Data Representação de um calendário 16/03/2022

Morar na Alemanha: 5 dicas para viver no país europeu

Morar na Alemanha é o sonho e a realidade de muitos brasileiros. Neste artigo, trouxemos 5 dicas para morar na Alemanha. Confira!

Cada vez mais brasileiros têm o sonho de morar na Alemanha – e não é difícil entender a razão. Afinal, o país possui uma excelente qualidade de vida e oferece muitas oportunidades de estudo e trabalho.

Se você tem o desejo de morar na Alemanha, mas não sabe por onde começar a se planejar, fique tranquilo! Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas sobre como viver nesse país tão rico em cultura e história.

Então, continue a leitura e descubra como morar na Alemanha é uma possibilidade e tanto para sua vida pessoal, acadêmica e profissional!

Por que morar na Alemanha?

Apesar de não ser um dos primeiros países buscados por brasileiros que desejam morar no exterior, a Alemanha é uma excelente opção a ser considerada.

Isso porque um intercâmbio na Alemanha te dará a chance de viver em um país com uma das economias mais sólidas do mundo, com boas oportunidades de emprego e estudo.

Além disso, o governo alemão conta com políticas sociais que visam integrar os estrangeiros na cultura local.

Mas é preciso estar preparado para enfrentar os desafios.

Então, é importante conhecer as burocracias do país e os seus direitos e deveres como imigrante. Também é fundamental obter o visto e as documentações corretas antes de desembarcar em solo alemão.

Tendo isso em mente, confira a seguir algumas dicas para viver bem no país!

5 dicas para viver na Alemanha

Como dissemos, o planejamento é essencial para que você possa viver na Alemanha com tranquilidade, desfrutando de toda a segurança, qualidade de vida e oportunidades que o país oferece.

Algumas dicas para se organizar são:

1. Solicite o visto com antecedência

A primeira dica aqui é solicitar o visto ainda no Brasil, para que você desembarque na Alemanha com tranquilidade.

banner-diplomas-exterior

Algumas das possibilidades de visto são:

  • Estudos (de cursos de alemão até a pós-graduação);
  • Trabalho (de especialistas até freelancers);
  • Busca de emprego;
  • Casamento;
  • Aposentadoria;
  • Investimento;
  • Reunião familiar.

Lembre-se: cada caso é um caso. Por isso, informe-se no consulado alemão sobre o melhor tipo de visto para os seus objetivos.

2. Escolha a cidade

Cada um dos 16 estados da Alemanha tem características únicas. Até mesmo entre as cidades existem grandes diferenças, principalmente no que diz respeito ao custo de vida.

Berlim, por exemplo, é uma cidade repleta de diversidade cultural e com custo de vida relativamente baixo em comparação com Munique ou Frankfurt. Hamburgo e Colônia também são ótimas opções.

Uma agência de intercâmbio pode te ajudar a escolher a melhor cidade para você morar na Alemanha.

3. Aprenda o idioma

Não é obrigatório saber alemão para conseguir viver no país, mas certamente esse é um ótimo diferencial, que pode facilitar seu tempo de estadia.

Se você estiver buscando uma oportunidade de emprego, o conhecimento no idioma pode abrir algumas portas no caminho.

4. Contrate um seguro saúde

Um ponto fundamental sobre morar em terras germânicas é o fato de que o país não possui sistema público de saúde.

Os cidadãos devem, obrigatoriamente, contratar seguros de saúde (públicos ou privados), que cobrem visitas a médicos e internações. O custo é de cerca de 40 euros por mês, por isso é importante estar preparado financeiramente.

5. Prepare-se para o clima

O clima na Alemanha é bem definido, com as estações do ano bem marcadas. Assim, no verão as temperaturas são altas e no inverno será bem frio.

Além disso, é importante destacar que, no outono e inverno, os dias são curtos, com cerca de 8h de luz somente. Mas não se preocupe, pois a maioria das casas e comércios estão preparados para aguentar as baixas temperaturas.

Vá morar na Alemanha com a Intercultural!

E aí, ficou com ainda mais vontade de morar na Alemanha?

A boa notícia é que a Intercultural é especializada em intercâmbios de estudo e trabalho e pode te ajudar a encontrar o melhor programa para você se mudar para o país. Entre em contato conosco e saiba mais!