Data Representação de um calendário 14/06/2021

15 dicas para a sua viagem de trem na Europa: confira!

Entenda como é uma viagem de trem na Europa e confira dicas valiosas para você aproveitar ao máximo esta inesquecível aventura! Veja aqui!

Fazer uma viagem de trem na europa é, sem dúvida, o sonho de muitos brasileiros. Permite conhecer muitos países e, ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil.

Por isso, neste artigo, vamos comentar mais sobre a viagem de trem na Europa, um meio de transporte tão popular e amplamente difundido no velho continente, com mais de 250.000 quilômetros de linhas férreas conectadas e em ótimo estado de conservação.

Então, durante o seu intercâmbio para estudar idiomas, a viagem de trem pela Europa é uma opção muito prática, pontual, segura, eficiente e charmosa de se locomover, conhecer muitos países e interagir com europeus de diversas nacionalidades.

Assim, ao fazer uma viagem de trem na Europa, você vai poder rodar por diversos países europeus e ter experiências únicas da vivência tipicamente europeia!

Portanto, para te ajudar a planejar o roteiro da sua viagem de trem na Europa, vamos listar algumas dicas super importantes que você deve observar com atenção! Confira!

work-travel-banner

Dicas de viagem de trem na Europa

Antes da viagem

Antes de tudo, o sistema ferroviário de trem pela Europa é muito organizado e extremamente pontual. 

Parece mentira, mas a acuracidade dos horários é tanta que a diferença entre o planejado e o realizado é de apenas alguns segundos! Portanto, a primeira dica é:

  1. Seja pontual!
  2. Compre o seu bilhete com antecedência para garantir melhores preços e disponibilidade, pois há linhas bem cheias e que esgotam as vagas rapidamente!
  3. Pesquise e conheça os diversos tipos de bilhetes e passes que você pode adquirir para viajar de trem pela Europa, que permitem várias viagens em um período determinado de tempo: uma semana, um mês, um ano etc.
  4. Os passes mais populares são as modalidades do Eurail Pass, disponíveis somente para cidadãos não-europeus e que somente podem ser comprados antes de ingressar na Europa.

Estes tipos de passes valem por 11 meses. Entretanto, a partir da primeira utilização, podem ser usados pelo período máximo de 3 meses, de acordo com a modalidade. 

A grande vantagem é que permitem o trânsito por milhares de destinos em quase 30 países da Europa. Confira os tipos de Eurail Pass: 

  • Global Pass: entre cinco dias até três meses contínuos de viagem
  • One Country Pass: dentro de um único país, por até oito dias
  • Select Pass: de 2 e 4 países vizinhos, Alemanha, Itália, França, dentre outros

Para embarcar

  1. Como viajar de trem é um hábito bem antigo e tradicional, é utilizado por muita gente na Europa. Assim, algumas estações podem ser bem grandes e um pouco mais complexas e demoradas para se locomover.
  2. Então, chegue sempre com antecedência de pelo menos uns 30 minutos para achar a correta plataforma de embarque, dentre a multidão. 
  3. Localize nos painéis informativos o seu trem pelo número, cidade de origem e de destino e, principalmente, pelo horário, pois pode haver vários trens para o mesmo destino. 
  4. Siga para a plataforma indicada, certifique-se da numeração e do destino do trem e pode subir a bordo! 
  5. Não precisa fazer check in, nem apresentar identidade. No bilhete, vão constar a classe, o assento (quando pré-marcado) e o vagão correspondente. 
  6. Dentro do trem

  7. Tenha seu passaporte em mãos, pois, nos trechos de cruzamento de fronteiras, haverá verificação do passaporte, pelas autoridades, dentro do trem mesmo. Da mesma forma, um funcionário da empresa de trem irá conferir o seu bilhete.
  8. Normalmente, há bastante espaço para bagagens acima dos assentos, porém, itens mais volumosos podem ser acondicionados em compartimentos específicos. 
  9. Por sua vez, as empresas têm uma política de bagagens bem flexível, contudo, confira as regras da tarifa no momento da compra do bilhete.

  10. As paradas para embarque e desembarque costumam ser bem rápidas, então, deixe sua bagagem à mão, de forma a não dificultar seu acesso.
  11. O acesso wifi é gratuito e excelente, na grande maioria das viagens. Entretanto, dependendo do tipo de trem e da categoria do bilhete, o trem disponibiliza serviços variados, com restaurantes, bares, lojas, ambientes para leitura e TV. 
  12. Aproveite para caminhar, explorar o ambiente, curtir a vista, relaxar e até dormir nos trens noturnos. Assim, você pode ganhar tempo e economizar em hospedagem!
  13. Finalizando a viagem

  14. Fique atento à sua parada. Os trens percorrem longas distâncias e fazem inúmeras paradas. Avisos são feitos pelos alto-falantes mas, eventualmente, podem ser difíceis de entender. Então, na dúvida, pergunte!

Caso perca a parada, somente será possível descer na próxima estação e, eventualmente, você precisará comprar outra passagem.
Converse hoje mesmo com nossa equipe e descubra incríveis opções de viagem de trem na Europa, com condições imperdíveis!

estudar-canada-banner