Data Representação de um calendário 29/04/2022

Inglaterra e Irlanda: em qual país fazer intercâmbio?

Escolher entre Inglaterra e Irlanda para fazer intercâmbio não é uma tarefa simples. Leia o artigo e compare 5 aspectos da Inglaterra e Irlanda!

Sem dúvidas, Inglaterra e Irlanda são dois dos melhores destinos para viajar ou fazer intercâmbio. Afinal, estamos falando de países com muita qualidade de vida, um sistema de ensino de excelência – e, claro, muitas atrações turísticas!

Mas, entre Inglaterra e Irlanda, qual país escolher para fazer o seu intercâmbio? Quais são as principais vantagens e desvantagens desses dois destinos?

Sabemos que a escolha não é fácil! Por isso, preparamos este artigo para te mostrar as razões pelas quais Inglaterra e Irlanda são tão populares entre os intercambistas.

Então, continue a leitura e compare o estilo de vida em cada um desses destinos!

Comparando Inglaterra e Irlanda: 5 pontos importantes

Se você está em dúvida entre fazer um intercâmbio na Irlanda ou na Inglaterra, pode ser que esses pontos te ajudem a tomar uma decisão:

  1. População;
  2. Clima;
  3. Cultura e lazer;
  4. Custo de vida;
  5. Educação.

A seguir, confira mais detalhes sobre cada um desses tópicos!

1. População

Os irlandeses são conhecidos como um dos povos mais receptivos do mundo. Acessíveis, é muito fácil puxar papo com um nativo da Ilha Esmeralda – e até mesmo fazer uma bela amizade.

Por outro lado, os ingleses são mais fechados e menos dispostos a conversar com estranhos. Isso não significa que a população inglesa não é educada. Pelo contrário, eles são extremamente polidos e gentis – prepare-se para ouvir muito “sorry” durante o seu intercâmbio na Inglaterra!

2. Clima

Nesse aspecto, Inglaterra e Irlanda são bastante parecidas.

Nos dois países, o termômetro não costuma passar dos 20ºC e você poderá ser surpreendido com chuva a qualquer momento.

Então, qualquer que seja o país escolhido, esteja preparado com uma capa de chuva e com um bom casaco.

3. Cultura e lazer

Se a sua intenção é mergulhar na cultura local, a Irlanda está um ponto à frente. Em qualquer cidade da Ilha Esmeralda, é possível (realmente) conhecer o estilo de vida da população local.

banner-diplomas-exterior

Na Inglaterra, por outro lado, isso só será possível em cidades do interior, mais afastadas de Londres.

Isso porque a capital inglesa é um dos destinos mais multiculturais do mundo, em que é possível encontrar pessoas de centenas de nacionalidades, culturas e costumes diferentes.

Justamente por essa característica multicultural, Londres conta com muito mais atrações turísticas do que Dublin. Isso não quer dizer que não há o que fazer em Dublin, mas sim que a vizinha inglesa é mais diversa e movimentada.

4. Custo de vida

Eis um tópico em que a Irlanda também sai na frente!

O custo de vida na Inglaterra e, especialmente, em Londres é bastante elevado. Os gastos com moradia e transporte podem ser altos na cidade.

Na Irlanda, além de ser mais barato para se viver, existem mais possibilidades para trabalhar durante o seu intercâmbio. Para cursos de inglês acima de 6 meses, é permitido exercer uma função remunerada.

Na Inglaterra, você só terá esse direito ao se matricular em um curso no ensino superior (graduação ou pós-graduação).

5. Educação

Por fim, quando falamos em oportunidades de estudo e qualidade do ensino, temos um belíssimo empate entre os dois países.

Isso porque tanto na Inglaterra quanto na Irlanda, você irá encontrar excelentes escolas de idiomas e instituições de ensino superior.

Mas, aqui, a tradição inglesa acaba pesando um pouco mais, com suas universidades mundialmente reconhecidas, como a Oxford University.

Inglaterra e Irlanda: intercâmbio é com a Intercultural!

É bem difícil escolher entre Inglaterra e Irlanda como destino para seu próximo intercâmbio, não é?

Mas, qualquer que seja o país escolhido, é importante contar com quem entende do assunto e está preparado para te ajudar a planejar cada etapa da viagem. Então, entre em contato com a Intercultural e descubra como conhecer o mundo!

banner-tudo-sobre-intercambio