Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ranking das 10 maiores cidades do mundo em 2024: conheça!

Ranking das 10 maiores cidades do mundo em 2024: conheça!

Se você tem curiosidade de saber quais são as maiores cidades do mundo, chegou ao lugar certo!

Na verdade, falar sobre as maiores cidades do mundo pode ser um pouco relativo. Isso porque existem muitos critérios que podemos aplicar para definir quais são elas, como por exemplo: maior população, cidades com maior IDH do mundo, maior economia ou maior extensão.

Mas hoje vamos avaliar com base na sua população. Neste artigo, vamos mostrar como o ranking das maiores cidades do mundo é constituído – e algumas de suas curiosidades.

Quem sabe você até se apaixone por um desses destinos. Então, continue a leitura e confira quais são as cidades mais populosas do mundo!

Lista das maiores cidades do mundo em 2024

O levantamento das maiores cidades do mundo que você vai ver abaixo está relacionado com a maior população das regiões metropolitanas das grandes cidades.

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes.

Delhi, na Índia, e Shangai, na China, estão na segunda e terceira posições. E São Paulo, com 22.806.704 habitantes, é a única cidade brasileira no ranking das 10 cidades mais populosas do mundo.

  1. Tóquio, no Japão.
  2. Delhi, na Índia.
  3. Shangai, na China.
  4. Dhaka, em Bangladesh.
  5. São Paulo, no Brasil
  6. Cairo, no Egito.
  7. Cidade do México, no México.
  8. Pequim, na China.
  9. Mumbai, na Índia.
  10. Osaka, no Japão.

1. Tóquio, no Japão

Escolhida duas vezes como sede dos Jogos Olímpicos, Tóquio é a cidade com maior população do mundo.

Além de possuir mais de 37.115.035 habitantes, ela se destaca por ter o segundo maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do planeta.

Gerir uma cidade tão grande e garantir qualidade de vida, educação de qualidade e ótimos índices empregatícios não é uma tarefa fácil, mas Tóquio vem se saindo muito bem na tarefa.

E se engana quem pensa que a dimensão da cidade faz as coisas saírem de controle. Andando pelas ruas de Tóquio, você vai se surpreender com o nível de organização e limpeza dos seus habitantes.

Outro ponto da estrutura de Tóquio que merece nossa atenção é a eficiência do serviço de transporte público, que nunca se atrasa.

Além de ser uma das maiores capitais do mundo, Tóquio surpreende por sua qualidade de vida. Incrível, não é?

2. Delhi, na Índia

São mais de 33.807.403 habitantes que vivem em Delhi, a capital atual do Governo indiano.

Ela, que é uma das cidades mais populosas do mundo, é cercada por árvores e tem amplos bulevares que atraem milhares de pessoas todos os anos.

Pelas avenidas largas e cheias de Nova Delhi, você não vê só pessoas circulando por lá. Você vê nada menos do que elefantes passeando entre centenas de carros que buzinam na cidade caótica!

Além de ser uma das maiores metrópoles do mundo, Delhi também tem uma densidade demográfica bastante alta.

O lugar tem a maior taxa de pessoas por milha quadrada do mundo, chegando a um total de 29.259,12 a cada milha quadrada. Interessante, não é?

3. Shangai, na China

Uma das maiores metrópoles do mundo, cerca de 29.867.918 pessoas habitam Shanghai, o retrato perfeito da expansão econômica chinesa.

Além de ser uma megalópole, Shangai também é um destino que atrai diversos turistas do mundo, principalmente por seus pontos turísticos mais famosos:

  • Bund;
  • Pudong;
  • Torre de Pérola Ocidental;
  • O Templo da Cidade de Deus.

Ao longo dos anos, Shangai, que está entre as cidades mais populosas do mundo, vem se tornando referência como um dos grandes centros econômicos do mundo, assim como em inovação tecnológica e design.

Ela é até chamada de Paris do Leste ou até Pérola do Oriente.

Mesmo que a região metropolitana não supere o número de habitantes das regiões de Tóquio e Delhi, se levar em consideração somente o território oficial de Shangai, ela pode ser a maior cidade do mundo em tamanho populacional.

A estimativa é de que, apenas no núcleo da cidade, vivam mais de 24 milhões de pessoas. Esse número é maior que a população total de Taiwan, a ilha chinesa que busca incessantemente ser reconhecida como um país independente.

4. Dhaka, em Bangladesh

Em Dhaka, capital do país asiático Bangladesh, vivem mais de 23,9 milhões de habitantes.

A quarta da lista das maiores cidades do mundo contempla exuberantes paisagens verdes, assim como longos caminhos d’água.

Mesmo sendo uma das maiores metrópoles do mundo, em Dhaka (ou Daca, em português) muitas pessoas têm trabalhos informais, ao passo que uma boa parte das pessoas trabalham na indústria têxtil.

Uma curiosidade é que o inglês é a segunda língua mais utilizada na capital de Bangladesh.

Além disso, diferentemente da maioria dos países do mundo, a cidade e seu país contemplam 6 estações do ano, e não 4. Curioso, não?

  • Grismo (verão);
  • Barsha (estação chuvosa);
  • Sharat (outono);
  • Emanto (estação fresca);
  • Lenzuolo (inverno);
  • Bashonto (primavera).

5. São Paulo, no Brasil

A cidade mais populosa do Brasil é, também, uma das maiores cidades do mundo, com aproximadamente 22.806.704 habitantes.

Muitas dessas pessoas vêm principalmente de outras cidades e estados do Brasil, devido à grande oferta de emprego, educação e qualidade de vida que a cidade proporciona ao longo dos anos.

Além disso, a nossa São Paulo, que é a única representante do Brasil na lista, é também a maior cidade do continente americano.

Embora ela seja a cidade brasileira melhor posicionada no ranking de cidades inteligentes, de acordo com o IESE Bussiness School, diferentemente de Tóquio, São Paulo enfrenta problemas de planejamento urbano, principalmente quando se trata de mobilidade.

Uma curiosidade é que, oficialmente, a Região Metropolitana de São Paulo conta com 39 municípios, mas, levando em conta o Complexo Metropolitano Expandido, ela é ainda maior.

Se esta área fosse levada em consideração nesta lista, São Paulo poderia ser a terceira maior cidade do mundo, com mais de 27 milhões de habitantes.

Definitivamente, uma das maiores metrópoles do mundo, hein?

6. Cairo, no Egito

Quando o assunto é sobre as cidades com maior população do mundo, Cairo é um dos destinos mais emblemáticos e relevantes na história da humanidade.

Isso porque ela é a maior cidade da África e do Mundo Árabe. Além disso, é ela que abriga a Pirâmide de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Cairo, que é uma das cidades mais populosas do mundo, fica localizada às margens do rio Nilo, e encanta a todos com suas lendárias construções que unem toda a modernidade e tecnologia com o estilo egipcio clássico.

Uma curiosidade é que a segunda maior cidade do Egito, Alexandria, tem somente 30% do tamanho de Cairo. Ainda assim, as duas cidades juntas abrigam quase 100% da população egípcia.

7. Cidade do México, no México

A capital mexicana conta com uma população de 22.505.315 habitantes e encanta a moradores e turistas por preservar de maneira tão bonita seu passado.

As ruínas Astecas, assim como seus hábitos e tradições, ainda estão de pé, de forma sólida e refletidos nos costumes, nas crenças e na famosa culinária mexicana.

Conhecer a cidade do México, assim como seus pontos turísticos mais famosos, é ter contato direto com um pouquinho do passado de toda a América Latina.

Veja abaixo alguns dos principais pontos turísticos dessa que é uma das maiores capitais do mundo:

  • Centro Histórico e Zócalo
  • Basílica de Santa María de Guadalupe
  • Xochimilco
  • Torre Latinoamericana
  • Pirâmides de Teotihuacán
  • Museus da Cidade do México
  • Arenas de luta livre mexicana

8. Pequim, na China

A oitava da lista de maiores cidades do mundo é a capital da China e sede das maiores empresas estatais chinesas. São 22.189.082 de habitantes em Pequim.

Além de ser uma das maiores capitais do mundo, ela também é cheia de preciosidades arquitetônicas e artísticas.

Seu demasiado crescimento econômico e tecnológico atraiu eventos mundiais bem importantes, como as Olimpíadas, em 2008, e as Olimpíadas de Inverno, em 2022.

Veja abaixo o que conhecer por lá:

  • Muralha da China
  • Cidade Proibida
  • Praça da Paz Celestial
  • Templo do Céu
  • Templo de Confúcio
  • Templo das Lamas
  • Olympic Green
  • Wangfujing Street
  • Palácio de Verão
  • Rua Suzhou
  • Templo de Dongyue
  • Parque Jingshan
  • 798: Bairro Artístico

9. Mumbai, na Índia

A nona posição do ranking das cidades mais populosas do mundo é a capital financeira da Índia. Em Mumbai, são 21.673.149 milhões de habitantes.

O crescimento acelerado da cidade nos últimos aumentou o número de favelas, um problema que também existe em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Apesar disso, em Mumbai é possível observar várias obras de arquitetura colonial britânica.

A estação ferroviária Chhatrapati Shivaji Terminus e o museu Chhatrapati Shivaji Maharaj são exemplos disso e são ótimos atrativos para quem visita a cidade.

10. Osaka, no Japão

Finalizando essa lista das 10 cidades mais populosas do mundo, temos outra metrópole do Japão: Osaka.

Embora tenha tido uma queda de 0,27% em seu número de habitantes nos últimos anos, Osaka abriga em seu território mais de 18 milhões de pessoas.

A maioria dessa população, vive na região metropolitana da cidade, onde existem outros 46 municípios.

Somando toda a região metropolitana da cidade, resulta em 7% da população nacional japonesa.

Essa popularidade é fruto de vários motivos. Um deles é a economia. Isso porque Osaka é o segundo centro financeiro mais importante do país.

Alguns dos fatores que chamam muita atenção para Osaka são a tradição e a cultura. A cidade é considerada a capital cultural do Japão e é também um dos destinos mais antigos do país – ela foi fundada ainda no século XVII.

Quais são as maiores cidades do Brasil?

cidades mais populosas mundo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o Censo Demográfico no ano de 2022. 

Veja abaixo a lista completa dos nomes das maiores cidades do Brasil.

  1. São Paulo (SP) — 11.451.245 habitantes
  2. Rio de Janeiro (RJ) — 6.211.423 habitantes
  3. Brasília (DF) — 2.817.068 habitantes
  4. Fortaleza (CE) — 2.428.678 habitantes
  5. Salvador (BA) — 2.418.005 habitantes
  6. Belo Horizonte (MG) — 2.315.560 habitantes
  7. Manaus (AM) — 2.063.547 habitantes
  8. Curitiba (PR) — 1.773.733 habitantes
  9. Recife (PE) — 1.488.920 de habitantes
  10. Goiânia (GO) — 1.437.237 de habitantes

Note que São Paulo, além de ser uma das cidades mais populosas do mundo, também está no topo do ranking das cidades brasileiras.

Quer conhecer as maiores cidades do mundo e seus pontos turísticos?

Fale com um de nossos especialistas e conheça as melhores oportunidades para conhecer as maiores cidades do mundo.

Além de conhecer uma megalópole, você ainda poderá aprender um novo idioma, explorar seus pontos turísticos e conhecer novas culturas. O mundo quer conhecer você e a Intercultural te mostra o caminho!

Outras curiosidades

Quais são as maiores cidades do mundo?

As 20 maiores cidades do mundo em 2024 em relação ao número de habitantes são: Tóquio (37.115.035); Delhi (33.807.403); Shangai (29.867.918); Dhaka (23.935.652); São Paulo (22.806.704); Cairo (22.623.874); Cidade do México (22.505.315); Pequim (22.189.082); Mumbai (21.673.149); Osaka (18.967.459); Xunquim (17.773.923); Karachi (17.648.555); Kinshasa (17.032.322); Lagos (16.536.018); Istambul (16.047.350); Buenos Aires (15.618.288); Kolkata (15.570.786); Manila (14.941.953); Cantão (14.590.096) e Tianjin (14.470.873).

Quer conhecer o mundo e fazer um curso de idiomas, ensino médio ou graduação no exterior? Saiba como a Intercultural pode te ajudar!

Qual a cidade mais populosa do mundo em 2024?

A cidade com maior população do mundo em 2024 é Tóquio, no Japão, com 37.115.035 habitantes.

Faça um intercâmbio em Tóquio com a Intercultural e descubra tudo o que essa megalópole tem a oferecer!

Qual a maior cidade do mundo em tamanho?

O município de Qaasuitsup, na Groenlândia, está em primeiro lugar na lista das maiores cidades do mundo em tamanho. Ela tem uma extensão territorial de 660 mil km². Só para você ter uma ideia, caberiam 80 Tóquios em Qaasuitsup.

RELACIONADOS
Currency notes of Argentine peso cash.Economic,financial crisis in Argentina, economy, money, bank concept, background
Descubra 7 países onde o real vale mais que a moeda local
Viajar para países onde o real vale mais torna a sua viagem econômica - e ainda mais interessante. Confira alguns destinos onde nossa moeda é valorizada!
Figture traveler with red pushpin and a map travel concept.

Países com mais brasileiros: confira o top 5
Está buscando um país que ofereça mais oportunidades para estrangeiros? Neste artigo, confira a lista dos países com mais brasileiros.
panoramic shot of glasses, calculator and resume templates on wooden table
Como colocar intercâmbio no currículo: veja exemplos
Teve uma experiência internacional e quer alavancar sua vida profissional? Leia o artigo completo e veja como colocar intercâmbio no currículo!
custo-vida-escocia
Custo de vida na Escócia: confira os principais gastos
Saber o custo de vida na Escócia é importante para quem deseja estudar por lá. Neste artigo, confira os principais gastos para morar na Escócia.
museus-madrid
Museus em Madrid: conheça os 5 mais importantes
Para conhecer uma cidade, mergulhe em sua história. Neste artigo, listamos os 5 mais importantes museus de Madrid que merecem a visita. Confira!
clima-barcelona
Clima em Barcelona: qual a melhor época para visitar?
Quer fazer um intercâmbio de espanhol nessa cidade encantadora e litorânea da Espanha? Confira o clima em Barcelona antes de viajar!
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.