Data Representação de um calendário 08/02/2023

Prova SAT: como funciona a versão do ENEM dos EUA

A prova SAT é um teste de aptidão escolar usado pelas universidades americanas para candidatura na graduação. Leia o artigo e saiba mais sobre a prova SAT.

Scholastic Aptitude Test, em português, significa Teste de Aptidão Escolar, mas ele é conhecido mesmo como prova SAT.

A prova SAT é um dos exames mais comuns dos Estados Unidos, funcionando basicamente o nosso ENEM. Ou seja, é utilizado pelas universidades americanas em seus processos de admissão para graduação.

Quem administra a prova SAT é o College Board e o teste também pode ser chamado de SAT Reasoning ou SAT-I.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes a estrutura da prova mais importante para você cursar o ensino superior nos Estados Unidos.

Continue a leitura e confira!

O que é e como funciona a prova SAT?

O exame SAT é aplicado em escala nacional e, assim como o ENEM, ele é unificado, ou seja, é aceito em todas as instituições, fazendo parte do processo de admissão.

A prova tem como objetivo avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio do aluno em relação a três áreas: matemática, linguagem e interpretação de textos e escrita.

A nota máxima do teste é 2.400, sendo dividida entre 3 sessões de 800 pontos.

O aluno que faz 1.600 pontos na prova SAT tem uma nota considerada muito boa. Já quem alcança 1059 pontos consegue uma nota considerada média.

O exame SAT tem um tempo para ser entregue. Incluindo o Essay, o tempo máximo da prova é de 3 horas e 50 minutos.

Veja abaixo como funciona a estrutura da prova.

Evidence-based (Reading & Writing) – 100 minutos

  • Reading – 65 minutos: 52 questões
  • Writing – 35 minutos: 44 questões

Mathematics – 80 minutos: 45 questões de múltipla escolha e 13 questões discursivas

  • Math (Não é permitido uso de calculadora) – 25 minutos
  • Math (Permitido uso de calculadora) – 55 minutos

Essay

Esta seção da prova SAT é opcional e realizada no mesmo dia. Mas só pode ser feita depois das seções que citamos acima serem realizadas.

  • Essay – 50 minutos – 1 evidence-based essay (analisar uma fonte).

Cálculo da nota da prova SAT

Cada seção da prova SAT vale entre 200 e 800 pontos, e o seu resultado final na prova pode variar entre 600 e 2.400 pontos.

O exame é composto por questões distribuídas entre os níveis fácil, médio e difícil. Porém, cada questão tem a mesma pontuação, independente do grau de dificuldade.

Hoje em dia, não tem problema “chutar” alguma resposta caso o aluno não saiba. Até 2016, era proibido o chute e os alunos eram até penalizados. Mas, após a mudança da estrutura do exame, você pode assinalar uma alternativa sem tanta certeza assim.

Quem avalia se um candidato foi bem ou mal no Scholastic Aptitude Test são as próprias universidades quando ele vai se candidatar.

Isso significa que, assim como no ENEM, ninguém é “reprovado” nesse exame.

O que pode acontecer se um aluno vai mal e tira uma nota baixa, é ter problemas na hora de se candidatar para alguma universidade.

Além disso, o processo de admissão envolve vários fatores e você terá várias outras oportunidades de mostrar o seu potencial e quem você é no seu “application”.

Saiba mais sobre a prova SAT com a Intercultural!

Se você pretende cursar o ensino superior nos Estados Unidos, saiba que uma das fases do processo de admissão é justamente a prova SAT.

Isso mesmo, até os estrangeiros devem realizar o exame e comprovar seus conhecimentos para entrar em uma universidade americana.

Por isso, é importante conhecer a estrutura do exame e se preparar para mandar bem!

Imagina só o peso que uma graduação internacional vai trazer para o seu currículo?

A Intercultural sabe muito bem disso e está mais do que preparada para te ajudar em todas as etapas, inclusive com informações sobre a prova SAT.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e dê um up na sua carreira!