Data Representação de um calendário 09/03/2021

Bolsa de estudos no exterior: tipos e como obter.

Veja o que precisa para aplicar para uma bolsa de estudos no exterior. Conheça o serviço de Assessoria Universitária especializado para te ajudar.

Muitos estudantes brasileiros sonham em morar e estudar em uma universidade fora do país. Com objetivo de promover a diversidade cultural entre os diversos povos do mundo, muitos países desenvolvidos mantêm programas que possibilitam estudantes estrangeiros frequentarem suas universidades, através de bolsa de estudos no exterior. 

Um programa de bolsa de estudos no exterior é aquele que oferece a possibilidade de um estudante brasileiro estudar em uma instituição fora do Brasil. Existem diversos tipos de bolsas de estudos no exterior. E, para ajudar na busca da melhor bolsa de estudos no exterior, apresentamos o serviço de assessoria universitária da Intercultural. 

Saiba tudo sobre a nossa assessoria universitária e os principais tipos de bolsa de estudos no exterior, a seguir.

Assessoria Universitária da Intercultural

A Intercultural possui uma Assessoria Universitária super especializada, que vai te ajudar na busca do melhor programa de curso superior, assim como na escolha do país e da instituição de ensino mais adequada para o seu perfil. 

E, sobretudo, te orientar, na forma mais completa possível, durante todas as etapas do processo seletivo, que podem variar muito dependendo de cada curso, instituição e país. 

Desde o contato inicial com a instituição, passando pela preparação e separação de todos os documentos exigidos, bem como verificação e orientação para você pagar todas as taxas exigidas.

A assessoria universitária ajuda a encontrar bolsas de estudos no exterior?

Sim. A Intercultural, por meio da nossa assessoria universitária, ajuda você a encontrar as universidades com opções de bolsas de estudos para estudantes internacionais. As mais comuns são as parciais, mas em alguns casos, é possível encontrar integrais também. 

Cada universidade ou college possui quantidades de vagas, calendários e até critérios diferentes para as bolsas de estudos no exterior. Por isso, reforçamos a importância de conversar com nosso especialista, que é responsável por fazer esta curadoria atualizada. 

Afinal de contas, dependendo da fonte de informação e da data de publicação de um conteúdo encontrado na internet, essa bolsa de estudo pode estar indisponível. 

Bolsa de estudos por mérito acadêmico

Dentre os critérios utilizados para gratificar um aluno com uma bolsa de estudos, a mais comum é por mérito acadêmico. Geralmente, as universidades utilizam como nota de corte a nota 8. Mas, como você pode imaginar, estas vagas são muito concorridas. Nesse sentido, quanto maior a sua média escolar, melhor. 

A boa notícia é que, diferentemente do Brasil, onde o aluno ingressa por meio de um vestibular, no exterior a grande maioria das universidades verifica o perfil do aluno de um ângulo mais macro. 

Então, além de analisar o histórico escolar, as universidades analisam a carta de intenção e avaliam quesitos comportamentais como perfil de liderança, pró-atividade etc. Muito inteligente, não é mesmo? Afinal de contas, de nada adianta notas excelentes, se a sua atividade não traz uma contribuição para a sociedade. 

Em outras palavras, para se destacar internacionalmente você precisa, primeiro, se destacar no Brasil. Nunca é tarde para fazer a diferença. E nossa assessoria vai adorar te ajudar a realizar este sonho. 

work-travel-banner

De modo geral, a lista de documentos exigidos na candidatura de uma vaga para bolsa de estudos de graduação, são:

  • Histórico escolar
  • Carta de intenção
  • Comprovação de proficiência na língua (cada universidade tem a sua)
  • Carta de recomendação
  • Teste SAT (apenas para graduação nos Estados Unidos)

Muitas universidades exigem, inclusive, uma entrevista por Skype. Mas, novamente, os detalhes de cada processo seletivo somente a nossa assessoria universitária pode te passar. 

Bolsa de estudos por nacionalidade

Há outro tipo muito comum de bolsa de estudos no exterior que é por nacionalidade. Isso significa que basta ser cidadão de um país para conseguir. 

Isso porque, para a universidade, é interessante um bom mix de nacionalidades. Então, para promover a universidade em certos destinos, eles oferecem bolsas como forma de incentivo. 

“Existe bolsa de estudos para brasileiros?”. SIM! Mas, calma lá! Antes de você arrumar as malas, precisamos deixar claro que são bolsas de estudos parciais. Geralmente de 20% e 30%. Na prática, funciona como um desconto na mensalidade. Mas já ajuda bastante, não é mesmo? 

Bolsa de estudos para Pós-graduação, Mestrado e Doutorado.

O mesmo funciona para bolsas de estudos de pós-graduação e mestrado. Antes de fechar um curso de graduação e pós-graduação no Brasil, faça um orçamento sem compromisso de um curso no exterior. 

Com as bolsas de estudos parciais citadas acima, em muitas universidades os valores são os mesmos e até menores, mesmo cobrando em dólares. Vale a pena conferir. Com o acréscimo de voltar com um certificado internacional e bilíngue. 

No caso dos cursos de mestrado e doutorado, é preciso comprovar a relevância da sua pesquisa, assim como possibilidades e benefícios das suas aplicações práticas. Os governos e instituições podem solicitar ainda, uma série de documentos pessoais e estudantis, além de comprovantes e cartas de referência.

É possível estudar e trabalhar no exterior?

Além disso, países como Canadá, Austrália, Alemanha, Nova Zelândia, Irlanda, Inglaterra, ao estudar um curso de ensino superior reconhecido pelo governo, você pode trabalhar legalmente. Nos EUA também é possível, porém o trabalho fica restrito a funções desenvolvidas dentro do próprio campus ou nas dependências da instituição escolhida.

Para todos os países citados acima, a permissão de trabalho fica restrita a 20h semanais para não atrapalhar nos estudos.  

Em conclusão, a experiente equipe da Intercultural está aqui para orientar você, durante todo o processo de candidatura para uma bolsa de estudos no exterior. Fale com nossos consultores especializados hoje mesmo! Clique aqui e boa viagem!

estudar-canada-banner