Trabalho voluntário: ótima opção para aprimorar o inglês - Intercultural
Data Representação de um calendário 13/01/2021

Trabalho voluntário: ótima opção para aprimorar o inglês

Você gosta de ajudar as pessoas e quer melhorar o seu inglês? O trabalho voluntário proporciona opções incríveis de aprendizado!

As viagens para trabalho voluntário estão se popularizando muito no mundo nos últimos 10 anos. Vários países possuem programas interessantes de voluntariado que oferecem uma excelente oportunidade de aprendizado.

Além da melhoria do idioma, o trabalho voluntário proporciona oportunidades singulares de conhecer mais profundamente o destino e de experimentar a cultura local de forma mais realista, com grande interação com os moradores locais.

O trabalho voluntário é caracterizado pelas atividades realizadas para os habitantes mais necessitados do destino. Altruísta, o voluntário na maioria das vezes não recebe qualquer quantia e a finalidade é promover a melhoria da qualidade de vida alheia.

Na verdade, o viajante que participa de algum serviço voluntário deve arcar com todos os seus custos e precisa estar bastante comprometido com o cumprimento das atividades impostas durante o programa.

De uma forma geral, o voluntariado pode ser realizado em diversos países e incluem atividades que têm como o principal objetivo ajudar a melhorar a vida das pessoas, a proteger os animais e a preservar a natureza.

Há vários tipos de trabalho voluntário e, para facilitar o seu entendimento, vamos elencar quatro categorias / áreas de atuação principais das atividades voluntárias: ambiental, social, animal e saúde.

Tipos de trabalho voluntário

  • Ambiental
  • Animal
  • Social
  • Saúde

Ambiental

O trabalho voluntário na área ambiental é caracterizado pelas atividades que têm o objetivo de preservar a natureza e conservar/melhorar a qualidade do meio ambiente. 

Dessa forma, os programas na área ambiental podem incluir atividades educativas, de agricultura sustentável, manutenção, limpeza e monitoramento de áreas selvagens, coletas de organismos marinhos para pesquisas, etc.

Animal

Os programas animais de voluntariado são destinados à proteção, ao resgate e ao acolhimento, tratamento e atenção a animais ameaçados e/ou feridos pelas ações humanas ou por desastres naturais. 

As atividades do voluntariado animal podem ser: missões de resgate de animais ameaçados, campanhas de conscientização, vacinação e esterilização; mergulhos para monitoramento da vida marinha, auxílio em parques naturais, dentre outros.

Social

O voluntariado social é organizado para ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas mais carentes. Geralmente, são idosos, jovens e crianças em situação de abandono e risco iminente.

Nesse sentido, o voluntário pode atuar na reforma e renovação de casas populares, lecionando diversas matérias em escolas públicas, acompanhando e prestando assistência para idosos e crianças órfãs, dentre outras atividades.

Saúde

Na área de saúde, o foco é prestar atendimento a pacientes em unidades de saúde e atenção, como hospitais, clínicas e enfermarias. 

As atividades que o voluntário desenvolverá nestes programas de saúde estão de acordo com as características e habilidades de cada um, podem incluir o atendimento a idosos, a crianças com doenças crônicas e o auxílio a equipes médicas e enfermeiras. 

E então, gostou das opções de voluntariado? Pois é, elas podem oferecer experiências incríveis de entendimento da cultura local e de interação com as pessoas. 

Além do mais, o trabalho do voluntário é muito inspirador. Ironicamente, quem recebe mais é o próprio voluntário. Nossos estudantes relatam uma satisfação pessoal enorme por estarem contribuindo para um mundo melhor.

Mas, antes de mais nada, é necessário verificar os requisitos básicos para ingressar num programa de voluntariado:

  • Idade maior que 16 anos
  • Possuir flexibilidade e capacidade de adaptação
  • Gostar de servir e ajudar
  • Inglês intermediário (em alguns casos) 

Para área da saúde:

  • Currículo adequado com certificações comprovadas
  • Experiência na área da medicina ou afins
  • Carta de intenção

Para voluntariado social:

  • Certificado de antecedentes criminais 

Confira aqui opções especiais para o seu trabalho voluntário no exterior e boa viagem!