Data Representação de um calendário 05/07/2021

Inglês Americano x Inglês Britânico: maiores diferenças

A discussão Inglês Americano x Inglês Britânico é bem antiga. Vamos solucionar o mistério e te dar uma lista de palavras em cada idioma.

Você, com certeza, já teve que lidar com a diferença entre inglês americano x inglês britânico. Ao estudar inglês, você certamente se deparou com alguma palavra que pensava ser de um jeito, mas viu que era de outro. Ou, enquanto assistia alguma série, percebeu que os personagens tinham um sotaque diferente do habitual. 

E quando há uma discussão sobre inglês americano x inglês britânico, fatalmente vão surgir pessoas que prefiram o sotaque britânico ao sotaque dos EUA, ou vice-versa. Mas tudo bem, gosto não se discute, né? Afinal, são países muito diferentes, com histórias e meios de desenvolvimento ao longo dos séculos. E isso influencia muito no idioma.

No entanto, essas diferenças linguísticas atrapalham a comunicação, fazendo com que você não seja compreendido. Por esse motivo, separamos algumas dicas e uma lista de palavras que são diferentes nos EUA e na Inglaterra, para que o tópico inglês americano x inglês britânico não seja mais uma preocupação. 

Séries e filmes para estudar  inglês

Caso você esteja pensando em fazer intercâmbio, seja para melhorar o seu inglês ou até ficar fluente, é preciso que, antes mesmo de viajar, você já esteja preparado, principalmente a variação do sotaque e das entonações das palavras. 

Assistir produções audiovisuais no seu idioma original é uma ótima maneira de praticar e treinar o cérebro para se habituar com um novo idioma de maneira divertida. 

Filmes e séries para quem prefere o sotaque britânico

O inglês britânico é tido como o inglês “mais elegante” e algo mais robusto, principalmente seu sotaque. Algumas das séries mais indicadas para quem quer praticar o idioma podem ter uma temática meio antiga, ou até fantasiosa. 

work-travel-banner
  • Merlin;
  • Sherlock;
  • The Crown;
  • Downton Abbey;
  • Harry Potter.

Filmes e séries para quem prefere o sotaque americano

Já ao contrário do inglês britânico, o inglês americano é algo que temos como mais “moderno” e suas séries seguem até a mesma temática. Variando entre relacionamentos, crises políticas ou questões morais e tecnológicas. 

  • Friends;
  • Black Mirror;
  • House of Cards;
  • Breaking Bad;
  • Stranger Things.

Inglês americano x inglês britânico: 25 palavras que são diferentes

O inglês é um idioma muito curioso e, como pudemos perceber, de acordo com as séries, mesmo tendo uma origem muito parecida e terem mais semelhanças do que divergências, podemos observar no próprio idioma reflexos da personalidade de cada país. 

Não só o sotaque é diferente, assim como algumas palavras sofrem uma pequena alteração na forma como são escritas. Por exemplo, para pedir desculpa na Inglaterra usamos “apologise”, enquanto nos EUA usamos “apologize”.

Claro, durante uma conversação, a mudança de uma letrinha não impedirá que a comunicação flua. Mas você não pode negligenciar a ortografia, principalmente se estiver no país através do intercâmbio de um curso de idiomas. 

10 palavras um pouco diferentes na ortografia (e um pouquinho diferente na pronúncia)

Português   Inglês Americano Inglês Britânico
Avião Airplane Aeroplane
Cor Color Colour
Favorito/Favorita Favorite Favourite
Ferrovia Railroad Railway
Mamãe Mom Mum
Organizar Organize Organise
Pneu Tire Tyre
Teatro Theater Theatre
Zíper Zipper Zip
Z – a letra mesmo Zee Zed

15 palavras diferentes que significam a mesma coisa

Português                 Inglês Americano Inglês Britânico
Advogado Lawyer Solicitor/Barrister
Batata frita French fries Chips
Calçada Sidewalk Footway/Pavement
Elevador Elevator Lift
Enfurecido/Com raiva Mad Angry
Enquanto While Whilst
Farmácia Drug Store/Pharmacy Chemistry 
Feriado Vacation Holiday
Futebol  Soccer Football
Gasolina Gas Petrol
Lata de Lixo Garbage Can Rubbish bin
Loja Store Shop
Metrô Subway Underground
Outono Fall Autumn
Tênis (esportivo) Sneakers Trainers/Sport Shoes

É claro que você não precisa decorar listas e mais listas. E tudo bem se confundir ou trocar um termo vez ou outra enquanto estuda. 


Fazer intercâmbio é uma das melhores oportunidades de entender a diferença entre inglês americano x inglês britânico de uma vez. Fale com um de nossos consultores e conquiste a independência.

estudar-canada-banner