Data Representação de um calendário 01/03/2021

Mochilão pela Europa: a melhor aventura da sua vida!

O velho continente é perfeito para uma viagem de mochilão pela Europa! Veja dicas importantes para você viajar barato e com segurança pela Europa.

Fazer uma viagem internacional de mochilão pela Europa é o sonho de muitos viajantes aventureiros! Oferece uma experiência única de vivência internacional, com muita interação pessoal e boas surpresas pelo caminho.

Isto porque, como os países são muito próximos uns dos outros, é possível cruzar as fronteiras em questão de poucas horas. Assim, durante a viagem de mochilão pela Europa, é possível conhecer muitas culturas e pessoas diferentes, todos os dias! O maior barato!

Assim, a viagem de mochilão pela Europa é uma excelente opção para viajar barato e conhecer muitos países e culturas interessantes, com segurança, flexibilidade e possibilidade de interagir intensamente com a população local, aprimorando ainda mais o seu inglês!

Viajar pela Europa

Como o continente é praticamente todo interligado por via terrestre, o deslocamento pode ser feito de forma segura por carro, ônibus, trem, bicicleta ou a pé, o que simplifica e, eventualmente, diminui as despesas na viagem. 

Isto porque, a partir da criação da Zona do Euro, os países europeus vêm investindo muito na melhoria da infraestrutura de todas as nações, construindo e melhorando ferrovias, estradas, portos e aeroportos, facilitando o trânsito de pessoas entre eles.

O Tratado de Schengen foi outra medida facilitadora que liberou a necessidade de visto de entrada, entre vários países do bloco, o que é ótimo para uma viagem de mochilão pela Europa

Portanto, como brasileiro, você não precisa de visto para ingressar (e permanecer por até 90 dias) na maioria dos países europeus. Entretanto, por segurança, vale a pena conferir junto à Embaixada ou consulados do(s) país(es) antes de embarcar!

Além disso, a adoção de uma moeda comum (Euro) também facilitou as viagens no continente, pois acabou com a necessidade do câmbio de dinheiro quando da entrada em cada país diferente e, de certa forma, “padronizou” os valores das coisas e dos serviços.

Mochilão pela Europa

Em resumo, o continente europeu é um dos mais antigos e desenvolvidos do mundo e, sem dúvida, possui muita história, cultura, gastronomia, arte, entretenimento e natureza que merecem ser visitados, por cada um de nós, pelo menos uma vez na vida!

E possui uma incrível infraestrutura de transportes que viabiliza viagens seguras, rápidas e pontuais para quase todos os lugares. 

Então, vamos te dar algumas dicas importantes para você organizar a sua viagem de mochilão pela Europa e viajar barato, de forma segura e com um custo bem acessível.

Dicas para mochilão pela Europa

Sozinho ou acompanhado? 

Decida como prefere se aventurar pela Europa! Sozinho, você sempre terá maior flexibilidade e facilidade para conseguir os melhores “deals” na última hora, em passagens e ingressos para atrações, pois “sempre” fica um lugar sobrando e você pode barganhar o valor.

Por outro lado, não é todo mundo que gosta (ou consegue) ficar sozinho muito tempo. Um(a) companheiro(a) de viagem é sempre bom para dividir alegrias ou dar apoio nas dificuldades…

Planeje o roteiro com antecedência

Em primeiro lugar, prefira destinos próximos entre si e mais baratos, onde você não perderá muito tempo em deslocamento e poderá ficar mais tempo. Leve em conta o clima e a estação do ano, pois você não quer caminhar sob fortes chuvas e nevascas… 

work-travel-banner

Em seguida, pesquise os atrativos turísticos, a gastronomia, a cultura, os costumes, a legislação local, os aspectos geográficos, distância e o tempo para chegar, assim como o custo de vida local para turistas. 

Nesse sentido, para viajar barato, procure por atividades gratuitas e datas quando há gratuidade na entrada de algumas atrações, como museus e galerias de arte. 

Priorize a utilização do transporte público, que, de uma forma geral, é seguro e de ótima qualidade. Dá para economizar uma boa grana!

Prepare a documentação

Verifique a necessidade do visto de entrada. Além disso, alguns países podem exigir ainda o Certificado Internacional de Vacinação, uma declaração de bens, um atestado médico, um seguro de viagem, dentre outros documentos. Atenção! Você não quer ser barrado no baile!

Outra dica legal é digitalizar todos os seus documentos: identidade, carteira de motorista, passaporte, comprovantes de seguro, certificado de vacinação, atestados, dentre outros, e armazená-lo na nuvem, numa eventualidade de perda ou roubo durante a viagem.

Utilize mochila, roupas e calçados adequados

Escolha uma mochila de boa qualidade, que vai aguentar por todo o percurso, impermeável, com tamanho suficiente para a sua bagagem “light” e compartimentos separados. Porém, não exagere na sofisticação! Prefira um modelo leve, resistente e que não chame muita atenção.

Geralmente, caminha-se muito nas viagens de mochilão, por isso, é fundamental levar na mochila somente o essencial. Mas não esqueça boné, óculos escuros, água, protetor solar e capa de chuva.

Evite levar muitas peças de roupas e itens pesados. Lembre-se de vestir roupas e calçar sapatos adequados às condições climáticas e ao terreno. Tênis e botas são os mais indicados. Assim como bonés e camisas com proteção UV para ambientes muito ensolarados.

Atenção: se vai comprar um calçado novo para levar, utilize-o por um tempo antes da viagem, para amaciar, acostumar os pés e evitar bolhas!

Fique alerta

Embora a Europa seja, na sua maioria, bem mais segura para viajar do que o Brasil, nas cidades mais turísticas, há muitos pequenos furtos de carteiras, câmeras, celulares e mochilas! 

Então, fique sempre atento ao ambiente em seu entorno e leve documentos e (pouco) dinheiro em pochetes junto ao corpo. Prefira cartões de débito ou crédito.

Por último, você pode utilizar, ainda, diversos aplicativos e sites para viajar barato no seu mochilão pela Europa, que ajudam a reservar passagens e hospedagem, alugar carros, traduzir o idioma e converter medidas, informações sobre clima, roteiros, dentre outras funcionalidades. 

Apps e sites para viajar barato

  • Airbnb
  • Around Me
  • Google Trips
  • Google Translator
  • Sygic Travel Maps
  • Trip Advisor
  • Triplt
  • Waze
  • Weatherbug
  • Worldpackers

Afinal, após todas essas dicas, você já pode organizar sozinho o seu mochilão para a Europa

Porém, a Intercultural tem uma equipe especializada, pronta para te auxiliar em tudo o que você precisa saber! Clique aqui e conte com a gente para esta grande aventura de vida!

estudar-canada-banner