Data Representação de um calendário 27/04/2022

Vistos para Espanha: viajar, estudar e trabalhar no país

Os vistos para Espanha permitem que você estude e trabalhe no país. Leia o artigo completo e entenda os principais vistos para Espanha!

O país ibérico é um dos mais procurados por brasileiros que querem viajar, estudar ou trabalhar na Europa. Mas, antes de arrumar as malas e planejar o roteiro, é preciso entender quais são os tipos de vistos para Espanha.

Assim como em qualquer outro país, os vistos para Espanha permitem que você permaneça em solo espanhol de forma legal, usufruindo de seus direitos e curtindo cada momento com tranquilidade.

Neste artigo, vamos mostrar como os vistos para Espanha são divididos e quais são os principais documentos necessários para viajar a turismo, estudo ou trabalho. Então, continue a leitura e confira!

Intercâmbio na Espanha: preciso solicitar o visto?

Se você pretende viajar ou fazer um intercâmbio na Espanha, já deve ter se perguntado se é necessário solicitar o visto para permanecer no país.

A boa notícia é que, para períodos menores do que 90 dias, brasileiros não precisam de um visto de entrada.

Mas isso não significa que você não deve cumprir alguns requisitos para desembarcar na Espanha. Os documentos necessários para os turistas entrarem no país, são:

  • Passaporte válido;
  • Passagem de volta;
  • Comprovante de hospedagem ou carta convite;
  • Seguro saúde (seguro viagem);
  • Comprovante financeiro (€95 por pessoa por dia de viagem)
  • Roteiro de viagem ou outro comprovante do motivo da viagem.

Porém, se a sua intenção é permanecer na Espanha por mais de 90 dias, será necessário solicitar um visto.

A seguir, confira os principais trâmites para estudar e trabalhar no país ibérico!

Vistos para estudar e trabalhar na Espanha

Certamente, existem diversos tipos de vistos para Espanha, mas neste artigo vamos falar sobre os dois mais comuns: o de estudos e o de trabalho.

banner-diplomas-exterior

Estudar na Espanha

Fazer um curso de espanhol ou até mesmo uma graduação em solo espanhol é uma oportunidade e tanto. Afinal, já imaginou mergulhar na cultura local enquanto coloca em prática o conhecimento no idioma?

Mas, se você pretende estudar na Espanha por mais de 90 dias, já sabe: é preciso ter um visto de estudante em mãos.

Para solicitar essa autorização, são necessários os seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Foto 3×4 recente;
  • Formulário de inscrição;
  • Carta de aceite, documento de admissão ou matrícula na instituição de ensino;
  • Carta da instituição de ensino, comprovando a data de início e fim do curso, que deve ter carga horária de pelo menos 15 horas semanais;
  • Diploma e/ou histórico acadêmico (em caso de ensino superior);
  • Comprovantes financeiros, demonstrando que você possui meios de se sustentar no país durante o período de intercâmbio.
  • Seguro saúde pelo tempo de permanência.

Aqui vai outra boa notícia: os estudantes estrangeiros podem trabalhar na Espanha por 20 horas semanais durante o período de estudos!

Trabalhar na Espanha

Como dissemos, uma das opções para trabalhar na Espanha é estar matriculado em um curso de idiomas ou do ensino superior.

No entanto, se você pretende apenas trabalhar em solo espanhol, também existem alternativas.

Para solicitar o visto de trabalho, é necessário que você já tenha uma proposta ou contrato de emprego em uma empresa local. Além disso, o contratante deve fornecer uma carta para que o candidato apresente no Consulado junto aos demais documentos.

Também é responsabilidade do contratante solicitar junto ao governo espanhol uma autorização prévia de residência no país, além de comprovar que não foi possível preencher a vaga com um trabalhador local.

Saiba mais sobre os vistos para Espanha com a Intercultural!

Como você deve ter percebido, o processo de obtenção dos vistos para Espanha pode ser bastante complexo e burocrático.

Mas, como especialistas em intercâmbio, a equipe Intercultural está preparada para te ajudar a planejar a sua viagem para a Espanha. Entre em contato conosco e descubra como o mundo quer conhecer você!