Data Representação de um calendário 28/06/2021

Confira 5 surpreendentes curiosidades sobre a língua inglesa

Você conhecia alguma dessas curiosidades da língua inglesa? Confira alguns desses fatos sobre o idioma mais falado do mundo.

Pelo fato de ser o idioma mais falado do mundo, muitas vezes sequer paramos para pensar sobre que curiosidades a língua inglesa pode esconder. É algo muito natural que, querendo ou não, faz parte das nossas vidas desde cedo. 

Mas quando paramos para pesquisar sobre cursos de idioma inglês, ou até mesmo refletir sobre o que aprendemos, as curiosidades da língua inglesa são indicativos históricos e até mesmo culturais que formaram o idioma, e nos dizem muito sobre aqueles que a têm como língua materna.

Com o intuito de te apresentar algumas curiosidades da língua inglesa e aumentar seu repertório histórico-cultural, separamos essa lista bem interessante: 

  1. Inglês, uma língua mista;
  2. Um idioma em constante evolução;
  3. O idioma internacional oficial na terra e nos céus;
  4. A palavra para a cor “laranja” só veio existir em 1540;
  5. Muitas das palavras em inglês foram inventadas por um escritor.

1. Inglês, uma língua mista

Ao contrário do que muita gente acredita, a língua mais falada do mundo não é uma língua “original” que sempre existiu. Na realidade, ela foi formada através da união de três línguas antigas. 

  • Nórdico antigo;
  • Alemão antigo;
  • Língua anglo-normanda.

E não podemos nos esquecer que o inglês como conhecemos hoje – o chamado “inglês moderno” – é ainda um descendente que sofreu muitas variações do inglês britânico, que é tido atualmente como um inglês mais “elegante”. É quase como falar inglês como um rei, ou um lorde. 

E essa é uma dúvida que muitos alunos têm, antes de começar o intercâmbio: “Qual melhor lugar para estudar inglês? Estados Unidos ou Inglaterra?”

Mas, mesmo havendo algumas diferenças nos sotaques e em determinadas palavras do vocabulário, ter a oportunidade de aprimorar o seu inglês no exterior é muito vantajoso. 

Tudo varia de acordo com as suas necessidades e as suas preferências, como clima e cultura. 

2. Um idioma em constante evolução

Como vimos, o inglês sofreu muitas alterações até chegar ao estado em que o conhecemos hoje.

Existe um fenômeno linguístico que na língua inglesa é conhecido como “compounds”. Isso acontece quando duas palavras distintas são escritas juntas ou são misturadas e formam uma terceira, com outro significado.

Doideira, né? 

Um exemplo bastante conhecido é a palavra brunch que surgiu há algum tempo. Ela mistura a palavra breakfast (café da manhã) com lunch (almoço), para formar algo como uma “refeição intermediária”. 

work-travel-banner

E isso acontece o tempo todo. O inglês é uma língua viva. Então palavras e novas expressões surgem o tempo todo. Esse é um dos motivos pelo qual fazer intercâmbio é tão vantajoso. Você estará em contato direto com a evolução do idioma. 

3. O idioma internacional oficial na terra e nos céus

Quando você viaja para fora, mesmo que para um país que não tenha o inglês como idioma oficial, é comum que muitos centros comerciais e pontos turísticos usem do inglês para se comunicar com o maior número de pessoas possível. 

Prática essa que reforça a importância de estudar inglês e ser fluente, já que todo mundo, no mundo todo, fala inglês

E não é só em solo que a língua inglesa tem essa força. Nos céus, independentemente do espaço aéreo em que você esteja, a comunicação internacional é feita em inglês, pelos pilotos.  

4. A palavra para a cor “laranja” só veio a existir em 1540

Lembra que falamos que o inglês é uma língua viva? Até 1540, a cor laranja (orange, em inglês) não tinha exatamente uma denominação. Ela só veio a surgir depois, mesmo que a fruta laranja já tivesse nome. 

5. Muitas das palavras em inglês foram inventadas por um escritor

E será que você consegue adivinhar que escritor inglês contribuiu para a criação de dezenas palavras do idioma? 

Se você disse William Shakespeare, você acertou! 

O escritor e dramaturgo foi responsável por criar muitas palavras em inglês e dezenas delas são utilizadas até hoje. 

Conhecer as curiosidades da língua inglesa faz parte de conhecer sua história e cultura

É incrível como curiosidades, muitas vezes divertidas, podem dizer tanto sobre a história de um país ou de uma cultura, não é? 

Saber sobre isso também nos ajuda a aprimorar nosso vocabulário e despertar novas áreas de interesse em uma cultura que parece nos rodear a todo momento, mas ainda há tanto para ser descoberto.


Se você quer conhecer de perto mais sobre essas curiosidades da língua inglesa e aprimorar o seu nível de inglês fale com um de nossos especialistas.

estudar-canada-banner