Data Representação de um calendário 06/04/2021

Tratado de Schengen: o que é, como viajar pela Europa

O Tratado de Schengen possibilita o trânsito livre entre os países signatários. Atualmente, são 26 países integrantes que formam o Espaço Schengen.

Se você está pensando em viajar para a Europa, já deve ter ouvido sobre o Tratado de Schengen e, se ainda não sabe o que é e como funciona, leia neste artigo todos os detalhes sobre esta convenção firmada entre alguns países europeus.

O Tratado de Schengen possibilitou a criação do espaço Schengen, onde os cidadãos dos países signatários podem circular livremente, utilizando um documento de identidade, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras.

Dessa forma, o Tratado de Schengen é um acordo político entre alguns países europeus signatários para facilitar o trânsito de pessoas entre as suas fronteiras. Mas o Tratado não abrange a livre circulação de mercadorias, que é regulada pelas regras da União Europeia.

Entretanto, para os turistas de países não signatários, a prova de identidade é sempre o passaporte. E, uma vez dentro do Espaço, podem circular livremente, sem a necessidade de visto para cada país.

Como funciona o Tratado de Schengen

Então, de acordo com estas regras, os turistas (como os brasileiros) que ingressarem no espaço Schengen, podem viajar, por 90 dias seguidos, em qualquer um dos países signatários. Podem ingressar novamente desde que passem 90 dias fora do espaço.

Ou seja, o turista pode circular livremente pelo espaço por 90 dias a cada 180 dias = 90 dias dentro do espaço + 90 dias fora do espaço.

Assim, o Acordo de Schengen é uma grande vantagem que simplifica as viagens dos brasileiros pela Europa, inclusive para aqueles programas de intercâmbios mais curtos para aprender um idioma, por exemplo.

A apresentação do passaporte é feita na imigração durante a entrada no primeiro país do espaço e, a partir daí, você pode circular livremente por todos os países membros do Tratado.

Contudo, eventuais checagens de identidade podem ser requeridas, por isso, tenha sempre seu passaporte à mão.

work-travel-banner

Brasileiros precisam de visto para os países do Tratado de Schengen?

Boa notícia para os aventureiros de plantão: os turistas brasileiros, quando viajam a turismo por menos de 90 dias, não precisam de visto de entrada para os países integrantes do Tratado de Schengen. 

Entretanto, alguns requisitos aplicam-se ao Acordo de Schengen. Em síntese, para ingressarmos em algum dos países do espaço Schengen é necessário:

  • Passaporte com, no máximo,10 anos de emissão e válido por, pelo menos, três meses depois da data de retorno da viagem;
  • Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros de despesas médicas e hospitalares, para todo o período da viagem, desde a saída até a volta ao Brasil;
  • O bilhete de retorno para o Brasil antes de 90 dias da data de ingresso no primeiro país do Espaço Schengen;
  • Atestado de condições financeiras para bancar a viagem;
  • Comprovante de hospedagem.

Quais países participam do Tratado de Schengen

Inicialmente, apenas cinco países da União Européia firmaram o Acordo de Schengen, em 1985: França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Em seguida, outros países foram aderindo às regras e o espaço coberto pelo Tratado foi aumentando.

Atualmente, são 26 países integrantes do Tratado de Schengen

  1. Áustria;
  2. Alemanha;
  3. Bélgica;
  4. Dinamarca;
  5. Espanha;
  6. Estônia;
  7. Eslováquia;
  8. Eslovênia;
  9. França;
  10. Finlândia;
  11. Grécia;
  12. Hungria;
  13. Holanda;
  14. Itália;
  15. Islândia;
  16. Letônia;
  17. Liechtenstein;
  18. Lituânia;
  19. Luxemburgo;
  20. Malta;
  21. Noruega;
  22. Polônia;
  23. Portugal;
  24. República Tcheca;
  25. Suécia;
  26. Suíça.

Dessa forma, o Acordo de Schengen tem facilitado muito as viagens dos turistas brasileiros para a Europa e dentro do continente, entre os países signatários do Tratado. 

Com isso, fica mais simples fazer aquele curso profissionalizante ou de idioma e ainda, diminuir a burocracia para você viajar de mochilão pelo velho continente! Mas, lembre-se, na hora de planejar, confira a lista dos países que fazem parte do Acordo!

Confira com a nossa equipe de especialistas na Europa todas as condições e facilidades do Tratado de Schengen para você curtir muito os países que fazem parte do Acordo! Fale com a gente por aqui!

estudar-canada-banner