Pelo fato de ser o idioma mais falado do mundo, muitas vezes sequer paramos para pensar sobre que curiosidades a língua inglesa pode esconder. É algo muito natural que, querendo ou não, faz parte das nossas vidas desde cedo.
Mas quando paramos para pesquisar sobre cursos de idioma inglês, ou até mesmo refletir sobre o que aprendemos, as curiosidades da língua inglesa são indicativos históricos e até mesmo culturais que formaram o idioma, e nos dizem muito sobre aqueles que a têm como língua materna.
Com o intuito de te apresentar algumas curiosidades da língua inglesa e aumentar seu repertório histórico-cultural, separamos essa lista bem interessante:
- Inglês, uma língua mista;
- Um idioma em constante evolução;
- O idioma internacional oficial na terra e nos céus;
- A palavra para a cor “laranja” só veio existir em 1540;
- Muitas das palavras em inglês foram inventadas por um escritor.
1. Inglês, uma língua mista
Ao contrário do que muita gente acredita, a língua mais falada do mundo não é uma língua “original” que sempre existiu. Na realidade, ela foi formada através da união de três línguas antigas.
- Nórdico antigo;
- Alemão antigo;
- Língua anglo-normanda.
E não podemos nos esquecer que o inglês como conhecemos hoje – o chamado “inglês moderno” – é ainda um descendente que sofreu muitas variações do inglês britânico, que é tido atualmente como um inglês mais “elegante”. É quase como falar inglês como um rei, ou um lorde.
E essa é uma dúvida que muitos alunos têm, antes de começar o intercâmbio: “Qual melhor lugar para estudar inglês? Estados Unidos ou Inglaterra?”
Mas, mesmo havendo algumas diferenças nos sotaques e em determinadas palavras do vocabulário, ter a oportunidade de aprimorar o seu inglês no exterior é muito vantajoso.
Tudo varia de acordo com as suas necessidades e as suas preferências, como clima e cultura.
2. Um idioma em constante evolução
Como vimos, o inglês sofreu muitas alterações até chegar ao estado em que o conhecemos hoje.
Existe um fenômeno linguístico que na língua inglesa é conhecido como “compounds”. Isso acontece quando duas palavras distintas são escritas juntas ou são misturadas e formam uma terceira, com outro significado.
Doideira, né?
Um exemplo bastante conhecido é a palavra brunch que surgiu há algum tempo. Ela mistura a palavra breakfast (café da manhã) com lunch (almoço), para formar algo como uma “refeição intermediária”.
E isso acontece o tempo todo. O inglês é uma língua viva. Então palavras e novas expressões surgem o tempo todo. Esse é um dos motivos pelo qual fazer intercâmbio é tão vantajoso. Você estará em contato direto com a evolução do idioma.
3. O idioma internacional oficial na terra e nos céus
Quando você viaja para fora, mesmo que para um país que não tenha o inglês como idioma oficial, é comum que muitos centros comerciais e pontos turísticos usem do inglês para se comunicar com o maior número de pessoas possível.
Prática essa que reforça a importância de estudar inglês e ser fluente, já que todo mundo, no mundo todo, fala inglês.
E não é só em solo que a língua inglesa tem essa força. Nos céus, independentemente do espaço aéreo em que você esteja, a comunicação internacional é feita em inglês, pelos pilotos.
4. A palavra para a cor “laranja” só veio a existir em 1540
Lembra que falamos que o inglês é uma língua viva? Até 1540, a cor laranja (orange, em inglês) não tinha exatamente uma denominação. Ela só veio a surgir depois, mesmo que a fruta laranja já tivesse nome.
5. Muitas das palavras em inglês foram inventadas por um escritor
E será que você consegue adivinhar que escritor inglês contribuiu para a criação de dezenas palavras do idioma?
Se você disse William Shakespeare, você acertou!
O escritor e dramaturgo foi responsável por criar muitas palavras em inglês e dezenas delas são utilizadas até hoje.
Conhecer as curiosidades da língua inglesa faz parte de conhecer sua história e cultura
É incrível como curiosidades, muitas vezes divertidas, podem dizer tanto sobre a história de um país ou de uma cultura, não é?
Saber sobre isso também nos ajuda a aprimorar nosso vocabulário e despertar novas áreas de interesse em uma cultura que parece nos rodear a todo momento, mas ainda há tanto para ser descoberto.
Se você quer conhecer de perto mais sobre essas curiosidades da língua inglesa e aprimorar o seu nível de inglês fale com um de nossos especialistas.