Data Representação de um calendário 26/03/2021

Incríveis curiosidades sobre os Maias e suas histórias

Veja 12 curiosidades sobre os Maias que você ainda não conhecia. Domínio da Astronomia, medicina e matemática caracterizam a cultura Maia.

Conhecida pelo seu grande desenvolvimento na escrita, na arte, na arquitetura, na matemática, além do seu sistema astronômico e calendário, esta civilização se desenvolveu nas áreas do México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador. Veja as curiosidades sobre os Maias!

Dentre as diversas culturas que habitaram a América Pré-Colombiana, como os Incas e os Astecas, uma das maiores curiosidades sobre os Maias é que esta civilização desapareceu quase que totalmente e de forma inexplicável.

Sem dúvida, deixaram para trás um legado arqueológico riquíssimo, entretanto, as causas reais do seu colapso ainda são um mistério a ser desvendado. Assim, são muitas as curiosidades sobre os Maias e a sua sociedade, que era ao mesmo tempo brilhante e selvagem.

Vejamos, então, algumas das características mais marcantes da cultura maia, que possuía um vasto e profundo conhecimento sobre a escrita e a matemática.

Curiosidades sobre os Maias

  1. Para satisfazer os deuses, melhorar a colheita, apaziguar as tempestades, os Maias sacrificavam animais e pessoas, geralmente, escravos.
  2. A guerra era uma constante na Civilização Maia, por questões de defesa, pilhagem, captura de escravos e de domínio territorial.
  3. Os Maias tinham uma escrita própria, sabiam ler, escrever e produziam livros.
  4. Eles desenvolveram o primeiro calendário para marcar o registro do tempo e as datas importantes.
  5. Existe uma “Bíblia Maia”, produzida entre 1554 e 1558, o livro é chamado de Popol Vuh.
  6. Os Maias jogavam um tipo de futebol somente com glúteos, quadris e joelhos, eventualmente, diz a lenda, utilizavam crânios humanos como bola.
  7. Eles previram a destruição da raça humana, causada por ela mesma, porém sem data para acontecer.
  8. Possuíam avançado conhecimento da fitoterapia e de técnicas médicas, sendo habilidosos na realização de procedimentos como suturas com cabelo de gente e obturações com jade.
  9. Os Maias gostavam de fazer sauna para “purificar” o corpo e a alma, conforme as locais para banhos de vapor, identificados nas suas cidades.
  10. Sabiam produzir borracha a partir da extração do látex, misturado com demais substâncias naturais.
  11. Tinham o domínio da engenharia e da arquitetura, sendo capazes de realizar construções espetaculares, como pirâmides, arcos, palácios, templos, observatórios astronômicos e quadras esportivas.

Atualmente, existem cerca de 9 milhões de descendentes dos Maias que ainda vivem próximos às suas áreas ancestrais. Desta forma, as maiores concentrações populacionais da civilização Maia estão no México, na Guatemala, em Belize, El Salvador e Honduras.

work-travel-banner

Aprenda espanhol no México

E o fato mais legal sobre a civilização Maia é que, durante o seu intercâmbio de espanhol no México, você pode visitar as ruínas, em bom estado, de algumas das suas principais cidades. Como, por exemplo, o município de San Juan Teotihuacán, a 40 quilômetros da capital.

A antiga cidade de Teotihuacan foi misteriosamente abandonada pelo seu povo, cerca de 500 anos antes do aparecimento dos Astecas e ocupa hoje, uma área maior do que 80 km². 

Definitivamente, é um dos sítios arqueológicos mais relevantes da cultura Maia e foi eleito como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1987. Vale muito a pena visitar!

Então, aproveite o seu intercâmbio para aprender espanhol na cidade do México e surpreenda-se com uma das principais curiosidades sobre os Maias, considerada Patrimônio da Humanidade. Converse por aqui, com nosso consultor em cursos de espanhol no México!

estudar-canada-banner