Data Representação de um calendário 24/01/2022

Faculdade na Irlanda: quais os passos para se candidatar?

Fazer uma faculdade na Irlanda é o sonho e a realidade de muitos brasileiros. Leia o artigo e saiba quais são os principais passos para se candidatar!

Já imaginou cursar o ensino superior no exterior? Este é o sonho – e a realidade! – de muitos brasileiros. Fazer uma faculdade na Irlanda tem se tornado o objetivo de muitos estudantes, pelos mais diversos motivos. 

A facilidade para obter o visto de estudante e a qualidade de vida na Ilha Esmeralda são os principais atrativos para escolher fazer uma faculdade na Irlanda

Neste artigo, vamos mostrar como cursar uma faculdade na Irlanda é uma possibilidade incrível de crescimento acadêmico, pessoal e profissional! Continue a leitura e confira!

Como fazer faculdade na Irlanda? 

Como dissemos, estudar na Irlanda não é uma missão impossível. 

Porém, é preciso ter em mente que o processo de aplicação para uma vaga não é simples. É preciso se planejar e entender os pré-requisitos exigidos pelo governo irlandês para que estudantes não europeus façam sua graduação no país. 

A seguir, vamos mostrar os principais pontos que merecem sua atenção na hora de se organizar para essa jornada!

Comprovar proficiência em inglês 

O primeiro passo para conquistar a sua vaga em uma faculdade na Irlanda é a comprovação de sua proficiência no idioma inglês. 

Você precisará realizar o teste IELTS e adquirir o nível de B2 (upper intermediate) ou C1 (advanced). Isso garante que você possui boa compreensão de inglês, suficiente para se comunicar com seus colegas e participar das aulas. 

Validar seu diploma

O próximo passo é comprovar seu nível educacional, validando o diploma do ensino médio obtido no Brasil. 

Para isso, será necessário fazer uma tradução juramentada do documento. Então, busque um profissional especializado e garanta que a tradução seja feita de acordo com as normas do governo irlandês. 

Se preparar financeiramente

Assim como em qualquer outro tipo de intercâmbio, você deve se preparar financeiramente para fazer uma faculdade na Irlanda. 

banner-diplomas-exterior

Acontece que os cidadãos não europeus devem pagar a anuidade integral do curso antes mesmo de iniciar as aulas. Além disso, é preciso comprovar que você tem capacidade financeira para se manter na Ilha Esmeralda enquanto estuda – pelo menos €3.000. 

Mas existem pontos positivos: o custo de estudar na Irlanda é menor do que em outros países. Além disso, os estudantes estrangeiros têm direito a trabalhar por meio período (20 h/semana), o que pode ajudar com os custos durante sua estadia. 

Outra boa notícia é que você poderá aplicar para o visto Stamp 1G, que permite que recém-graduados continuem trabalhando em solo irlandês por mais um ano. 

Escolher a faculdade

Depois de tudo isso, é hora de selecionar as faculdades que mais se aproximam dos seus interesses e aplicar para os processos seletivos. 

Existem 7 grandes universidades na Irlanda

  • University College Dublin (UCD);
  • National University of Ireland, em Galway;
  • University College Cork;
  • National University of Ireland, em Maynooth;
  • University of Dublin, também conhecida como Trinity College Dublin (TCD);
  • University of Limerick (UL);
  • Dublin City University (DCU). 

Cada uma dessas instituições tem muitos cursos e oportunidades para sua carreira acadêmica e profissional. Qualquer que seja sua escolha, você estará estudando em uma ótima faculdade irlandesa!

Emitir o visto de estudante 

Outra boa notícia é que você pode aplicar para o visto de estudante já em solo irlandês, ou seja, não é preciso emitir a documentação aqui no Brasil. 

Ao entrar na Irlanda, você possui autorização para permanecer no país por até 90 dias, na condição de turista. 

No entanto, se quiser fazer sua graduação, terá que emitir o visto Stamp 2 (visto de estudo e trabalho). Então, procure a autoridade consular e deixe sua documentação em dia!

A Intercultural te ajuda a entrar para uma faculdade na Irlanda 

Como dissemos, o processo para se candidatar para uma faculdade na Irlanda pode ser bastante complexo. Por isso, contar com ajuda especializada é sempre bem-vindo!

Então, entre em contato com a Intercultural e descubra como realizar o sonho do intercâmbio na Ilha Esmeralda!