Estudar fora é o sonho de muita gente que deseja ter uma experiência em outro país, conhecer outras culturas e conviver de perto com pessoas de todo o mundo.
É inquestionável que quem tem a possibilidade de viver essa aventura traz na bagagem de volta muito mais do que recordações. Estão inclusos no pacote o autoconhecimento, crescimento pessoal e também profissional.
Se você quer viver essa rica experiência, mas não sabe como se organizar para realizar esse sonho, listamos alguns passos que devem ser seguidos antes de fechar as malas e que vão anteceder o tão esperado check in. Confira.
Defina o tipo de intercâmbio que deseja fazer
Para adolescentes de 12 a 18 anos a escolha deve ser feita de acordo com os objetivos da experiência.
Quer ficar mais tempo e voltar fluente em outro idioma, além de conhecer no dia a dia uma nova cultura? Seu intercâmbio é o High School!
Além de dar continuidade ao calendário letivo do ensino médio, o High School possibilita ao intercambista mergulhar em uma nova cultura de cabeça, aprendendo o idioma de maneira natural e rápida. O excesso de bagagem nesse programa fica por conta das experiências, capacidade de adaptação e amadurecimento, além dos vários amigos! Opções de destinos não faltam: EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Alemanha, França, Suíça, Inglaterra, Holanda, Itália e vários outros.
Quer ter uma primeira experiência para sentir o gostinho do intercâmbio? Nossos programas de Férias Teen são exatamente isso! Com duração a partir de 2 semanas, esses programas são ideias para quem quer unir o aprendizado do idioma com atividades e excursões, aproveitando as férias com estudantes de vários países! Temos opções de grupos com acompanhamento de guia ou cursos individuais para o estudante mais aventureiro!
Trace um planejamento
Tendo uma data definida no planejamento, aí sim a questão financeira começa a ser desenhada.
Nos programas de High School ou Férias Teen, o investimento dos pais no intercâmbio vai muito além da diversão e aventura que uma viagem representa para os jovens: representa um período de mudanças importantes no crescimento e amadurecimento dos seus filhos.
Defina as metas que vão ser alcançadas durante o intercâmbio
É claro que as surpresas vão começar a acontecer assim que você embarcar para a sua viagem de intercâmbio, mas elas não podem permear toda a sua estadia no exterior.
Por isso, antes mesmo de sair do Brasil, é preciso traçar metas de acordo com o seu objetivo de viagem. Mas atenção, para que você consiga cumprir com o que deseja, é preciso que essas metas sejam realistas, ou seja, possíveis de serem cumpridas.
Não adianta querer estar fluente no inglês na terceira semana, por exemplo, e se sentir frustrado por isso não acontecer no período de tempo que você determinou.
Escolha uma agência de confiança
Passar um período longe de casa, e muitas vezes em um país que você ainda não conhece, é extremamente desafiador, e por isso é importante escolher com cuidado a agência que vai proporcionar essa experiência, já que ela deve ser positiva e, acima de tudo, oferecer segurança para você.
Pesquise sobre a sua história, fale com quem já fez os cursos e ouça as opiniões de pessoas que já passaram por essa experiência com a agência que você escolher. Fazer uma boa escolha é quesito fundamental para que o seu semestre de intercâmbio seja uma experiência positiva, rica e inesquecível.
E você, tem vontade de estudar em outro país?
Encontre a Intercultural mais próxima e embarque nessa.