língua inglesa, é a Austrália que ganha esta fama.
Diz a lenda que isto é um reflexo do seu estilo de vida “laidback”. Faz sentido, não é mesmo?
Confira abaixo, exemplo de palavras em inglês americano que ganham uma versão exclusiva no inglês australiano:
Inglês americano / inglês australiano / tradução
- Australia – Oz
- Australian – Aussie
- Afternoon – Arvo (tarde)
- Barbecue – Barbie (churrasco)
- Mosquito – Mozzie (mosquito)
- Good morning – G´day (bom dia)
- Sunglasses – Sunnies (óculos de sol)
- Avocado – Avo (abacate)
E então, você conhecia algumas dessas expressões?
Praias sem vendedores ambulantes
De modo geral, é proibida a comercialização de qualquer produto sem autorização prévia da prefeitura. Isto inclui, definitivamente, o comércio ambulante nas praias.
Portanto, é uma paisagem bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Quem agradece é a natureza local. A medida garante a conservação da fauna e flora!
Pão com vegemite
Para finalizar a nossa lista de curiosidades da Austrália, está o polêmico vegemite. Trata-se de uma pasta escura, feita de extrato de levedura. Ela é bem forte e tem um gosto amargo. Os australianos comem desde pequenos, por isso seu paladar é bem acostumado.
Quer uma dica? Na sua vez de provar este típico item da culinária australiana, nossa recomendação é colocar muito pouco vegemite no pão, e ainda fazer um sanduíche com queijo. Puro? Nem pensar! Depois conta pra gente aqui embaixo a experiência!
Gostou de conhecer as curiosidades da Austrália? Se você é apaixonado pelo país, assim como nós, entre em contato. Vamos adorar te ajudar a realizar o sonho do intercâmbio na Austrália.