Data Representação de um calendário 29/01/2021

Estudar Inglês: porque, como e onde falar a língua inglesa

Veja porque, como e onde estudar inglês e aprender o idioma. Descubra 6 vantagens do intercâmbio em inglês + 6 dicas para bombar geral!

É indiscutível que, cada vez mais, estudar inglês é uma necessidade fundamental. Dominar o idioma tornou-se uma habilidade indispensável.

A língua inglesa é a mais utilizada na internet e nos aplicativos de celular, por exemplo. Além disso, também é a mais falada na área de negócios pelo mundo.  Dessa forma, estudar inglês abre portas para muitas oportunidades profissionais. 

Principalmente para aqueles que desejam uma carreira internacional, estudar inglês é a melhor forma de se qualificar profissionalmente para os desafios do mercado de trabalho.

Além de já ir se acostumando com o modo de vida no estrangeiro, que pode ser bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Dessa forma, neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Por que estudar inglês
  • Como estudar inglês
  • Onde aprender a falar inglês
  • Modalidades de intercâmbio em inglês
  • 6 Vantagens de estudar inglês no exterior
  • 6 Dicas para aprender a falar inglês melhor e mais rápido

Por que estudar inglês

Diferentemente do passado, quando falar inglês era considerado um grande diferencial profissional, atualmente estudar inglês é uma necessidade básica no mundo atual, globalizado e digitalizado. 

Cada vez mais, as empresas internacionalizam seus negócios e as pessoas se conectam a outras em qualquer parte do mundo. E o inglês é o principal idioma usado para isso.

O inglês, sem dúvida, é a língua universal nos negócios e no show business. Além de ser uma das principais e mais utilizadas nas relações exteriores entre países.

Outro grande motivo para você estudar inglês é a possibilidade de fazer uma universidade no exterior e garantir um futuro profissional brilhante! 

Então, você não quer ficar para trás, quer? Claro que não! Nesse sentido, existem muitas maneiras de estudar inglês, sozinho ou com ajuda de professores. 

Como estudar inglês

Você pode estudar inglês por conta própria e assistir filmes e séries, escutar músicas, ler livros e textos, praticar através de aplicativos no celular, dentre outras maneiras.

Também é possível ter aulas com professores particulares ou em grupo, o que motiva a interação entre os alunos, motivando-os a aprender a falar inglês.

Além disso, motiva o aprendizado de um novo idioma pelas constantes interações e trocas de informações.

Contudo, uma das formas mais eficazes para aprender a falar inglês é através de um intercâmbio cultural, com curso de idioma no exterior.

O intercâmbio é a viagem organizada para que o aluno estude em outro país, podendo ficar hospedado numa casa de família local, num alojamento estudantil dentro da escola ou em outra forma de hospedagem. 

A duração do intercâmbio em inglês também pode variar, os mais curtos são a partir de 1 ou 2 semanas, e os mais longos podem durar até 4 anos, de acordo com as regras de permanência aplicáveis no país de destino e, é claro, o objetivo do estudante!

Viajar, morar, estudar inglês e até trabalhar em outro país possibilita que o aluno vivencie experiências junto aos habitantes e aprenda o contexto de utilização do idioma.

Nesse caso, a imersão cultural no país que fala o idioma e a interação constante com a sua população nativa proporcionam oportunidades únicas de aprendizado, acelerando a compreensão e a utilização da língua inglesa.

Onde aprender a falar inglês

Com certeza, os melhores lugares para estudar inglês são aqueles destinos onde a língua inglesa é o idioma oficial e, nesse sentido, falada por toda a população local. 

Além disso, o país deve contar com uma infraestrutura adequada e em consonância com o programa de intercâmbio em inglês escolhido por você. 

Como por exemplo, escolas de idiomas de qualidade, empresas contratantes (no caso de programas de estudo e trabalho), rede eficiente de transportes, segurança, atrações, dentre outros aspectos.

Atualmente, os destinos mais procurados para intercâmbio em inglês são:

  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Irlanda
  • Malta
  • Nova Zelândia
  • Reino Unido

Assim, saiba que existem programas especialmente elaborados para proporcionar para você a melhor experiência de aprendizado da língua no exterior, motivando a interação cultural através de intercâmbios em inglês e até mesmo trabalhar fora do Brasil. Confira as opções:

Modalidades de intercâmbio em inglês

Cursos de idiomas no exterior

Podem ser para estudar inglês ou outros idiomas, há turmas em vários níveis (básico, intermediário e avançado). Estão disponíveis em vários destinos, para crianças, adolescentes, e adultos. 

Cursos técnicos/profissionais

Os cursos técnicos (também chamados de profissionalizantes), são ideais para as pessoas que possuem um conhecimento prévio da língua inglesa e querem aprimorar a linguagem técnica profissional. Além de, é claro, adquirir uma nova habilidade e dar aquele UP no currículo.

work-travel-banner

Por fim, é ainda uma excelente oportunidade de ampliar o seu networking profissional!

Cursos de idiomas no exterior em família

Perfeitos para aqueles que não querem ou podem se separar da família. Nesta modalidade, todos os membros ficam acomodados juntos, num apartamento. E podem assistir aulas de acordo com as suas idades e fluência no idioma. 

Cursos de idiomas conjugados com atividades esportivas e hobbies

Esta modalidade de intercâmbio é super maneira e bastante procurada por jovens! Além das aulas tradicionais em sala de aula, há aulas de pintura, gastronomia, golfe, surf e outras atividades. Todas em inglês. 

Imagine aprender inglês surfando, jogando golfe, pintando quadros ou cozinhando nos países que têm tradição nestas áreas! O maior barato!

Cursos de idiomas – Preparatórios para exames de proficiência

Para os candidatos a vagas em universidades os empregos específicos, que exigem certificado de proficiência no idioma.

Aqui, o foco é aprimorar a fluência verbal e escrita do aluno, que costuma realizar vários simulados durante o curso. Os exames mais comuns para a língua inglesa são:

  • Cambridge
  • IELTS
  • TOEFL
  • TOEIC

Intercâmbio para Estudar e Trabalhar

Também conhecido como Work and Study, esta modalidade está disponível somente em alguns países, que autorizam estudantes estrangeiros a trabalhar, como a Irlanda, a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia, Malta, dentre outros. 

O aluno precisa ser maior de 18 anos e, de acordo com as regras aplicadas em cada destino, pode trabalhar cerca de 20 horas por semana, desde que esteja matriculado num curso de idiomas. No caso do Canadá, precisa ser um curso técnico ou graduação ou pós-graduação.

Nas férias e feriados, dá para trabalhar até 40 horas por semana! Aí, é show para guardar uma graninha e viajar depois do curso!

Intercâmbio Voluntário

No intercâmbio voluntário, o intercambista trabalha sem remuneração nas áreas: ambiental, saúde, social e animal. É uma oportunidade única para o aluno maior de 16 anos aprender a falar inglês, conhecer pessoas incríveis e, acima de tudo, fazer o bem.

Confira agora, as sensacionais vantagens de estudar inglês em um programa de intercâmbio no exterior.

6 Vantagens do intercâmbio no exterior para estudar inglês

  1. A interação com as demais pessoas possibilita maior aprendizado
  2. Viabiliza o conhecimento de outro país e cultura
  3. Amplia a rede de relacionamentos internacionais
  4. Gera amadurecimento, autoconfiança e maior autonomia dos intercambistas
  5. Maximiza a compreensão do idioma pela vivência de situações cotidianas no país
  6. Possibilita o entendimento e a absorção do idioma pela fala e escuta

Agora que você já conhece as vantagens e as modalidades do intercâmbio para estudar inglês, confira algumas dicas incríveis para maximizar o seu aprendizado durante o seu programa de intercâmbio no exterior. Confira:

6 Dicas para bombar no inglês

Ralph Simpsons GIF - Ralph Simpsons Fail GIFs

1. Abandone a timidez e fale com todo mundo

Em um ambiente seguro, procure conversar até com pessoas desconhecidas. Entre em lojas e mercados para ler os anúncios e fazer perguntas sobre os produtos. 

Não se preocupe se não entender o que as pessoas falam no início. O objetivo aqui é ir treinando o ouvido e absorver a maneira como os nativos falam. Além de se acostumar com a linguagem corporal dos estrangeiros.

2. Assista programas de televisão

Séries, filmes, documentários e, principalmente, o noticiário são ótimas oportunidades de ampliar o vocabulário com novas palavras e treinar o ouvido. Mas lembre-se: SEM LEGENDA!

3. Leia e escreva bastante

Ler é a melhor forma de conhecer palavras novas. Leia livros, revistas e jornais e consulte no dicionário aquelas palavras desconhecidas. Depois escreva o seu significado em inglês. Dá para aprender e memorizar rapidinho!

4. Evite (a todo custo) ler, falar e pensar em português

Abra espaço na sua cabeça para uma nova língua! Tente não falar em português nem com amigos ou familiares brasileiros. Da mesma forma, prefira programas onde haverá mais interação com falantes nativos.

5. Misture-se com os gringos

Um dos maiores erros dos intercambistas brasileiros que têm dificuldade para aprender a falar inglês é restringir a convivência no exterior a conhecidos e falantes de português. Assim fica MUITO difícil aprender o novo idioma!

6. Incorpore a cultura local

Ora, se você está no exterior, enriqueça a sua experiência internacional e viva como um habitante local. 

Experimente ir nos mesmos lugares, provar a gastronomia local, praticar as mesmas atividades, interagir com a comunidade nativa, enfim, aprender o novo idioma vai ficar muito mais fácil de você viver como um falante nativo!

Por fim, para aprender a falar inglês, só falta você entrar em contato com nossos especialistas em cursos de idioma no exterior e elaborar o programa dos seus sonhos para estudar inglês! Boa viagem e bons estudos!

Referências

http://www.studycanada.ca/brazil/index.htm

https://www.usa.gov/study-in-US

estudar-canada-banner