Data Representação de um calendário 05/10/2021

Visto de estudante para os Estados Unidos: GUIA COMPLETO

Confira aqui o guia completo do visto para estudantes nos Estados Unidos. Saiba como obter, o que é permitido e tire todas as suas dúvidas!

Se você está pensando em tirar o visto de estudante para os Estados Unidos, precisa se preparar e tirar todas as dúvidas que envolvem esse processo, não é mesmo?

Por isso, preparamos esse guia completo para você sobre o visto de estudante para os Estados Unidos com as principais orientações e informações para você planejar seu intercâmbio

E, não esquenta! Se ainda assim ficar alguma dúvida, nós temos uma equipe especialista no assunto para te ajudar com seu visto de estudante para os Estados Unidos. Bora lá! 

Por que preciso tirar meu visto antes de viajar? 

Todo estudante brasileiro que queira realizar o sonho de estudar inglês nos Estados Unidos ou queira turistar pelo país precisa tirar o visto. 

Isso é uma exigência que muitos países fazem para garantir a sua segurança, o controle de pessoas no país e assim manter a qualidade e a ordem. 

Quais os tipos de visto de estudante para os EUA? 

Quando você estiver solicitando seu visto para estudar inglês nos Estados Unidos, também é importante que você se atente a qual visto é o mais indicado.

Diferentes vistos são mais apropriados para situações específicas. 

Um fato importante é que, para cursos de até 18 horas semanais, é possível que o estudante permaneça estudando no país com o visto de turista (categoria B1/B2).

Confira abaixo um pouco mais sobre cada um dos vistos de estudante para os EUA: 

  • F-1: para estudantes matriculados em instituições acadêmicas, como uma escola de High School ou faculdade, com carga horária superior a 18 horas semanais. Nesse tipo de visto, o estudante costuma ter mais poder de escolha sobre escola, estado e outros aspectos do programa. 
  • J-1: esse visto é voltado para estudantes que tenham sido aprovados em algum programa de intercâmbio dos Estados Unidos em instituições sem fins lucrativos e, como o foco é garantir uma experiência educacional e internacional, o aluno tem menos poder de escolha em assuntos como escola e destino. 
  • M-1: voltado principalmente para estudantes interessados em cursos profissionalizantes ou programas geralmente oferecidos por empresas internacionais.

Como solicitar o visto de estudante para os Estados Unidos – Passo a passo

É importante destacar que, para cada país, existe um caminho e protocolos diferentes a serem seguidos, ok? 

Nesse caso, os principais passos são: 

  1. Se planeje com antecedência;
  2. Seja aceito em uma instituição de ensino;
  3. Preencha os formulários com atenção;
  4. Não se esqueça de pagar a taxa SEVIS;
  5. Submeta a aplicação;
  6. Realize sua entrevista e acompanhe o processo; 
  7. Embarque para estudar inglês nos Estados Unidos.

1. Se planeje com antecedência

Esse é um processo que vai levar tempo e exigir sua atenção e cuidado, além de investimento financeiro. Então, esteja preparado.

2. Seja aceito em uma instituição de ensino

Ao ser aceito em uma instituição e inscrito pela instituição no Sistema de Informação de Estudante e Visitante de Intercâmbio (SEVIS), você poderá dar continuidade à sua solicitação.

3. Preencha os formulários com atenção

Cada tipo de visto exige um formulário diferente. Então, certifique-se de que tem o formulário correto e de que não haja conflito em suas informações. 

O solicitante deve preencher o DS-160, na categoria correta, seja F-1, J-1 ou M-1, e o estudante deve apresentar, na sua entrevista, o formulário que recebeu da instituição de ensino, conforme os tipos abaixo:

Para vistos F-1, o formulário é o I-20. 

work-travel-banner

Para vistos J-1, o formulário é o DS-2019.

Para vistos M-1, o formulário I-20.

4. Não se esqueça de pagar a taxa SEVIS

A taxa SEVIS pode variar, principalmente de acordo com o seu tipo de visto. Mas é importante que você não deixe para última hora. 

5. Faça sua aplicação através do site

Através do Official U.S. Department of State Visa Appointment Service você consegue fazer a solicitação do seu visto e ser encaminhado para a próxima fase.

6. Realize sua entrevista e acompanhe o processo

Todas as fases são importantes, mas para essa, recomendamos que você se prepare com antecedência.

Estude possíveis perguntas, tenha em mente quais suas respostas e, se necessário uma demonstração do seu nível de idioma, por que não treinar um pouquinho antes também?

7. Embarque para estudar inglês nos Estados Unidos

Tudo certo e aprovado em todas as fases? Agora é só aproveitar! 

Os vistos de estudantes para os Estados Unidos têm validade?

Sim. Cada visto tem um tempo de validade diferente e, na maioria dos casos, ele pode ter a validade máxima de acordo com seu tempo de estudo ou pode ser determinado pela sua entrevista.

Quem vai definir isso é o agente da embaixada ou do consulado.

  • Visto turista B2: válido por até 10 anos.
  • Visto estudante F-1: válido por até 10 anos.
  • Visto estudante J-1: válido por até 1 ano. 
  • Visto estudante M-1: válido por até 4 anos. 

E, claro! Quase sempre há a possibilidade de renovar o seu visto e estender sua validade. 

Alterar visto de turista para visto de estudante nos Estados Unidos é permitido? 

Claro, é possível sim! Mas, para isso, é preciso que a pessoa interessada em alterar o visto de turista esteja dentro de algumas exigências.

O ideal é viajar para o exterior com o visto apropriado, principalmente por se tratar de um processo extenso e trabalhoso. 

Mas, se mesmo assim você quiser fazer a alteração, não se esqueça de também solicitar a extensão do período do seu visto de turismo

  • Ter entrado e estar legalmente no país.
  • Estar a, pelo menos, 3 meses em solo americano.
  • O curso frequentado deve ter, no mínimo, 20 horas de aulas semanais. 
  • Comprovar que tem meios de se manter e cobrir os gastos durante a permanência no país.
  • Permanecer no país durante todo o período de solicitação e avaliação de alteração de visto. 

Seu visto de estudante para os Estados Unidos com a Intercultural.

A gente sabe como investir no seu futuro é importante e, justamente por isso, somos especialistas quando o assunto é visto de estudante para os Estados Unidos


Por isso, conte com a ajuda dos nossos assessores de visto especializados no assunto. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!

estudar-canada-banner