Data Representação de um calendário 11/02/2021

Países do Reino Unido: o que é, como funciona e história.

Quais os países do Reino Unido? Qual a sua história e o papel político nos dias atuais? Qual sua importância financeira? Entenda no artigo abaixo.

Você sempre acompanha os noticiários e livros de história citando o Reino Unido, mas não entende o que é, seu funcionamento e papel político? Vamos abordar neste artigo as dúvidas mais comuns. 

Em primeiro lugar, o nome completo e oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. O próprio nome já diz tudo: é a união dos países que fazem parte da ilha da Grã-Bretanha com a Irlanda do Norte

A Grã-Bretanha é formada por 3 países. Logo, os países do Reino Unido são:

  • Inglaterra 
  • Escócia 
  • País de Gales 
  • Irlanda do Norte 

O Reino Unido é um estado soberano formado pela união política de quatro países que, apesar de possuírem alguma autonomia política, não são totalmente independentes. 

O sistema de governo do Reino Unido é a Monarquia Constitucional Parlamentar. Ou seja, é o tipo de monarquia onde o soberano (atualmente a rainha Elizabeth II), não possui poderes ilimitados e absolutos. 

Isso significa que, na prática, apesar da existência de um monarca, as decisões políticas são de responsabilidade do Parlamento e do Primeiro-Ministro.

A história do Reino Unido

A história do Reino Unido começou em 1707 quando os reinos da Escócia e da Inglaterra tornaram-se um só, dando origem ao reino da Grã-Bretanha. Mais tarde, em 1801, os reinos da Grã-Bretanha e da Irlanda se uniram e deram origem ao Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.

No entanto, não eram todos os irlandeses que queriam continuar unidos com os britânicos e, assim, em 1922 aconteceu uma guerra civil na Irlanda que dividiu o país em dois lados. 

Do lado sul ficou a Irlanda que se tornou uma república. Já do lado norte ficou a Irlanda do Norte, que manteve a monarquia e permaneceu ao lado dos britânicos.

work-travel-banner

Com essa divisão da Irlanda e a mudança dos nomes, o Reino Unido também passou a ter o seu nome alterado, chamando-se, enfim, de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Papel do Reino Unido hoje

Antigamente, o Reino Unido era um estado muito mais centralizado em comparação com os dias atuais. Ou seja, os países que fazem parte do Reino Unido não tinham nenhuma autonomia ou independência. 

Mas isso foi mudando com o passar dos tempos e, nessas últimas décadas, a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte vem recebendo cada vez mais autonomia política. 

O Reino Unido vem adaptando a cada dia a sua maneira de governar e, atualmente, o Reino Unido envolve-se em questões comuns aos 4 países, como, por exemplo, o governo, a economia, a segurança e políticas internacionais. 

Por outro lado, existem alguns direitos e obrigações que são de responsabilidade de cada país. Por exemplo, cada um dos países tem sua própria capital, mas quando se fala em Reino Unido a capital é Londres. 

Igualmente, cada um dos países têm seu próprio idioma, mas quando se fala em Reino Unido o idioma oficial é o inglês. Cada um dos países têm seu próprio adjetivo pátrio, mas quando se fala em Reino Unido todos são chamados de britânicos. E, por fim, cada país tem sua própria bandeira, mas quando se fala em Reino Unido, a bandeira é uma só. 

Atualmente, o Estado é a sexta maior economia do mundo, com um PIB de 2,98 trilhões e um PIB per capita de 42.943 dólares em 2018. A sua zona de influência é maior na União Europeia, bloco econômico que reúne a maior parte dos países da Europa, e na Comunidade Britânica de nações (British Commonwealth), bloco composto pelas antigas colônias britânicas.

Intercâmbio é com a Intercultural

Está pensando em conhecer os países do Reino Unido? Conte com a Intercultural. Nós oferecemos desde o planejamento da viagem, até a aplicação de visto e passagens aéreas.

Além disso, há muitas opções de programas de intercâmbio, desde cursos de idiomas até uma graduação.

Entre em contato!

estudar-canada-banner