Data Representação de um calendário 14/04/2021

5 dicas para arrumar mala de viagem: o que levar na bagagem?

Arrumar mala de viagem nem sempre é uma tarefa fácil. Leia o artigo e confira 5 dicas para arrumar mala de viagem de forma mais prática!

Viajar é, sem dúvida, um dos melhores investimentos que podemos fazer para nosso crescimento pessoal e profissional. E, se você está se preparando para turistar ou estudar fora, mas ainda não conseguiu arrumar mala de viagem, nós vamos te ajudar!

Este artigo vai apresentar dicas valiosas para arrumar mala de viagem, otimizar o espaço e não esquecer nada!

Afinal, arrumar mala de viagem é uma atividade que exige planejamento e atenção. Para não correr o risco de deixar nada para trás, nem superlotar a bagagem, confira as 5 dicas incríveis que preparamos para você!

1. Colete informações para arrumar mala de viagem

Antes de mais nada, para garantir uma mala organizada e funcional, é preciso se planejar muito bem antes de começar a colocar as roupas na bagagem.

Por exemplo, você vai precisar conhecer o clima e a cultura do país para onde está indo, se é quente ou faz frio, se chove muito.

Também é fundamental entender os costumes locais e hábitos de vestimentas (principalmente no que tange aos aspectos da religião local), por exemplo.

Além disso, a quantidade de coisas que você vai levar ao arrumar mala de viagem também vai depender da duração e das atividades que você vai realizar durante a jornada.

Neste caso, é válido montar uma lista com todos os itens indispensáveis para sua viagem.

Assim, as viagens a negócios vão exigir roupas mais formais, seus equipamentos e acessórios para que você possa trabalhar, como laptop, agendas e documentos.

Por outro lado, se você está saindo de férias, vai querer levar roupas mais descoladas e propícias para as atividades de lazer. Então, não podem faltar itens como roupas de banho, de ginástica, tênis para esportes, chinelos, dentre outros acessórios para garantir a diversão e o descanso necessários.

Ainda, é de grande importância considerar a possibilidade de imprevistos, como se machucar ou ficar doente. Por isso, não se esqueça de levar aqueles artigos essenciais que você usa no dia a dia, remédios de uso contínuo e um kit de primeiros socorros.

Entretanto, o mais importante é arrumar mala de viagem de forma que você não esqueça nada e que consiga levar e trazer de volta tudo o que quiser.

Assim como o planejamento, a arrumação dos artigos na mala é fundamental para facilitar o acesso aos itens dentro dela.

É aí que entram algumas questões muito importantes, que vamos falar a seguir!

2. Entenda como organizar uma mala de viagem

É claro que cada pessoa tem o seu próprio processo para arrumar mala de viagem, mas existem algumas dicas que podem facilitar este momento.

Separar tudo em cima da cama antes de colocar na mala e levar uma bolsa dobrável são dois bons exemplos disso, como vamos mostrar adiante.

Confira!

Separe tudo antes de colocar na mala

Depois de fazer a programação diária (mentalmente ou no papel), você saberá de forma mais certeira o que levar na mala. E aí, você já deve estar ansioso para colocar tudo no lugar, certo?

Mas vá com calma! Antes de ir dobrando as roupas para guardar na mala, a dica é separar todas as peças, calçados e acessórios que deseja levar.

Monte os looks e combinações da forma como pretende usar. Neste momento, lembre-se que não precisa levar uma muda de roupa por dia. Escolha peças que combinam entre si, assim você pode usar a mesma parte de baixo com duas blusas diferentes, por exemplo.

Deixando tudo à vista, você consegue identificar se tem alguma peça repetida ou se algum item essencial está faltando. Esta é a hora de rever tudo e ajustar o que for necessário.

Deixe espaço vazio e leve uma bolsa dobrável dentro da mala

Pouca gente consegue voltar de viagem com a mala pesando a mesma coisa do que quando saiu de casa.

Lembrancinhas para a família, aquelas compras porque estavam na promoção… sempre tem algo a mais para colocar na bagagem na hora de retornar.

work-travel-banner

Por isso, para não correr o risco de ter que pagar excesso de bagagem, o ideal é deixar um espacinho a mais na hora de organizar as coisas.

Por outro lado, se o intuito da viagem é justamente fazer compras, é importante estar prevenido para o caso de os itens não caberem na mala principal e você não ter que sair correndo durante o passeio para comprar outra.

Então, separe uma daquelas bolsas tipo academia, bem levinha – e coloque em qualquer cantinho. Não custa prevenir, não é?
Por isso, na hora de arrumar mala de viagem, considere essas possibilidades!

Planejamento, organização e execução!

Agora, confira algumas dicas práticas sobre como organizar uma mala de viagem!

  1. Procure optar por levar roupas mais leves, que possam ser enroladas e não precisam passar.
  2. Coloque os maiores itens na mala primeiro, depois vá encaixando os menores.
  3. Se a sua mala tem rodinhas ou é do tipo carry on, procure colocar os itens mais pesados no fundo da mala, de forma que fiquem mais embaixo e facilitem o equilíbrio quando você estiver carregando.
  4. Envolva em sacos plásticos os itens que podem romper a embalagem e sujar a roupa dentro da mala, como shampoo, protetor solar, entre outros.
  5. Leve um saco plástico ou de pano, específico para colocar a roupa suja.
  6. Calçados e roupas íntimas devem estar embaladas dentro de sacos de tecido ou de plástico.
  7. Otimize espaço, colocando as meias dentro dos sapatos e os cintos nas paredes da mala, por exemplo. Viajar com o casaco mais pesado e o sapato que ocupa mais espaço também ajuda a poupar lugar na bagagem.

3. Leve uma bagagem de mão

Outra dica de ouro para quem quer uma mala organizada é: leve uma bagagem de mão!

Nela, você vai colocar documentos e demais itens de uso rotineiro e que serão necessários para viagem, principalmente no deslocamento em aeroportos. Carregadores, guloseimas, livros, lenços de papel, casacos – é conveniente ter tudo isso ao alcance das mãos.

Além disso, é muito importante colocar na bagagem de mão uma muda extra de roupa. Isto porque, se o voo atrasar ou for cancelado e você precisar dormir em algum hotel no meio do caminho, é um alívio ter uma roupa limpinha para trocar!

4. Saiba o que levar na mala para sua viagem internacional

Acima de tudo, a dica fundamental na hora de arrumar mala de viagem é o lema travel light! Ou seja, não leve muita bagagem.

Lembre-se que, quase sempre, você poderá lavar as roupas sujas no destino. Mas avalie este custo também!

Ainda, é preciso verificar junto à companhia aérea os itens permitidos para levar na bagagem de mão em viagens internacionais. Por exemplo, você NÃO pode levar na bagagem de mão:

  • Armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo);
  • Dispositivos de eletrochoque;
  • Líquidos, cremes (como pasta de dente) e géis em embalagens maiores do que 100ml;
  • Aerossóis (como desodorantes), spray de pimenta;
  • Objetos pontiagudos ou cortantes, como: facas, estiletes e lâminas de barbear (excluindo aparelho de barbear em cartucho);
  • Lixas de unha, tesouras, alicates, pinças;
  • Ferramentas de mão de obra;
  • Tacos de beisebol e tacos de sinuca.

Como dissemos, não é permitido transportar na bagagem de mão recipientes com líquidos com mais de 100ml em voos internacionais.

Mas como toda regra tem exceções, existem algumas situações em que isto é permitido:

  • Remédios: com receita médica que certifique a necessidade de uso durante sua viagem, considerando as horas de voo e conexões;
  • Alimentos infantis: sempre que você viajar com bebês ou crianças;
  • Alimentos dietéticos: para seu uso durante o voo e em quantidade condizente com o tempo de duração da viagem. Nesse caso, é possível que você precise demonstrar sua autenticidade.

E, ainda, é ESTRITAMENTE PROIBIDO levar, em qualquer quantidade como bagagem de mão ou despachada no avião, os seguintes itens:

  • Líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, gás comprimido;
  • Skates elétricos (hoverboards, monociclos, mini-segways etc) alimentados com baterias de íons de lítio;
  • Isqueiros.

5. Fazer a revisão final é fundamental na hora de arrumar mala de viagem

Antes de fechar a mala, confira os itens com a lista que você preparou lá no início. Procure visualizar e identificar os itens dentro da mala na medida em que você vai conferindo na relação escrita.

Por fim, após checar todos os itens dentro da mala, faça um exercício de desprendimento e retire algumas peças de roupa que você não precisa tanto assim. Afinal, aquele salto é mesmo necessário? E aquele casaco que ocupa tanto espaço, não pode ser substituído?

Desta forma, você vai deixar a bagagem mais leve e abrir espaço para novas peças adquiridas durante a viagem!

Conte com a Intercultural para auxiliar na sua próxima viagem!

Planejar uma viagem, especialmente para intercâmbio, não é uma tarefa fácil. Mas isso também não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Com uma boa dose de planejamento e organização, é possível realizar este que é um dos maiores objetivos de muita gente!

Então, esperamos que você tenha curtido as super dicas para arrumar mala de viagem!

Agora só falta você falar com nossa equipe de consultores e agendar o seu intercâmbio para estudar no exterior! Você já sabe como preparar a bagagem, não é mesmo?!

Referências

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros/bagagem

https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/o-que-posso-transportar

estudar-canada-banner