Data Representação de um calendário 13/06/2022

Carta convite: o que é e como elaborar este documento?

A carta convite é um documento que comprova a sua acomodação em um país da Europa. Leia o artigo e saiba como solicitar e elaborar a carta convite!

Se você está se preparando para fazer um intercâmbio na Europa, sabe que um dos documentos necessários para solicitar o visto é a carta convite. Mas, afinal, do que se trata essa declaração?

A carta convite também pode ser solicitada na imigração, no momento em que você desembarcar no seu país de destino.

Como o próprio nome indica, a carta convite é um documento que confirma que um estrangeiro recebeu o convite de um residente e ficará hospedado em sua casa durante sua estadia no país.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é a carta convite?

Um dos requisitos necessários para solicitar o visto europeu é o comprovante de alojamento.

Se você optar por se hospedar em um hotel, hostel ou Airbnb, basta apresentar o comprovante de reserva. Se for alugar um apartamento, deve apresentar o contrato com o locatário. Por fim, se for ficar na casa de um amigo ou familiar, o documento necessário é a carta convite.

Também chamado de Termo de Responsabilidade, esse é um documento em que o residente se responsabiliza formalmente pela acomodação e, em alguns casos, pelos gastos durante a estadia do visitante.

banner-dicas-viagem

A carta convite só deve ser escrita por um cidadão da União Europeia ou um estrangeiro que tenha residência legal no país de destino. Portanto, um turista ou alguém que ainda não tenha todos os documentos de moradia legalizados não podem elaborar o documento.

Como deve ser feita?

Não existe um único formato para a elaboração da carta, mas recomendamos que você utilize o modelo disponibilizado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), para não correr o risco de esquecer nenhuma informação importante.

A carta convite deve ser redigida no idioma do primeiro país onde você desembarcar na Europa e deve conter as seguintes informações:

  • Dados do anfitrião, tais como nome completo, data de nascimento, nacionalidade, número do documento de identidade e endereço;
  • Dados do hóspede, como nome completo, data de nascimento, nacionalidade, número do passaporte e endereço no país de origem;
  • Grau de parentesco ou relacionamento entre o anfitrião e o hóspede;
  • Motivo e duração da viagem, se possível apresentando data de retorno e dados do voo.
  • Data, local e assinatura do anfitrião.

É importante destacar que o documento deve ser digitado, dando mais formalidade e legibilidade para o conteúdo.

Além disso, indicamos que você faça a autenticação da carta em um cartório, oferecendo uma garantia a mais de sua validade. Anexar a cópia de um documento da pessoa que irá te receber também é interessante.

Como conseguir uma carta convite?

Conforme dissemos ao longo do texto, você deve solicitar o Termo de Responsabilidade para um familiar ou amigo que irá te receber e hospedar em solo europeu.

É fundamental que a carta convite seja emitida com informações verdadeiras, indicando corretamente a motivação da viagem e de sua estadia no país.

Para saber mais sobre esse e outros documentos necessários para o seu intercâmbio na Europa, entre em contato com a equipe Intercultural e descubra como o mundo quer conhecer você!