Data Representação de um calendário 29/10/2021

Custo de Vida para um Intercambista: Economize na Viagem

Na hora de planejar sua viagem dos sonhos, você não pode ignorar o custo de vida para um intercambista no seu destino. Confira aqui dicas para economizar.

A gente sabe como planejar uma viagem é algo que demanda esforço e estamos sempre buscando um jeitinho de economizar. Mas na hora do seu planejamento, você pensou em levar em conta o custo de vida para um intercambista?

Parece bobagem, mas muita gente esquece ou acaba deixando para última hora conferir e adicionar o custo de vida para um intercambista no planejamento geral da viagem de intercâmbio.

Por isso, separamos alguns itens que você precisa estar atento durante sua viagem no exterior e dicas que podem ajudar a reduzir o custo de vida do intercambista.

Qual o custo de vida para um intercambista? 

Quando falamos sobre o custo de vida no exterior, primeiro é preciso levar em consideração qual o destino da sua escolha

Países, cidades e até mesmo bairros distintos oferecem diferentes custos de vida para um intercambista e vantagens específicas para seus moradores. 

Então, defina com antecedência onde você quer estudar e viver. 

  • Moradia e contas básicas.
  • Alimentação. 
  • Transporte.
  • Lazer.

Ah, vale a pena destacar, também, que algumas modalidades de intercâmbio no exterior, como, por exemplo, o High School ou o programa de Au Pair, já tem inclusos no valor do seu investimento itens como moradia e alimentação. 

Mas, para aqueles que não tem itens inclusos além do curso escolhido, aqui vão algumas dicas de como economizar no seu intercâmbio

Moradia

Pode existir muita variação no custo de vida no exterior, principalmente quando falamos no aluguel de moradias. 

Quanto mais perto do centro, mais caro. Apesar disso, estar perto do centro pode representar algumas conveniências, como economizar tempo e custo com transporte. 

Dividir o apartamento é uma solução muito comum encontrada por intercambistas. Não esqueça que, aqui, o senso de comunidade deve sempre prevalecer!

Alimentação

A gente sabe que viver a experiência de um intercâmbio inclui aproveitar o melhor que seu destino tem a oferecer, incluindo a gastronomia. 

Mas isso não significa que você precisa, todos os dias, comer em algum restaurante ou estabelecimento local. 

work-travel-banner

Fazer compras para a semana ou para o mês e cozinhar suas próprias refeições ajuda bastante a reduzir o custo de vida no exterior. 

Transporte

O principal fator que influencia no valor gasto com transporte, com certeza, é a distância entre sua moradia, a escola, o mercado e outros lugares essenciais dentro do seu destino. 

Uma boa dica é optar pelos transportes públicos ou, quem sabe, até mesmo descolar uma carona vez ou outra. 

Caso você tenha uma bicicleta, saiba que ela também é uma ótima opção. 

Muitas cidades no exterior têm ótimas infraestruturas para garantir a qualidade de transporte por meios mais “verdes”, como bicicletas, patinetes e até mesmo a pé. 

Lazer

Assim como aproveitar o melhor da culinária local, aproveitar as melhores atrações e se divertir também fazem parte do seu intercâmbio. 

Para os estudantes, a notícia não poderia ser melhor: diversos países oferecem descontos e condições especiais para estudantes, mediante apresentação de documentação. 

Além disso, muitas cidades possuem parques e pontos turísticos que são gratuitos e, ainda sim, muito divertidos. 

Como economizar no meu intercâmbio? 

Além de economizar durante a sua viagem, economizar no investimento do seu intercâmbio é uma boa. 

O primeiro passo para quem quer um intercâmbio mais econômico é se planejar com bastante antecedência. 

Dessa forma, você consegue, além de juntar uma boa grana, conhecer a melhor época e os melhores preços para viajar. 

Aqui estão outras dicas para quem vai planejar o intercâmbio: 

Seu melhor investimento é com a Intercultural

Investir no seu sonho de fazer intercâmbio não é brincadeira e a gente sabe disso muito bem. 

Por isso, há 26 anos a Intercultural trabalha para garantir a melhor experiência possível e o melhor investimento para a sua viagem. 


Agora que você já conhece mais sobre o custo de vida para um intercambista, fale com um de nossos especialistas e confira as melhores ofertas do mercado.

estudar-canada-banner