Data Representação de um calendário 23/02/2021

Mochilão na América do Sul: não saia sem ler estas dicas.

Está planejando um mochilão na América do Sul? Confira dicas de transporte, documentos, visto, além de pontos turísticos imperdíveis.

Bateu aquela vontade de colocar a mochila nas costas e sair por aí, desbravar este mundão? Saiba que o mochilão na América do Sul é um dos roteiros mais requisitados pelos aventureiros mundo afora. 

Além de ser relativamente mais barato (quando comparado ao mochilão pela Europa, por exemplo), o mochilão na América do Sul é a combinação perfeita de belas paisagens com um povo super hospitaleiro. Além de uma bela jornada espiritual, se escolher incluir destinos como Machu Picchu, por exemplo. 

Mas há muito mais do que a antiga cidade Inca para explorar. Quais destinos e como planejar um mochilão na América do Sul? Confira nossas dicas imperdíveis.

Meios de transporte

Antes de mais nada, a maneira mais comum de se locomover no mochilão pela América do Sul é de carro, moto, ônibus e avião. Infelizmente, os países não possuem uma boa malha ferroviária. 

Nesse sentido, se a ideia é usar carro ou moto, recomendamos assistir ao seriado do Netflix “Amor sobre duas rodas”. O seriado conta a história do ex-corretor Leon Logothetis que viaja do Alasca em direção ao Ushuaia em busca de uma vida com mais significado. 

O seriado possui 13 episódios de 30 minutos e é incrível! Mas, se você quiser assistir apenas aos episódios da América do Sul, avance para o episódio 5.

Documentos necessários

Se seu mochilão na América do Sul incluir a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai ou Venezuela, você pode usar o passaporte ou o documento de identidade (RG) emitido nos últimos 10 anos. É importante que você seja reconhecível nas fotos do documento.

Por outro lado, no caso de mochilões para Suriname, Guiana ou Guiana Francesa, você precisará de um passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no país.

work-travel-banner

Além disso, outro documento obrigatório para alguns países é o Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela, que é emitido gratuitamente pela Anvisa. Atualmente, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela e Suriname fazem essa exigência. Na dúvida, aconselhamos que você consulte no site do consulado ou da embaixada. 

Viaje seguro

Outro item importante do planejamento do seu mochilão pela América do Sul é contratar um seguro viagem internacional. Em uma viagem como esta, você vai explorar, caminhar, e se colocar em várias situações inusitadas. Neste sentido, é importante ter a confiança de que você está coberto em caso de uma emergência. Entre em contato para um orçamento!

Definindo o roteiro.

Definir o roteiro do mochilão pela América do Sul é uma atividade muito difícil. A verdade é que você encontra desde capitais modernas e vibrantes, até vilarejos indígenas. Clima desértico, até florestas tropicais. Vida noturna até retiros espirituais. Por isso, planejar e definir o roteiro é uma parte importante da viagem. 

De um modo geral, o povo da América do Sul é muito humilde, simples, receptivo e, à sua maneira, feliz. Mesmo com a limitação da língua, eles vão tentar ao máximo te entender. São justamente estas interações com a comunidade local que tornam a viagem inesquecível.

Separamos abaixo alguns destinos muito visitados por mochileiros.

  • Bolívia: La Paz, lago Titicaca (divisa com o Peru), Salar de Uyuni
  • Peru: Machu Picchu, Cusco, Lima, Arequipa, Aguas Calientes.
  • Chile: Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, San Pedro de Atacama, Patagônia Chilena.
  • Colômbia: Medellín, Bogotá, Cartagena, Las Lajas, Parque Tayrona
  • Argentina: Mendoza, Patagônia Chilena, Bariloche, Ushuaia, Mar del Plata, Buenos Aires, El Calafate, Córdoba, Puerto Iguazú
  • Uruguai: Montevidéu, Colonia del Sacramento, Punta del Este, Punta del Diablo, Cabo Polonio
  • Venezuela: Los Roques, Caracas, Isla Margarita
  • Equador: Cuenca, Guayaquil, Galápagos, Quito, Baños

Viu como tem bastante lugar bonito para conhecer no seu mochilão pela América do Sul? E que tal aproveitar a oportunidade para aprender um novo idioma e fazer um curso de espanhol?

Entre em contato para um orçamento personalizado.

estudar-canada-banner