Data Representação de um calendário 27/03/2024

Estátua da Liberdade: descubra 9 fatos curiosos sobre ela

Você sabia que a Estátua da Liberdade foi um presente da França para os EUA? Descubra outras curiosidades sobre este famoso cartão postal!

“Liberdade iluminando o mundo”: esse é o nome oficial da famosa Estátua da Liberdade.

Ela não é somente um símbolo dos Estados Unidos. A Estátua da Liberdade também representa a chegada dos imigrantes que buscam uma vida melhor no país.

A imponente Estátua da Liberdade, que domina a baía de Nova York, foi um presente da França em homenagem aos 100 anos de Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Foi pensada por Frédéric Auguste Bartholdi juntamente com o criador da famosa Torre Eiffel, Gustave Eiffel.

A estátua tem 93 metros de altura e segura em suas mãos uma tocha e um livro. Tem em sua cabeça uma coroa com sete pontas, que representa os sete oceanos.

Embora ela tenha sido idealizada para a comemoração dos 100 anos da independência dos Estados Unidos, ela não ficou pronta a tempo, mas somente 10 anos depois.

9 curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

Confira abaixo algumas curiosidades de um dos principais pontos turísticos de Nova York e também um dos ícones mais famosos do mundo.

1. Sua cabeça já passou por Paris

É isso mesmo! A cabeça da Estátua da Liberdade passou um tempo na Feira Mundial de Paris e só depois foi dada de presente pelo centenário da Revolução Americana.

2. Ela já serviu de farol

Se você acha que ela é apenas uma obra bonita para enfeitar a cidade, saiba que este ponto turístico de Nova York também já serviu como um farol, ajudando aos navios e marinheiros a voltar para casa depois de suas longas viagens pelo oceano.

3. Sua cabeça foi instalada errada

Essa é bem curiosa! Em 1982, descobriram que a cabeça da Estátua da Liberdade não foi instalada corretamente, ou seja, com 60 cm fora do eixo.

Mas isso é praticamente imperceptível, não acha?

4. É proibido subir na tocha

Em 1916, a estátua sofreu ataques alemães e, por conta dos danos causados nela, ninguém mais pode subir na tocha.

5. Ela já foi atingida por raios 600 vezes!

Pelo visto, aquela história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é mito.

Dizem que a Estátua da Liberdade já foi atingida por raios 600 vezes. E não é para menos, não é? Um monumento desse tamanho, feito de metal, é quase um imã para os raios.

6. Rompendo as correntes

Não dá para ver muito bem, mas nos pés da estátua há alguns grilhões partidos propositalmente, para simbolizar a libertação do país da opressão e da escravidão e marcar a independência dos Estados Unidos.

O pé direito se movendo também simboliza que ela está indo em direção a um novo caminho com liberdade.

7. Parece verde, mas não é!

A Estátua não foi pintada de verde propositalmente. Essa cor é pela oxidação do cobre. Sim, isso quer dizer que o metal está levemente danificado e corroído.

8. Já estrelou em vários filmes hollywoodianos

A Estátua da Liberdade é famosa nas superproduções de Hollywood! Ela já foi personagem em vários filmes de desastres. Lembra do filme Independence Day, de 1996? Esse é apenas um exemplo.

9. Algumas de suas medidas

Ela é realmente grande. A Estátua conta com 10 metros de cintura e um pé de mais de 7 metros. Grande, linda e poderosa, não acha?

Conheça a Estátua da Liberdade com a Intercultural!

E você, já conheceu essa preciosidade de pertinho? Ainda não?

Então, programe sua viagem agora mesmo com a equipe da Intercultural e conheça esse ponto turístico de Nova York, a Estátua da Liberdade.

banner dicas de viagem