Data Representação de um calendário 04/10/2016

Qual o nível do idioma ideal para fazer intercâmbio?

Qual nível de conhecimento devo ter no idioma antes de fazer intercâmbio?

Uma das melhores formas de se aprender um novo idioma é vivenciando a cultura de outro país, conhecendo pessoas e lugares diferentes. No entanto, quem faz essa escolha sempre quer saber qual é o nível de conhecimento que deve possuir na língua local antes de embarcar para o país escolhido.

Para esclarecer essa dúvida, acompanhe nossas dicas sobre o nível de conhecimento ideal para quem quer fazer intercâmbio!

Noções básicas do idioma do país

O primeiro passo para fazer intercâmbio é definir o país que você deseja visitar. Diante dessa decisão, procure conhecer algumas palavras e frases básicas no idioma local antes de embarcar, pois isso será importante para evitar alguns problemas de comunicação.

Aprenda, por exemplo, a perguntar sobre endereços e a pedir a sua refeição em um restaurante. Essas são noções iniciais que podem garantir que você consiga se virar antes de aprender o idioma com fluência.

Objetivo a ser alcançado durante a viagem

O objetivo comum das pessoas que escolhem esse modelo de viagem é aprender um novo idioma e presenciar uma cultura diferente. Sendo assim, as noções básicas já serão suficientes para começar.

Deixe para aprimorar as habilidades durante as aulas e no convívio com os moradores do país, pois a melhor forma de adquirir a fluência é pelo contato com nativos da língua.

Tempo disponível para fazer intercâmbio

Após definir o objetivo, é preciso avaliar qual é o tempo disponível para a viagem. Pessoas que trabalham costumam fazer intercâmbio no período de férias, e nesse caso, é preciso ter muita dedicação e comprometimento com o aprendizado do idioma, pois o tempo é curto.

Caso a intenção do intercambista seja a imersão em uma nova cultura, dominar apenas algumas expressões já é o suficiente para viver em outro país por um período curto de tempo.

Programa compatível com o objetivo

Escolher um programa de intercâmbio que tenha compatibilidade com o objetivo da viagem fará toda diferença no nível de conhecimento do idioma que o intercambista deve possuir.

Ao escolher um programa de especialização no exterior, é preciso ter um bom conhecimento e dominar as principais regras da língua para acompanhar as aulas e absorver o conteúdo aplicado. Agora, se o programa escolhido é para um trabalho temporário ou voluntário, o nível intermediário vai ajudar nos primeiros momentos e a fluência virá no contato diário com o idioma.

Investimento necessário depende do nível de conhecimento

O valor disponível para investir na viagem também terá impacto sobre o nível de conhecimento necessário para fazer intercâmbio. Um programa de um mês tem um valor bem mais acessível do que os mais longos. Se o objetivo é adquirir fluência, prepare-se para fazer um investimento maior e permanecer mais tempo no país.

Para os programas de trabalho voluntário, será preciso que o intercambista faça todo o investimento. Caso a escolha seja trabalhar no país, o investimento será compensado pela remuneração, e o contato com a língua ajudará na fluência.

Agora que você já sabe qual nível de fluência do idioma você deve ter antes de fazer intercâmbio, entre em contato com a Intercultural e planeje sua viagem!