Data Representação de um calendário 18/01/2021

Razões para investir em uma pós-graduação no exterior

Em um mercado de trabalho tão competitivo, graduação não é mais o suficiente. Entenda se vale a pena fazer uma pós-graduação no exterior.

Foi-se o tempo em que um diploma de graduação era o suficiente para garantir um lugar no mercado de trabalho. Para destacar-se profissionalmente é preciso ir além. Assim, a pós-graduação no exterior é uma ótima alternativa. 

Tem muitos destinos e universidades diferentes para quem deseja fazer uma pós-graduação no exterior.

Se você está se perguntando se pós-graduação no exterior vale a pena, a gente te mostra os principais motivos a seguir:

Crescimento pessoal e profissional 

Fazer uma pós-graduação no exterior não é sinônimo apenas de adquirir conhecimento aprofundado em uma área especializada. O desenvolvimento pessoal adquirido nessa empreitada é igualmente importante. Sendo assim, uma estratégia mais do que eficaz para encontrar essa vivência.

Afinal, essa é uma experiência que oferece a oportunidade única de enriquecer as experiências culturais e sociodemográficas do aluno, deixando-o mais preparado e com uma visão de mundo até então desconhecida.

Oportunidade perfeita para aprender idiomas

Provavelmente, você considerou uma pós-graduação no exterior para melhorar suas perspectivas de emprego, não é mesmo? Pois saiba que viver em um país estrangeiro é uma oportunidade única para aprender a língua local. O que, além de trazer enriquecimento pessoal, também se torna uma adição inestimável no currículo.

Mas, se você sente que não atingiu o nível de proficiência exigido pela universidade, não se preocupe. Você pode se preparar no Brasil fazendo cursos preparatórios para o exame de proficiência (TOEFL, IELTS ou Cambridge, dependendo da universidade). 

Ou ainda, você pode fazer um curso de idioma no próprio país de destino. Inclusive, existem cursos com enfoque mais acadêmico e te preparam para o ingresso na universidade. Desse modo, você ainda faz amizades com pessoas com objetivos similares ao seu. 

Vantagem competitiva ao chegar em casa


Estatisticamente, os alunos que escolheram uma pós-graduação no exterior têm acesso a mais oportunidades de emprego depois de se formarem. Assim, se você não está planejando morar e trabalhar em um país estrangeiro, estudar no exterior pode beneficiar sua futura carreira profissional depois que você voltar para casa.

Afinal, o processo de procura de emprego pode ser extremamente feroz e competitivo, principalmente para recém-formados sem experiência. 

work-travel-banner

No entanto, com uma formação internacional, sua vantagem competitiva é o que acabará impressionando os potenciais empregadores e o ajudará a se destacar entre uma multidão de concorrentes já altamente qualificados e adequados.

Caminho para residência

Ainda assim, se retornar ao seu país de origem não estiver nos seus planos, você pode ficar e começar uma nova vida fora. Para isso, é necessário consultar as regras de imigração de cada destino. 

Alguns países possibilitam aplicar para residência temporária pós-estudos, outros, residência permanente. Outra alternativa é buscar um empregador que lhe ofereça um sponsor, ou seja, um patrocínio. 

Muitos jovens cientistas que se destacam em seu ramo de atuação também são convidados pela universidade a permanecer no país, mesmo que temporariamente, para avançar com as pesquisas locais.  

Algumas das modalidades de pós-graduação são:

  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-doutorado
  • Especialização
  • MBA

Confie a sua pós-graduação no exterior com quem entende do assunto. A Intercultural atua no mercado de intercâmbio desde 1995 e é especialista em tirar planos do papel. 

Temos diversos pacotes de intercâmbio. Um deles foi feito para você!

Entre em contato agora mesmo.

estudar-canada-banner