Data Representação de um calendário 08/04/2021

O custo de vida em Portugal é ótimo para viver e estudar

Conheça os principais itens para avaliar o custo de vida em Portugal. Veja a diferença entre viver em Portugal na capital Lisboa e em Braga.

Com pouco mais de 10 milhões de habitantes e um PIB de aproximadamente 95 bilhões de dólares, dentre outros destinos europeus, este tradicional país pode ser uma boa e barata opção para morar e estudar fora do Brasil. Então, vamos conhecer o custo de vida em Portugal.

Nesse sentido, o custo de vida em Portugal pode variar de acordo com a cidade escolhida, assim como a época do ano: verão ou inverno. As maiores e mais turísticas cidades têm um custo mais elevado do que outras menores e mais pacatas. 

Dessa forma, o custo de vida em Portugal é um dos menores dentre os diversos países da Europa e pode, ainda, variar de acordo com o destino. Por exemplo, Lisboa é mais cara do que Porto que, por sua vez, é mais cara do que Braga.

De qualquer forma, e de uma maneira geral, o custo de vida em Portugal é baixo, quando comparado com os serviços oferecidos em outros países (inclusive com o Brasil) e, por esta razão, o país tem atraído muitos estrangeiros para morar.

As excelentes condições de segurança, educação e saúde pública, além do preço dos alimentos, são uns dos principais atrativos no país.

Então, vamos conhecer mais sobre o custo de vida em Portugal, neste artigo que preparamos especialmente para você!

Custo de vida em Portugal

Como citado acima, o preço para viver em Lisboa, que é a capital do país e mais turística, é mais elevado do que a menor cidade de Braga, por exemplo. 

Por isso, vamos demonstrar as principais despesas para morar em Portugal, comparando as cidades de Lisboa e Braga. A primeira é a maior cidade do país, com cerca de 550 mil habitantes e a segunda tem, aproximadamente, 180 mil residentes.

work-travel-banner

Isto porque, além da cidade do Porto, onde moram 238 mil pessoas, as duas são destinos muito procurados por estrangeiros, sobretudo brasileiros, para fixar residência.

Então, vamos lá. Vejamos abaixo, o custo médio das principais despesas mensais para viver em Portugal, em duas das suas principais cidades: Lisboa e Braga.

Principais despesas mensais em Lisboa:

  • Aluguel (apartamento de 1 quarto) – 815 EUR
  • Água, gás, energia e internet – 80 EUR
  • Alimentação (supermercado) – 130 EUR
  • Transporte público (passe mensal) – 40 EUR
  • Saúde (seguro privado) – 30 EUR
  • Lazer – 100 EUR

TOTAL – 1.195 EUR

Principais despesas mensais em Braga:

  • Aluguel (apartamento de 1 quarto) – 535 EUR
  • Água, gás, energia e internet – 80 EUR
  • Alimentação (supermercado) – 125 EUR
  • Transporte público (passe mensal) – 30 EUR
  • Saúde (seguro privado) – 30 EUR
  • Lazer – 90 EUR

TOTAL – 890 EUR

Estas despesas de quanto custa morar em Portugal foram estimadas para um certo padrão de vida. Contudo, é possível economizar ainda mais, optando-se por utilizar o sistema público de saúde (para europeus somente), minimizando as atividades de lazer e de transporte público.

Entretanto, há ainda localidades bem menores e com um custo de vida ainda mais baixo, como, por exemplo, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Bragança, onde o aluguel de um apartamento de 1 quarto pode sair por menos de 300 EUR mensais.

Porém, são destinos onde pode ser mais difícil arrumar emprego, então, convém avaliar as possibilidades antes de escolher o seu destino. 

Além disso, é preciso considerar que o valor do salário mínimo em Portugal é de 665 EUR por mês. E, nas maiores cidades, as pessoas costumam ganhar mais do que isso.

Dessa forma, o país pode ser um excelente destino europeu para você fazer um curso superior, sobretudo, porque dispõe de renomadas universidades, como a Universidade de Lisboa, Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro.

Em conclusão, agora que você conhece o custo de vida em Portugal, converse com nossos consultores e obtenha todas as informações sobre as melhores opções para estudar em Portugal. Clique aqui e confira agora!

estudar-canada-banner