Data Representação de um calendário 20/01/2021

Tour pela Europa: confira roteiros de 7, 10 e 14 dias

Conheça 3 roteiros diferenciados para o seu tour na Europa em 7, 10 e 14 dias. Veja as principais atrações e dicas incríveis para economizar.

Fazer um tour pela Europa é, sem dúvida, o sonho de muita gente! Com 50 países, o continente europeu abriga diversas nacionalidades e culturas que conferem inigualável diversidade a qualquer viagem para a Europa realizada.

A possibilidade de uma viagem para Europa, passando por diversos países, em relativamente pouco tempo, além da incrível infraestrutura de transporte, somam pontos para o tour pela Europa, que é um dos destinos mais populares para intercambistas brasileiros também.

Nesse sentido, um tour pela Europa é uma viagem que inclui visitas a países e cidades diferentes dentro do continente europeu. 

Algumas considerações sobre o tour pela Europa

Com certeza, uma viagem para Europa é uma oportunidade espetacular de conhecer novas culturas, vivenciar experiências incríveis e interagir com pessoas muito interessantes, em vários idiomas diferentes. 

Mas fique tranquilo, porque o inglês é amplamente utilizado em todo o velho continente.

Então, aqui vai uma super dica inicial para você: faça um intercâmbio de inglês em algum dos países que têm o idioma como oficial, como a Inglaterra ou a Irlanda, aprenda bem a língua e depois lance asas para praticar o inglês em um tour pela Europa irado, com a galera do curso!

E vamos em frente que vamos te dar mais dicas quentes para a sua viagem para Europa, ao longo do texto! 

Como os muitos países europeus têm fronteiras terrestres entre si, o deslocamento entre as nações européias é bastante facilitado pela excelente infraestrutura de segurança, de comunicação, de transporte aéreo, terrestre e aquático.

Assim, é muito fácil fazer um tour pela Europa. E uma das opções de viagem para Europa mais populares e que permeiam a imaginação de muita gente é fazer uma viagem de trem pelo continente europeu.

A Europa possui uma malha ferroviária gigante e é praticamente toda interligada por ferrovias em ótimo estado, com grande quantidade de opções de destinos e horários para uma viagem de trem, além de paisagens de tirar o fôlego!

Além disso, você pode, por exemplo, comprar passes para a sua viagem de trem pela Europa com antecedência, incluindo diversos países e com o preço bem mais acessível do que se fosse comprar separadamente, por exemplo.

Um aspecto que motiva bastante um tour pela Europa é a existência da Comunidade Européia, que padroniza a moeda (EURO) em todos os países membros e elimina a necessidade de fazer câmbio de moeda sempre que viajar para outro país.

Outro fator muito importante e que é um super facilitador do tour pela Europa é o acordo firmado entre alguns países europeus para a criação do espaço Schengen. Veja abaixo:

O espaço Schengen

O espaço Schengen é uma área onde os cidadãos dos países membros podem circular livremente, sem necessidade de visto ou de controle alfandegário.

O Espaço Schengen foi instituído através do Acordo de Schengen, em 1995 e garante a liberdade de circulação num território que engloba 26 países, com mais de 400 milhões de cidadãos. São eles:

  1. AT Áustria 
  2. BE Bélgica 
  3. CH Suíça  
  4. CZ República Checa 
  5. DE Alemanha 
  6. DK Dinamarca 
  7. EE Estónia 
  8. EL Grécia 
  9. ES Espanha 
  10. FI Finlândia 
  11. FR França
  12. HU Hungria 
  13. IS Islândia 
  14. IT Itália 
  15. LI Listenstaine 
  16. LT Lituânia 
  17. LU Luxemburgo 
  18. LV Letónia 
  19. MT Malta 
  20. NL Países Baixos 
  21. NO Noruega 
  22. PL Polónia 
  23. PT Portugal 
  24. SE Suécia 
  25. SI Eslovénia 
  26. SK Eslováquia 

Fazer parte do espaço Schengen elimina a necessidade de controle nas fronteiras internas entre estes países, chamados de Estados Schengen. Assim, os países signatários do Acordo de Schengen:

  • Não precisam efetuar controles nas suas fronteiras internas (ou seja, nas fronteiras entre dois Estados Schengen); 
  • Efetuam controles harmonizados, com base em critérios claramente definidos, nas suas fronteiras externas (ou seja, nas fronteiras entre um Estado Schengen e outro Estado não Schengen). 

Consequentemente, tanto os cidadãos da União Europeia (UE) como os nacionais de países terceiros podem viajar livremente dentro do Espaço Schengen, só sendo necessário o controle quando atravessam as suas fronteiras externas.

Mesmo com tantas facilidades, é importante ter em mãos alguns documentos, que podem ser solicitados na sua entrada:

  • Passaporte;
  • Documentos de identidade;
  • Passagem aérea de volta;
  • Dinheiro (cartão de crédito internacional e uma quantia em espécie);
  • Seguro viagem Europa;
  • Comprovante de reserva ou carta de convite.

É importante notar que o Reino Unido não é integrante do Espaço Schengen. Ainda assim, brasileiros podem viajar a turismo sem a necessidade de visto por 180 dias. Porém, tenha em mãos os mesmos documentos citados acima. No aeroporto do Reino Unido é possível que um oficial de imigração solicite documentos que comprovem que a intenção da sua viagem é apenas turismo! 

Bem, como você já pôde notar, viajar para Europa oferece condições bastante facilitadas, mas nem por isso você pode deixar de lado o planejamento antes de viajar. 

Principalmente porque são tantas culturas e atrações diferentes que você não vai querer perder nada! Assim, é interessante pesquisar os destinos e as atrações para planejar todos os detalhes do seu tour pela Europa. 

E olha só, pode contar com nosso especialista em viagem para Europa para ajudar a montar o seu roteiro!

Tour pela Europa: planejamento

Dessa forma, a viagem pela Europa pode ser realizada com modalidades diferentes de roteiros, duração, valores e companhia – é comum que amigos viagem em grupo para curtir as principais atrações das cidades européias. 

Por outro lado, há pessoas que preferem viajar sozinhas ou acompanhadas de somente mais uma ou duas pessoas. Seja como for, um tour pela Europa pode ser planejado para atender a todos os gostos e o ideal é que seja organizado com bastante antecedência. 

Nesse sentido, vamos dar algumas dicas importantes para a elaboração do seu tour pela Europa. Em seguida, vamos sugerir algumas opções de destinos e atrações para você montar um tour pela Europa inesquecível!

Acima de tudo, você precisa planejar a sua viagem, ou seja, definir e organizar tudo antes de ir. Basicamente, você precisa determinar: 

  • a modalidade
  • o orçamento
  • a duração

Tour pela europa: modalidade

Em primeiro lugar, a modalidade trata das características gerais da viagem – que terá relação direta com o orçamento e o tempo disponível para o tour pela Europa. 

Nesta etapa, você deve definir coisas mais básicas, como se vai fazer uma viagem para Europa sozinho ou acompanhado, de avião, de carro, de ônibus ou uma viagem de trem.

A decisão entre ir sozinho ou acompanhado tem a ver com o perfil de cada viajante. 

Uma viagem para Europa com um grupo de amigos proporcionará inigualáveis momentos de diversão, por outro lado, um tour pela Europa com a pessoa amada trará muitos momentos românticos. 

Agora, sem dúvida alguma, fazer uma viagem para Europa sozinho trará magníficas oportunidades de profundo crescimento pessoal. 

A vivência de enfrentar e resolver, por conta própria, as diversas situações eventuais de adversidade promove o amadurecimento e a autoconfiança.

Então, defina a modalidade do seu tour pela Europa e prepare a viagem de acordo com os seus objetivos.

Tour pela Europa: orçamento

Em seguida, você precisa estabelecer o orçamento disponível para a viagem para Europa, que vai depender, entre outras coisas, do seu perfil de viajante, ou seja, se você prefere hotéis e restaurantes mais caros ou não se importa em consumir serviços mais simples.

Além disso, o orçamento dependerá da modalidade, conforme acima: sozinho ou acompanhado; da duração e da quantidade de países visitados.

Os principais custos devem considerar as despesas com hospedagem, deslocamentos, alimentação, seguros de saúde e de viagem, compras, lazer e extras.

work-travel-banner

Ah, e é claro que você vai querer fazer algumas comprinhas para você e também trazer lembrancinhas básicas para quem ficou no Brasil. Então, separe uma graninha para isso também e faça bonito com a galera quando voltar para casa!

Uma dica que ajuda bastante a controlar o orçamento durante a viagem é estabelecer um limite de gastos por dia, incluindo os principais itens:

  • Alimentação
  • Hospedagem
  • Transportes
  • Atrações

Pode anotar em um caderninho ou no celular. É aconselhável também separar uma grana e criar uma caixinha para imprevistos e emergências que possam ocorrer. 

Para garantir melhores preços e disponibilidade de lugares, faça as reservas com antecedência e já deixe pagos os meios de hospedagem e os principais meios de transporte dos deslocamentos mais longos: carro, ônibus, trem, avião e barcos. 

Também vale a pena reservar ingressos para as atrações turísticas mais concorridas, como monumentos, museus, parques de diversões, restaurantes exclusivos, dentre outros.

Tour pela Europa: duração

Ao mesmo tempo, estabeleça a duração da viagem, de acordo com o seu tempo disponível. Uma semana, quinze dias, um mês, enfim, esta é uma das decisões mais importantes, pois vai determinar o roteiro e o custo da sua viagem.

Ou seja, monte o seu roteiro de acordo com o tempo que você tem disponível para a viagem. E a dica é a seguinte: evite incluir muitos destinos e atrações para serem visitadas num curto espaço de tempo.

Fazer muita coisa em pouco tempo pode levar você a ficar estressado, exausto e não aproveitar a viagem como deveria. 

Então, separe pelo menos dois ou três dias para cada cidade e escolha destinos próximos entre si para evitar longos e demorados deslocamentos, que podem se tornar bastante cansativos. Lembre-se que o seu tempo é muito valioso e você não quer desperdiçá-lo!

Além disso, quando você faz uma viagem contínua, por muitos destinos diferentes, corre o risco de misturar tudo na cabeça e confundir destinos, além de dificultar a memorização de experiências agradáveis.

Em contrapartida, quanto mais tempo ficar num destino, mais oportunidades surgirão para vivenciar a cultura local, conhecer e interagir com as pessoas nativas e aproveitar os atrativos disponíveis, sem pressa ou estresse. 

Outro aspecto relativo ao momento certo para fazer o seu tour pela Europa, que você deve considerar, é a estação do ano e o clima dos destinos. 

As viagens durante as estações com clima mais ameno podem oferecer maior quantidade de atrações para visitar e de atividades para realizar durante a viagem. O frio intenso e a neve, por exemplo, podem dificultar o acesso a alguns lugares.

Dessa forma, para um tour pela Europa de até um mês de duração a lazer, você pode utilizar a seguinte relação entre número de destinos e tempo da viagem para a elaboração do roteiro: 

  • 7 dias – 2 países – 1 a 3 cidades
  • 10 dias – 3 países – 3 a 4 cidades 
  • 15 dias – 4 países – 5 a 6 cidades 

Então, agora, vamos apresentar algumas opções incríveis para você aproveitar o seu tour pela Europa. De acordo com o tempo disponível.

Opção 1 – Tour pela Europa em 7 dias com 2 países: 1 a 3 cidades

  • Inglaterra – Londres e Windsor
  • Escócia – Edimburgo 

Londres é a capital da Inglaterra. Uma cidade pra lá de cosmopolita e que ainda guarda um sensacional clima de realeza! A capital da Escócia é dividida em cidade velha medieval e cidade nova. Ambas valem a visita! 

Com certeza, as visitas aos parques, palácios, castelos, igrejas e edifícios históricos não podem faltar na sua viagem. Confira o que fazer:

Dia 1 – Londres

  • Palácio de Buckingham e seus jardins
  • London Eye (roda gigante)
  • Abadia de Westminster
  • National Gallery,
  • Show noturno no West End.

Dia 2 – Londres

  • Torre de Londres
  • Catedral de São Paulo
  • Parlamento Britânico
  • Big Ben
  • Hyde Park
  • Museu de Londres
  • Oxford Street

Dia 3 – Windsor (viagem de trem cerca de 50 minutos)

  • Castelo de Windsor
  • Legoland
  • De volta em Londres: Camden Town e cervejaria Camden Brewery

Dia 4 – Stonehenge (viagem de trem cerca de 2 horas)

  • Centro da cidade e o famoso sítio arqueológico 

Dia 5 – Edimburgo

  • Castelo de Edimburgo
  • Royal Mile
  • Palácio de Holyroodhouse
  • Jantar na região de Cowgate e Grassmarket

Dia 6 – Edimburgo

  • Calton Hill
  • Princes Street (ótima para compras)
  • Monumento de Scott
  • Charlotte Square
  • Dean Village
  • Bairro de Stockbridge à noite

Dia 7 – Edimburgo (viagem de trem aproximadamente 1 hora)

  • Castelo de Stirling

Agora, vamos a nossa sugestão de tour pela Europa por 10 dias em 3 países.

Opção 2 – Tour pela Europa em 10 dias com 3 países: 3 a 5 cidades

  • Alemanha – Berlim e Dresden
  • República Tcheca – Praga e Karlštejn
  • Holanda – Amsterdã

Os três destinos selecionados neste tour são bem diferentes entre si, entretanto, compartilham de uma característica comum a todos, inclusive com o Brasil: a paixão pela cerveja e pelo futebol! 

Repletas de atrações históricas e medievais, as cidades contém pontos turísticos incríveis! Tanto Praga quanto Amsterdã oferecem excelentes condições para você caminhar e conhecer bastante coisa a pé. Veja o que fazer neste roteiro bem interessante:

Dia 1 – Berlim

  • Torre de TV em Alexanderplatz
  • Portão de Brandenburgo
  • Palácio do Reichstag
  • Memorial do Holocausto
  • Igreja (Catedral) St. Nicholas
  • Edifício Rote Rathaus

Dia 2 – Berlim

  • Ilha dos Museus (Museu Altes, Museu Neues, Museu Pergamon, Museu Bode e  Alte Nationalgalerie)
  • Praça Gendarmenmarkt
  • Checkpoint Charlie
  • East Side Gallery
  • Gedenkstätte Berliner Mauer para ver resquícios do muro de Berlim

Dia 3 – Berlim

  • Castelo de Charlottenburg
  • Mercado Markthalle Neun
  • Rua Kurfürstendamme 
  • Igreja e memorial Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche

Dia 4 – Dresden (viagem de trem com cerca de 2 horas)

  • Palácio Barroco Zwinger
  • Grobe Garten (Grande Jardim)
  • Castelo de Dresden
  • Igreja de Nossa Senhora
  • Mural Fürstenzug
  • Varanda da Europa (antiga muralha defensiva de Dresden) 
  • Ópera de Dresden

Dia 5 – Praga

  • Praça da Cidade Velha
  • Relógio Astronômico
  • Igreja Nossa Senhora Diante de Týn
  • Ponte Carlos
  • Igreja de São Nicolau,
  • Museu Kafka 
  • Edifício Rudolfinum

Dia 6 – Praga

  • Castelo de Praga
  • Mosteiro de Strahov
  • Muro de John Lennon
  • Teatro Nacional
  • Café Slavia

Dia 7 – Karlštejn (viagem de trem com cerca de 45 minutos de Praga)

  • Castelo de Karlstejn

Dia 8 – Amsterdã

  • Casa de Anne Frank
  • Mercado de Flores
  • Praça Rembrandtplein
  • Cinema Tuschinski
  • Casa de Rembrandt
  • Vila Nieuwmarkt
  • Bairro da Luz Vermelha
  • Praça Dam 
  • Estação central de trem

Dia 9 – Amsterdã

  • Museu Van Gogh
  • Museu Rijksmuseum 
  • Heineken Experience
  • Passeio de barco pelos canais 

Dia 10 – Amsterdã (arredores)

  • Moinhos na cidade de Zaanse Schans
  • Jardim de tulipas Keukenhof

Opção 3 – Tour pela Europa em 14 dias com 4 países: 5 a 9 cidades

  • França – Paris e Versalhes
  • Itália – Roma e Florença
  • Espanha – Madrid e Barcelona
  • Portugal – Lisboa e Sintra

Sem dúvida, estes quatro países são ícones turísticos mundiais e oferecem inúmeras atrações naturais e culturais. 

Em Paris e Roma, você vai querer provar os sabores deliciosos da gastronomia francesa e italiana, se deslumbrar com a beleza, o charme e o requinte dos parisienses e se divertir com a informalidade dos italianos!

Espanha e Portugal oferecem atrativos e sítios históricos que nos levam a uma volta ao passado e nos fazem relembrar da história do nosso país. A gastronomia é, igualmente, um dos pontos altos destes destinos!

Confira abaixo, uma lista expressa dos principais atrativos destes destinos sensacionais, separados por sugestões de visitas diárias.

Dia 1 – Paris

  • Torre Eiffel
  • Arco do Triunfo
  • Avenida Champs Elyseés
  • Bairro de Montmartre
  • Catedral Notre Dame
  • Quartier Latin 
  • Jardim de Luxemburgo

Dia 2 – Paris

  • Museu do Louvre
  • Museu D’Orsay
  • Museu Rodin

Dia 3 – Versalhes (viagem de trem com cerca de 50 minutos)

  • Palácio de Versalhes

Dia 4 – Euro Disney (viagem de trem com cerca de 40 minutos)

  • Parque Euro Disney

Dia 5 – Roma

  • Coliseu
  • Fórum Romano
  • Monte Palatino
  • Praça Veneza
  • Panteão de Roma
  • Praça de Espanha
  • Praça Navona 

Dia 6 – Roma

  • Capela Sistina
  • Praça e Basílica de São Pedro, no Vaticano
  • Fontana di Trevi

Dias 7 e 8 – Florença (viagem de trem cerca de 1 hora e meia)

  • Museu Galileo
  • Museu Galleria degli Uffizi
  • Galeria da Academia de Belas Artes de Florença
  • Catedral de Florença
  • Palácio Vecchio
  • Praça Della Signoria
  • Torre de Arnolfo
  • Palácio Pitti
  • Jardim de Bóboli
  • Sorveteria Vivoli
  • Basílica de São Lourenço

Dia 9 – Madri

  • Palácio de Cristal
  • Palácio Real
  • Parque do Retiro
  • Catedral de la Almudena
  • Praça Maior
  • Praça Porta do Sol
  • Templo de Debod
  • Gran Vía
  • Bairro de Las Letras
  • Museu do Prado
  • Museu Rainha Sofia
  • Museu Thyssen-Bornemisza

Dia 10 – Barcelona

  • Parc Güell
  • Museu Picasso de Barcelona
  • Sagrada Família de Barcelona
  • Casa Batlló
  • Casa Milà
  • Bairro Gótico em Barcelona
  • Praia Barceloneta

Dia 11 – Lisboa

  • Santuário Nacional do Cristo Rei em Almada
  • Mosteiro dos Jerónimos de Belém
  • Torre de Belém de Lisboa
  • Arco da Rua Augusta
  • Praça do Comércio de Lisboa
  • Bairro Chiado de Lisboa
  • Teleférico de Lisboa
  • Castelo de São Jorge

Dia 12 – Lisboa

  • Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa – MAAT
  • Museu Nacional do Azulejo
  • Museu Nacional dos Coches
  • Museu Calouste Gulbenkian
  • Museu do Fado

Dia 13 – Viagem de um dia nos arredores de Lisboa

  • Santuário de Fátima 
  • Cidade medieval de Óbidos

Dia 14 – Sintra ( viagem de trem com cerca de 1 hora)

  • Castelo dos Mouros
  • Cabo da Roca 
  • Praia da Ursa
  • Quinta da Regaleira
  • Palácio Nacional da Pena
  • Palácio Nacional de Sintra
  • Palácio Nacional e Jardins de Queluz
  • Azenhas do Mar

Então, estes foram três exemplos de roteiros para um tour pela Europa, com os principais atrativos. 

Um roteiro de 7 dias, um programa com 10 dias e outro roteiro com 14 dias de duração e as principais atrações de cada país e cidade.

Sem dúvida, há muito mais o que ver e fazer nos países e nas cidades apresentadas, mas estas páginas não seriam suficientes para contar para vocês.

Contudo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de consultores para te orientar na elaboração do seu tour pela Europa personalizado, incluindo tudo aquilo que mais te interessa!

Além disso, é sempre bom lembrar que você pode escolher um entre os diversos destinos apresentados para fazer seu intercâmbio de idiomas – inglês, espanhol, francês, alemão, dentre outras línguas.

Há a possibilidade também de fazer um intercâmbio com estudo e trabalho em alguns países selecionados. Consulte-nos para mais detalhes.

Em conclusão, neste artigo bem completo, você aprendeu mais sobre como elaborar o seu tour pela Europa, de forma segura e eficiente. 

Viu a importância do planejamento e os principais tópicos genéricos que devem ser considerados na elaboração do seu roteiro. Então para não esquecer, anote aí: 

  1. A definição da modalidade da viagem
  2. A separação do orçamento necessário
  3. A definição da duração

Tour pela Europa: 10 dicas de ouro para economizar

E para finalizar, vamos te dar dicas sensacionais para você economizar no seu tour pela Europa e aproveitar ainda mais a sua viagem. Confira:

  1. Procure caminhar e andar de bicicleta sempre que possível
  2. Utilize transporte público com passes diários ou semanais
  3. Viaje com pouca bagagem
  4. Conheça os dias gratuitos para atrações (museus, galerias etc.)
  5. Compre comida nos supermercados
  6. Faça passeios turísticos gratuitos
  7. Busque hospedagem em hostels ou pousadas mais baratas do que hotéis
  8. Voe com companhias low cost
  9. Viaje de trem e/ou ônibus
  10. Procure viajar na baixa temporada

Converse agora com nossos especialistas que eles vão ajudar você a elaborar o seu tour pela Europa com condições incríveis!

Referências:

https://europa.eu/european-union/life/travel-tourism_pt

https://www.gov.uk/check-uk-visa/y/brazil/tourism

estudar-canada-banner