Data Representação de um calendário 23/02/2021

Conheça os países do Mercosul, fundadores do Bloco.

Veja os países do Mercosul na atualidade: Estados Partes e Associados. Entenda o que é o Bloco Econômico do Mercosul e como ele afeta a sua vida.

Idealizado ainda no fim da década de 1980, o Mercosul é uma iniciativa de integração política, cultural e econômica da América Latina. Foi oficialmente criado a partir da assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, pelos então fundadores países do Mercosul.

Assim, o Tratado de Assunção estabeleceu um modelo de profunda integração para a criação de um mercado comum, com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos, além de adoção de uma política comercial comum entre os países do Mercosul.

Os países do Mercosul, fundadores e que são considerados Estados Partes do bloco, são o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. A Venezuela aderiu ao bloco em 2012, com o mesmo status, mas está temporariamente suspensa. 

O Mercosul é considerado um bloco econômico e tem como principal objetivo promover a integração política, econômica e social dos países da América do Sul. Assim como, garantir a democracia tanto nos países fundadores, como nos países associados ao Mercosul.

Além disso, o Tratado também propõe a consignação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), para uniformizar as relações tarifárias entre os membros do bloco e os demais países.

Para aderir ao Bloco, o país deve comprovar que tem um governo democrático. Caso contrário, pode sofrer suspensões temporárias ou permanentes, como já ocorreu com o Paraguai, em 2012, e com a Venezuela, em 2017. 

Países do Mercosul

O bloco é formado pelos países fundadores, chamados por Estados Partes e pelos países associados ao Mercosul, chamados de Estados Associados. 

Os primeiros possuem poder de discussão e voto e os últimos, somente participam das discussões, sem poder decisório de voto. Nesse sentido, os países do Mercosul estão divididos em:

Estado Partes 

  • Argentina
  • Brasil
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Venezuela (temporariamente suspensa)

Estados Associados

  • Chile
  • Colombia
  • Equador
  • Guiana
  • Peru
  • Suriname

A Bolívia encontra-se em processo de adesão ao Bloco, como um dos países associados ao Mercosul (Estado Associado).

Dados do Mercosul

Os 5 países fundadores ocupam uma área territorial de 12,8 milhões de km², o equivalente a 3 vezes a da União Europeia.

Seus países abrigam aproximadamente 69,5% da população sul-americana, ou seja, cerca de 289 milhões de habitantes.

work-travel-banner

Possui cerca de 76% do PIB de toda a América do Sul. Em conjunto, os países do Bloco somariam cerca de US$ 3,7 trilhões.

A sede oficial do Mercosul está localizada em Montevidéu, a capital do Uruguai.

O lema oficial do Bloco é: “Nosso Norte é o Sul”.

Os idiomas oficiais do Mercosul são o Espanhol, o Guarani e o Português.

Mercosul e a vida das pessoas

Para os cidadãos dos Estados Partes, o Bloco vem criando facilidades nos aspectos práticos do seu dia-a-dia, com a criação de normas para direitos e benefícios. Dentre as quais, podemos citar:

Acordo sobre Documentos de Viagem – define que os cidadãos dos Estados Partes e Associados não precisam de passaporte, nem visto para transitar pela área do Bloco. Basta portar a carteira nacional de identidade com foto.

Acordo de Residência – concede direito à residência e ao trabalho para os cidadãos dos Estados Partes e Associados. 

Acordo Multilateral de Seguridade Social – permite que trabalhadores migrantes tenham acesso aos benefícios da seguridade social, desde que contabilizado o tempo de serviço em outro Estado Parte.

Integração Educacional – possibilita a revalidação de diplomas, certificados, títulos e reconhecimentos de estudos nos níveis fundamental, médio e pós-graduação. Além dos Sistemas de Acreditação Regional de Cursos de Graduação e Mobilidade. 

Estatuto da Cidadania – aprovado em 2010, busca ampliar e consolidar os benefícios e direitos para os cidadãos dos Estados Partes.

Então, agora que você conhece mais sobre o Mercosul, suas facilidades e sua importância política e econômica, que tal aprender ou aprimorar o seu espanhol? Lembre-se que o idioma é um dos mais falados no mundo, sobretudo nos Estados Unidos!

A Intercultural Intercâmbio possui programas incríveis, com condições imperdíveis, para estudar espanhol nos países do Mercosul! Fale hoje mesmo com nosso consultor!

estudar-canada-banner