Pesquisar

Visto para Malta: mudança nas regras para estudantes

Visto para Malta: mudança nas regras para estudantes

Desde maio de 2024, o processo de emissão de visto para Malta mudou.

Portanto, se você está indo estudar no país, confira este post que preparamos para você, com tudo sobre as novas regras para a aplicação de visto para Malta.

Também vamos te mostrar como as novas regras do visto para Malta irão ajudar os intercambistas a ter uma melhor experiência no país e aproveitar ao máximo o intercâmbio.

Confira abaixo tudo sobre o visto que te permite estudar em Malta.

Visto para Malta: entenda o porquê da mudança

O governo maltês mudou o processo de visto de estudante com a intenção de tornar o país mais acessível e atrativo na área educacional. Ou seja, a mudança vai facilitar a entrada de intercambistas no país.

Só para você ter uma ideia, uma das mudanças permite que estudantes de outros países tenham permissão para trabalhar por meio período, durante os cursos com duração a partir de 15 semanas.

Essa nova regra tem como objetivo atrair mais intercambistas, dando a oportunidade a eles de estudar e trabalhar no país, o que se torna um grande atrativo!

As novas regras do visto para Malta também foram criadas para serem mais fáceis, principalmente para quem não fala inglês fluente. Isso porque permite que os estudantes obtenham até um visto de residência para ficar por mais tempo no país.

Nesse sentido, o governo terá mais controle sobre a migração dos estrangeiros que ficarão no país por mais tempo.

Benefícios das novas regras do visto para Malta

Quem for viajar com o visto de estudante para Malta, poderá trabalhar meio período durante o programa de intercâmbio, desde o primeiro dia no país. Antes, o estudante só podia trabalhar depois que o visto saísse, ou seja, não tinha permissão para trabalhar antes de 3 meses.

Além disso, o novo visto para Malta é de múltiplas entradas, de acordo com o prazo de estudo. Anteriormente, o governo ficava com o passaporte retido por 2 meses.

Isso significa que o estudante não podia fazer turismo pela Europa, ou seja, só tinha permissão para ficar em Malta neste período. Mas isso mudou!

Outra mudança importante é que, agora, alunos com programas de intercâmbio que duram mais de 24 semanas não precisam mais apresentar passagem de volta.

Por fim, os estudantes isentos de visto podem aproveitar os 90 dias de turista após a conclusão do curso. Neste caso, você terá 3 meses para viajar pela Europa depois dos estudos.

Quem precisa aplicar o visto de estudante para Malta?

Intercambistas que vão estudar por mais de 16 semanas devem aplicar para o visto antes da viagem, ainda em seu país de origem.

Vale lembrar que intercambistas que desejam estudar por até 12 semanas em Malta podem entrar no país com isenção da necessidade de visto prévio, que é o mesmo processo de turista.. Ou seja, não há necessidade de aplicar para um visto.

Quais documentos são necessários para aplicar o visto para estudar em Malta

Confira a seguir os documentos necessários para obter um visto de estudo em Malta.

  • Formulário de solicitação de visto, preenchido e assinado pelo intercambista;
  • Passaporte;
  • 1 Foto digital, tamanho padrão de passaporte e com fundo branco;
  • Carta de autorização da escola onde você vai estudar;
  • Comprovante de pagamento total do curso;
  • Comprovante de pagamento das 2 primeiras semanas de hospedagem;
  • Comprovante de pagamento da taxa do visto para Malta;
  • Extrato bancário com saldo equivalente a 26 euros por dia, caso você possua acomodação particular, ou 18 euros por dia, se você reservar acomodação com a escola.
  • Extrato do banco com movimentação dos últimos 3 meses (não precisa estar em inglês, mas o montante precisa ser convertido para EUR);
  • Caso o aluno tenha um sponsor, os documentos a seguir precisam ser apresentados: Extrato bancário dos últimos 3 meses, cópia do passaporte ou ID do patrocinador, carta de patrocínio em inglês assinada e com firma reconhecida;
  • O Credit Card Statement pode servir como comprovante de recursos, desde que os alunos consigam comprovar o saldo disponível em euro;
  • Seguro Médico internacional com cobertura mínima de EUR 30.000 e repatriação em caso de falecimento, com apólice em inglês;
  • Cópia de todas as páginas do passaporte carimbadas;
  • Passagem aérea (ida e volta para alunos que ficam até 23 semanas no país). Para alunos com mais 24 semanas somente a passagem de ida é suficiente. Os e-tickets precisam estar em inglês.

O visto para Malta precisa ser aplicado antes da viagem?

Como falamos, se você é brasileiro, pode entrar em Malta como turista ou isenção de visto, se for ficar menos de 3 meses no país.

Caso você queira estudar 15 semanas ou mais por lá, vai precisar aplicar o visto com antecedência, antes da sua viagem.

O ideal é começar a aplicação do visto com pelo menos 100 dias antes do início do seu curso. Isso porque os trâmites podem demorar mais de 50 dias.

É possível trabalhar em Malta com o visto de estudos?

Sim, é possível! Confira os detalhes mais importantes sobre a nova emissão de visto de estudante para Malta.

Duração do Curso

O curso que possibilita que você trabalhe enquanto estuda precisa durar mais de 15 semanas.

Horas de Trabalho

Legalmente, você pode trabalhar até 20 horas semanais, com a permissão de trabalho.

Permissão de trabalho

É possível solicitar a permissão de trabalho desde o dia que você chegar em Malta, mas você precisa ter uma Job Offer (oferta de trabalho) por parte de alguma empresa.

Múltiplas entradas

O visto de estudante oferece a possibilidade de múltiplas entradas em Malta, o que é uma ótima oportunidade para quem quer fazer viagens para outros países da Europa, sem precisar passar pelo mesmo processo de novo.

Salário Mínimo

O salário mínimo para esse formato de trabalho meio período é em média EUR 7,00 por hora.

Passagem de volta

Se você for viajar por mais de 24 semanas para Malta, não precisa apresentar a passagem de volta.

É importante lembrar que, antes de solicitar a permissão de trabalho, você precisa primeiramente encontrar um trabalho.

Saiba mais sobre o visto para Malta com a Intercultural

Agora que você já sabe como funcionam as novas regras para aplicar o visto para Malta, já pode programar sua viagem para as incríveis ilhas maltesas com a gente!

Fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Banner Work and Study

Fale com nossos especialistas

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.