Data Representação de um calendário 11/03/2022

Universidade de Oxford: 4 fatos sobre a instituição

A Universidade de Oxford é a melhor instituição de ensino do mundo. Neste artigo, preparamos 4 fatos sobre a Universidade de Oxford. Leia e confira!

Já imaginou cursar a graduação no exterior, na melhor instituição de ensino superior do planeta? Estudar na Universidade de Oxford é o sonho de muitos estudantes do mundo todo – e não é para menos.

A Universidade de Oxford foi eleita a melhor universidade no ranking da Times Higher Education de 2022, que avalia o desempenho em áreas como ensino, pesquisa, citações, perspectivas internacionais e transferência de conhecimento.

Neste artigo, vamos mostrar 4 fatos que comprovam por que a Universidade de Oxford é uma instituição de muito prestígio e qualidade. Então, continue a leitura e confira!

4 fatos sobre a Universidade de Oxford

A seguir, confira 4 fatos que tornam a faculdade de Oxford uma instituição tão reconhecida e almejada por estudantes do mundo inteiro!

1. Universidade mais antiga do Reino Unido

A Universidade de Oxford foi fundada no ano de 1096, mas cresceu de forma expressiva a partir de 1197, quando o rei Henrique II proibiu os estudantes ingleses de frequentar a Universidade de Paris.

Existe uma rivalidade histórica entre as universidades de Oxford e Cambridge, justamente porque essas são as primeiras instituições de ensino superior do Reino Unido.

2. Ampla comunidade estudantil

Acima de tudo, os números da University of Oxford são impressionantes.

A seguir, confira um breve resumo desses dados e entenda como é formada a comunidade estudantil da melhor universidade do mundo:

  • Mais de 24 mil alunos, dos quais 43% são estudantes internacionais (64% na pós-graduação;
  • 38 faculdades;
  • Mais de 250 cursos de graduação e 300 programas de pós-graduação;
  • Cerca de 5% dos pesquisadores do Reino Unido estão nessa universidade;
  • 26 vencedores do Prêmio Nobel se formaram em Oxford.

3. Custos para estudantes internacionais

Infelizmente, existe uma barreira financeira que pode impedir muitos alunos de estudar e morar na cidade de Oxford.

banner-diplomas-exterior

Isso porque, para estudantes estrangeiros, os custos são elevados. Dependendo do curso, os valores giram em torno de £27,840 a £39,010 por ano.

Mas a boa notícia é que existem programas de bolsas de estudo como a Reach Oxford Scholarships, que todos os anos seleciona estudantes estrangeiros para receber bolsas integrais de graduação em qualquer curso da instituição, com exceção de medicina.

4. Processo de aplicação

Uma vez que estamos falando da melhor universidade do mundo, você já deve imaginar que o processo de candidatura para Oxford é bastante concorrido.

É preciso cumprir algumas etapas e requisitos fundamentais. O primeiro deles é escrever uma carta de motivação e obter cartas de recomendação junto a seus professores, diretores e orientadores de pesquisa.

Também será necessário realizar testes padronizados como o SAT ou ACT (graduação) e GRE ou GMAT (pós-graduação). O diploma do ensino médio ou graduação são obrigatórios, além da apresentação do histórico escolar.

Por fim, você deverá realizar um teste de proficiência em inglês e apresentar o certificado para a instituição.

Estude no exterior com a Intercultural!

Se você tem o sonho de cursar a graduação ou pós-graduação no exterior, a Intercultural pode te ajudar!

Com mais de 26 anos de experiência em intercâmbios, nossa equipe está preparada para te ajudar a descobrir o mundo – seja na Universidade de Oxford ou em qualquer outra instituição de ensino superior.

Entre em contato conosco para saber mais!