Data Representação de um calendário 28/06/2022

Residência Estudantil: vantagens desse tipo de acomodação

Ter independência e liberdade são algumas das vantagens dessa acomodação. É isso o que você busca? Então conheça mais sobre a residência estudantil!

Essa é uma das opções de acomodação em um intercâmbio: residência estudantil. Assim como a conhecida “host family” ou casa de família, que também é uma alternativa de hospedagem para quem quer estudar no exterior.

Quem opta por se acomodar em residência estudantil no intercâmbio, geralmente preza pela liberdade. Embora existam algumas regras, uma vez que elas são necessárias para uma boa convivência entre os moradores, o estudante vive como se estivesse em sua própria casa. Ou seja, não tem horários já estabelecidos para sair, jantar e dormir, por exemplo.

A residência estudantil é, então, uma casa onde estudantes do mundo inteiro podem morar enquanto estudam. Essa casa pode ser escolhida pelas escolas ou pelas empresas de intercâmbio.

Se você está planejando o seu intercâmbio, mas ainda está em dúvidas de onde se acomodar, separamos algumas vantagens da residência estudantil para te ajudar com a escolha. Confira abaixo:

  • Independência/liberdade
  • Desenvolvimento pessoal
  • Localização
  • Networking
  • Troca cultural
  • Custo benefício

Vantagens da residência estudantil

Independência/liberdade

Como falamos acima, a residência estudantil é a acomodação em um intercâmbio que te oferece mais independência e liberdade em relação a uma casa de família.

Na casa de família, você terá que se adequar ao estilo de vida dos donos da casa. Afinal, toda família tem sua rotina, seus hábitos e suas regras. Então, você vai ter que segui-las para uma boa convivência.

Na residência estudantil, você mesmo cria sua rotina, seus hábitos, sai a hora que quiser, faz seus próprios horários. Ou seja, tem sua independência e liberdade.

Desenvolvimento pessoal

Complementando o tópico acima, a vantagem de ter essa independência é ter que aprender a como se virar sozinho em diversas situações, como ir ao mercado fazer compras, lavar suas roupas e preparar a sua própria comida.

Sem dúvidas, isso te ajuda a amadurecer e a se desenvolver como pessoa.

banner-dicas-viagem

Localização

A localização dessas residências podem variar, mas geralmente ficam em lugares bem centrais e de fácil acesso.

Outra grande vantagem é que muitas ficam dentro do próprio campus, e outras bem próximas às escolas ou a uma distância de 40 a 60 minutos.

Networking

Imagine que você vai estar cercado de pessoas do mundo todo: a possibilidade de fazer muitos amigos e desenvolver parcerias profissionais é grande!

Você pode conhecer alguém que esteja fazendo o mesmo curso e morando junto com você. A convivência pode gerar mais confiança e facilita que te recomendem para trabalhos em sua área.

Troca cultural

Complementando o tópico acima, morando com pessoas de diversos países, você também terá a oportunidade de conhecer as mais diversas culturas. Uma troca cultural e tanto para adicionar em sua bagagem!

Custo benefício

Quanto ao preço, se você escolhe um quarto duplo compartilhado com outros estudantes, seu intercâmbio pode ficar mais em conta. Isso porque o valor do quarto é dividido por dois – e os gastos com a casa (luz, água, alimentação) também.

A outra vantagem é que, por ficar dentro ou bem próximo do campus, você economiza com o transporte.

E aí, gostaria de estudar no exterior e se acomodar em uma residência estudantil? Entre em contato com a equipe Intercultural e planeje o seu intercâmbio!