Data Representação de um calendário 21/04/2021

Currículo em inglês: veja como elaborar o seu résumé

Entenda as diferenças entre o currículo brasileiro e o currículo internacional. Veja as seções principais para você elaborar currículo em inglês e bombar!

O currículo profissional é um documento muito importante, pois nele constam todas as nossas características pessoais e profissionais, relevantes para a atuação no mercado. Então, você que deseja trabalhar no exterior, veja como elaborar o seu currículo em inglês.

Entenda que a elaboração do seu currículo em inglês pode diferir um pouco do modelo em português, utilizado para atuar no mercado brasileiro. Entretanto, ambos os documentos devem apresentar um resumo da sua vida acadêmica e profissional.

O currículo em inglês é conhecido como résumé e privilegia as suas habilidades e competências profissionais, em oposição ao documento nacional, que ainda considera aspectos pessoais do candidato, como idade, sexo, dentre outros.

Currículo em inglês 

Atualmente, os modelos mais modernos e eficazes de currículo em inglês procuram observar a capacidade do candidato em atender as demandas da função desejada.

Não devem considerar, dessa forma, o sexo, a idade, a nacionalidade, o estado civil, se tem filhos, dentre outros aspectos inerentes à vida pessoal do dono do currículo.

Igualmente muito comum no passado, a prática de colocar fotos no résumé é considerada, no exterior, uma gafe profissional, que pode eliminar importantes pontos no processo seletivo.

Não é confortante saber que, no exterior, você é contratado por suas habilidades e experiência? Isso mesmo, você pode competir, de forma igual, com um cidadão nativo do país.

Portanto, vamos te ajudar a preparar o seu currículo em inglês, para você, que vai realizar um intercâmbio de estudo e trabalho no exterior, chegar no destino com tudo em cima!

Currículo em inglês – como preparar

Antes de tudo, saiba que existem diferentes interpretações das palavras résumé e currículo, dependendo do país. 

Por exemplo, nos Estados Unidos e no Canadá, o currículo é um documento mais acadêmico, amplo e com um histórico escolar detalhado, que pode chegar até 10 páginas. Então, definitivamente, use résumé nas solicitações de emprego.

Por outro lado, na Inglaterra, não existe a palavra résumé, então use currículo. Nos demais países, você poderá utilizar as duas palavras. Então, para simplificar, neste texto, utilizaremos as duas palavras com o mesmo sentido: résumé = currículo.

Durante um processo seletivo, os encarregados pela seleção podem receber milhares de résumés para analisar. Então, pode ter certeza de que eles não terão tempo suficiente para ler o seu documento, em, no máximo 20 segundos!

Assim, durante o processo de elaborar currículo, não faça nada mais longo do que 1 página, no máximo 2, com as principais e mais impactantes informações sobre você, suas habilidades, competências e objetivos.

Então, as principais seções, que devem fazer parte de todo résumé, são:

work-travel-banner
  • Informações pessoais
  • Objetivos profissionais e para a posição desejada
  • Experiência profissional
  • Educação
  • Habilidades
  • Informações adicionais

Entretanto, procure dar ênfase no seu maior diferencial. Por exemplo, se você ainda não tem relevante experiência profissional, mas estudou na melhor escola da sua cidade, com excelente rendimento acadêmico, coloque isso em destaque!

Além disso, coloque as informações em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. O mais novo é mais importante. Atenção para a correta formatação da data em inglês, que é diferente do português. Comece pelo mês, dia e ano.

Informações pessoais

Aqui você vai colocar o seu nome completo, endereço, telefone (celular), e-mail, LinkedIn e um portfolio, se tiver. Não coloque documentação – RG, passaporte, CPF, etc. Será solicitada quando e se necessário.

Objetivos profissionais e para a posição desejada

Nesta seção, você vai descrever, em poucas palavras, quais são as suas perspectivas de crescimento profissional e como espera desenvolvê-las junto à empresa, contribuindo para o seu crescimento. Dica: estude a empresa e conheça as suas características.

Experiência profissional

Aqui você vai descrever os cargos exercidos e respectivas atividades desempenhadas. Nome da empresa, período de trabalho – admissão e saída, principais responsabilidades e conquistas.

Educação

Relacione seu histórico acadêmico, nome das escolas onde estudou, quais períodos, quais os cursos realizados (profissionalizante, graduação, pós-graduação) e o coeficiente de rendimento. A nota de exames, como o ENADE, pode ser informada, se pertinente.

Habilidades

Você pode dividir em hard skills e soft skills. Veja algumas sugestões de cada categoria:

Hard skills

  • Programação
  • Análise de negócios digitais
  • Design digital
  • Visualização de informações
  • Gestão de projetos e produtos digitais
  • Marketing digital
  • Mídias sociais
  • Ciência da informação
  • Inteligência artificial, dentre outras

Soft skills

  • Capacidade de ouvir e se expressar corretamente, com clareza e coesão
  • Auto confiança
  • Empatia
  • Cabeça aberta à diversidade
  • Respeito
  • Aberto a dar e receber feedback, dentre outras

Informações adicionais

Separe esta seção para contar um pouco mais sobre você. Pontue trabalhos voluntários realizados, monitorias, vivências internacionais, como o seu intercâmbio para estudar e trabalhar, que impressiona bastante! 

Além disso, pode ainda citar interesses adicionais de desenvolvimento pessoal e profissional, como hobbies, esportes etc.

Cover letter – carta de apresentação

É comum, ao enviar o seu résumé para avaliação, anexar uma carta de apresentação, ou cover letter, onde você vai contar, com as suas palavras, a razão pela qual decidiu se candidatar ao cargo e porque a empresa deveria te contratar.

Não muito longo, com no máximo 3 parágrafos, a cover letter é a sua grande oportunidade de contar mais sobre o seu perfil e demonstrar capacidade de argumentação e convencimento. 

Muitos candidatos são selecionados, principalmente, pela sua carta de apresentação. Então, capriche nela!


Em conclusão, a elaboração do seu currículo em inglês deve ser realizada com bastante atenção e de forma correta. E não esqueça de levá-lo, bem caprichado, no seu intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior! Veja as opções com a gente!

estudar-canada-banner