Data Representação de um calendário 17/02/2021

Viagem internacional: Planejando a sua primeira viagem

Conhecer novos destinos é maravilhoso. Agora para que a sua viagem internacional seja livre de preocupações, confira essas dicas.

Você está planejando a sua primeira viagem internacional? Seja uma viagem a turismo ou de intercâmbio cultural, planejamento é essencial!

Certifique-se de seguir o checklist abaixo para que a sua viagem internacional seja a realização de um sonho.  

Então, partiu arrumar a mala e aproveitar a viagem internacional do jeito que você merece: livre de preocupações!

Passaporte

A emissão de um passaporte deve ser o primeiro passo para planejar a sua viagem internacional. Em primeiro lugar porque, dependendo da demanda do posto da Polícia Federal da sua região, pode levar dias ou semanas para conseguir agendar a entrevista presencial. Do mesmo modo, se a categoria estiver em greve, pode levar até mais tempo. 

Em segundo lugar, o passaporte para maiores de 18 anos tem duração de 10 anos, então, neste caso, é bom adiantar este tema o quanto antes sem medo do passaporte expirar até a sua viagem. Mostramos neste texto aqui o passo a passo para emitir um passaporte.

Agora, se você já tem um passaporte em mãos, certifique-se que ele não está prestes a vencer. Alguns países exigem que o passaporte tenha validade de 6 meses além da data em que o viajante vai sair do país. Já outros, basta que o passaporte esteja válido durante o período de estadia no país.

Na dúvida, aconselhamos que você cheque as condições do seu destino no site do consulado ou da embaixada. 

Por fim, se a sua viagem internacional é dentro do Mercosul, não há necessidade de passaporte. Apenas o documento de identidade (RG) emitido nos últimos 10 anos já é o suficiente. 

8 países onde brasileiros NÃO precisam de passaporte:

  1. Argentina
  2. Bolívia
  3. Chile
  4. Colômbia
  5. Equador
  6. Paraguai
  7. Peru
  8. Uruguai

Passagem aérea

Como mencionado anteriormente, a emissão do passaporte pode levar dias ou semanas, tudo depende da demanda do posto policial e, em casos extremos, de greve da categoria. 

Na dúvida, é aconselhável ter em mãos o passaporte para então comprar as passagens aéreas. Isso porque remarcar passagens aéreas, além de desagradável, pode representar um custo a mais. 

Uma dica para conseguir passagens baratas é usar as ferramentas de comparação de preços, como o Skyscanner e o Google Flights.

work-travel-banner

Estes sites, inclusive, possuem uma função de “alerta de preços”. Você estipula um preço e, se as passagens aéreas alcançarem este preço ou inferior, você recebe um alerta no seu e-mail. E então, é correr para comprar!

Por fim, para viagem internacional a turismo, sempre compre passagem aérea de ida e volta. Isso porque, para passar pela imigração, você precisa apresentar uma “prova de saída”.

Visto

Há diversos tipos de visto, dependendo do objetivo da sua viagem. Se você está viajando a passeio, o primeiro passo é certificar a exigência de visto para brasileiros. 

É importante destacar que, se você tem uma conexão nos Estados Unidos, o visto americano é obrigatório, mesmo que você faça apenas uma parada no aeroporto dos EUA até o seu destino final.

As regras, documentos exigidos e valores para retirada do visto variam de acordo com o país de destino. O melhor é se informar especificamente sobre o seu destino.

Certificado Internacional de Vacinação

Não menos importante está a emissão da Carteira Internacional de Vacinação. Assim como o passaporte, é um documento extremamente importante e obrigatório, pois, sem ele, a entrada no país de destino não é permitida.


A exigência mais comum é a vacina contra a febre amarela. É preciso tomar a vacina até 10 dias antes de viajar, pois este é o período mínimo necessário para que ela tenha efeito. 

Entretanto, países podem, ainda, exigir vacinação contra outras doenças além da febre amarela, como sarampo, malária, tifo, tuberculose, dentre outras enfermidades.

Saiba como retirar o seu certificado internacional de vacinação aqui

Viagem internacional é com a Intercultural.

A Intercultural faz tudo para o seu intercâmbio cultural. Conte conosco para:

  • Entender seu perfil e encontrar o melhor programa.
  • Passagem aérea.
  • Aplicação de visto.
  • Matrícula na escola.
  • Acomodação.
  • Transfer.
  • Seguro viagem internacional.
  • Câmbio e cartão moeda.

E muito mais. Agende a sua viagem internacional agora mesmo! Entre em contato conosco.

estudar-canada-banner