Data Representação de um calendário 07/01/2022

Entrevista para visto americano: como se comportar

A entrevista para visto americano é fundamental para garantir a sua estadia nos Estados Unidos. Leia o artigo e confira como se comportar na hora!

Quando falamos em entrevista para visto americano, o nervosismo pode surgir para algumas pessoas. Afinal, esta é uma etapa decisiva para quem está buscando uma oportunidade de morar nos Estados Unidos.

Mas fique tranquilo, pois a entrevista para visto americano não é uma missão impossível. Com algumas dicas sobre como se comportar e quais documentos levar para este compromisso, tudo fica mais fácil.

Neste artigo, vamos te mostrar porque e como a entrevista para visto americano é feita, além de te ajudar a se preparar para este momento decisivo. Continue a leitura e confira!

h2: Para que serve a entrevista para visto americano?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro as razões pelas quais a entrevista para tirar o visto é tão importante.

A entrevista no consulado americano serve como um “filtro” do governo estadunidense para diminuir a taxa de imigrantes ilegais no país. Além disso, ela garante que os estrangeiros tenham um documento de identificação americano, caso seja necessário apresentá-lo às autoridades.

Para isso, o consulado analisa os vínculos que o solicitante tem no Brasil, isto é, quais são os motivos que fazem com que a pessoa volte para o país depois do período estabelecido.

Possuir família, estar fazendo uma graduação ou ter um emprego em terras brasileiras podem funcionar como um indicativo de que a pessoa tem vínculos fortes no Brasil, por exemplo.

É por isso que as perguntas durante a entrevista nem sempre são as mesmas: o cônsul irá analisar caso a caso e checar as informações.

work-travel-banner

Como se comportar durante a entrevista para o visto

Algum tempo após agendar entrevista de visto americano, finalmente chegou o seu dia de ir ao consulado. Mas como se comportar nesta ocasião? O que vestir? O que esperar?

Acima de tudo, é importante chegar com antecedência. Pelo menos 15 minutos antes do horário marcado, esteja no local. Assim, você evita atrasos e ainda tem tempo para ir se preparando.

Aliás, outro ponto importante é manter a calma. O nervosismo não vai te ajudar – pode até te atrapalhar na hora da entrevista.

Agora, confira algumas dicas de como se comportar e como se vestir para a entrevista no consulado americano:

  • Use um tom de voz ameno, sem falar alto ou baixo demais;
  • Responda as perguntas com transparência e objetividade, demonstrando propriedade no que você está falando;
  • Não masque chicletes durante a entrevista;
  • Evite roupas muito formais, pois isso pode soar exagerado;
  • Do mesmo modo, evite roupas muito informais, como chinelos, bermudas ou blusas curtas. Sapato fechado, calça jeans e camiseta são uma boa escolha.

Perguntas mais comuns durante a entrevista para visto americano

Como dissemos, as perguntas podem variar de acordo com o perfil de cada solicitante de visto. Mas existem algumas questões frequentes, tais como:

  • Quanto tempo pretende ficar nos EUA;
  • Para qual cidade você está indo;
  • Qual o motivo da viagem (curso de idiomas, trabalho, turismo);
  • Se você trabalha no Brasil, onde e há quanto tempo;
  • Sua renda mensal;
  • Com quem você mora no Brasil;
  • Se você é casado e/ou tem filhos;
  • Qual é a sua formação.

Acima de tudo, é importante ser sincero em suas respostas, sempre com muita calma e clareza. Dar informações incorretas ou incoerentes pode fazer com que seu visto seja negado.

Então, tenha em mente todo o seu planejamento de viagem – isso já vai te ajudar a responder tudo com mais confiança.

Conte com a Intercultural para te ajudar nesse processo

Sabemos que tirar um visto é uma questão bastante burocrática.
Por isso, estamos aqui para te ajudar em todas as etapas: do preenchimento dos formulários até depois da entrevista para visto americano.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como viver uma experiência incrível de intercâmbio!

estudar-canada-banner