Data Representação de um calendário 26/04/2021

Planejamento de viagem: garanta o sucesso da viagem!

Entenda a importância e como fazer o seu planejamento de viagem. Conheça os principais itens para a organização de viagem internacional.

Viajar é, sem dúvida, um dos melhores investimentos que podemos fazer em nós mesmos. Tanto para lazer, estudos ou para trabalho, as viagens proporcionam grande aprendizado! Dessa forma, para evitar imprevistos, sempre faça um planejamento de viagem!

O planejamento de viagem vai te ajudar a preparar o roteiro, identificar o valor necessário para a jornada, definir o que fazer e o que não fazer, preparar a documentação, arrumar as malas, dentre outras atividades importantes.

Nesse sentido, o planejamento de viagem é fundamental para o sucesso da sua trip! Principalmente se for uma viagem internacional, para um destino desconhecido e por um longo período.

Então, neste artigo, vamos comentar mais sobre o planejamento de viagem e te dar algumas dicas para você se preparar antes daquela super viagem de intercâmbio para estudar e trabalhar no exterior, por exemplo. 

Geralmente, os programas de intercâmbio são organizados por agências especializadas, como a Intercultural Intercâmbio, que têm ampla experiência no envio de estudantes para estudar fora e, assim, está preparada para te dar toda a orientação, garantido o sucesso total!

De qualquer forma, mesmo com a nossa valiosa ajuda, durante a organização de viagem, você precisa tomar algumas decisões importantes que somente você pode fazer. Então, planeje-se com antecedência!

Em seguida, então, vamos pontuar os principais pontos para você incluir no seu planejamento de viagem para o exterior e garantir uma experiência maravilhosa fora do país. 

Mas lembre-se que estaremos sempre ao seu lado para auxiliar no que for preciso para você ter uma experiência incrível no exterior! Conte com a galera da Intercultural para te ajudar no planejamento de viagem! 

Planejamento de viagem – principais pontos

  • Objetivo da viagem
  • Destino e período da viagem
  • Definição do roteiro (atividades, atrações etc.) durante a viagem
  • Definição dos serviços utilizados (transporte, hospedagem, escola)
  • Identificação do custo e orçamento disponível para a viagem
  • Verificação da documentação exigida
  • Preparação da bagagem

Objetivo da viagem

Em primeiro lugar, você precisa conhecer o seu objetivo para a viagem, ou seja, se você quer  estudar, trabalhar ou, simplesmente passear e se divertir. A partir desta escolha inicial, você seguirá com o planejamento da viagem focado no objetivo.

Destino e período da viagem

Em segundo lugar, você deve escolher o destino e a época do ano que poderá viajar. Avalie os destinos de acordo com o seu perfil pessoal e as oportunidades nele oferecidas, sobretudo se for uma viagem para estudar e trabalhar.

Além disso, organize o seu calendário de viagem com data de ida e de retorno. Escolha o país e a melhor estação do ano para você. Por exemplo, ir para a Califórnia no verão ou para Inglaterra no inverno; frio e neve ou sol e praia?

work-travel-banner

Definição do roteiro e serviços utilizados

Após decidir pelo destino e pelo período da viagem, pesquise as características do lugar, as atrações naturais, históricas, culturais e as atividades disponíveis. Separe aquilo que te interessa e que você quer conhecer, como museus, bares, parques etc.

Em seguida, verifique os principais serviços que vai utilizar durante a viagem, como alimentação, meios de transporte (avião, navio, trem, ônibus, carro alugado, dentre outros) e a hospedagem (hotéis, hostels, casas de família, residências estudantis, dentre outras).

Além disso, se você vai estudar fora, defina a modalidade e a duração do curso (idiomas, profissionalizante, graduação ou pós-graduação) e a escola onde vai estudar.

Identificação do custo e do orçamento 

A partir destas definições preliminares, você pode identificar as principais despesas da viagem e elaborar um orçamento que caiba no seu bolso. 

Nesse sentido, você pode considerar a possibilidade de trabalhar no exterior durante o seu curso e, com isso, ajudar a bancar os custos da viagem. Mas não conte somente com isso!

Verificação da documentação exigida

Com a viagem praticamente toda planejada, chegou a hora de verificar os requisitos legais para ingressar no país estrangeiro. Atenção! Lembre-se de verificar a validade do seu passaporte!

Então, nesse momento, você vai providenciar a documentação necessária para tirar o visto, quando aplicável. Atualmente, o Brasil mantém um acordo com cerca de 150 países, onde os brasileiros não precisam de visto para ingressar. 

Entretanto, alguns destinos mundiais mais concorridos ainda exigem o visto para entrar, como Austrália, Estados Unidos e Japão.

Em relação à escola, veja quais os procedimentos e documentos necessários para a inscrição no curso selecionado. Dependendo da modalidade do curso, como graduação e pós-graduação, você precisará de um tipo específico de visto de estudante. Certifique-se!

Arrumar as malas

Por fim, o planejamento de viagem deve incluir os últimos preparativos para viajar, como arrumar as malas! Veja como é a política de bagagens na cia. aérea escolhida, assim como, a política de entrada de alguns itens no país destino.

A partir daí, com foco no seu objetivo inicial estabelecido e de acordo com o seu planejamento, escolha o que vai levar, mas procure não levar muita coisa, lembre-se: travel light & enjoy hard!

Agora que você já conhece os principais itens para o planejamento de viagem, contate nossa equipe de especialistas em viagens internacionais para te dar ainda mais dicas sobre como organizar a melhor viagem da sua vida! Vem com a gente!

estudar-canada-banner