Data Representação de um calendário 14/06/2021

Cidades da Alemanha: 5 destinos imperdíveis para conhecer

As cidades da Alemanha possuem muita história e atrações imperdíveis. Leia o artigo e conheça as 5 principais cidades da Alemanha!

Das 2.061 cidades da Alemanha, a maioria delas tem tendência a nevar no inverno e apresentar temperaturas amenas no verão. Além disso, são muito organizadas e bem limpas, com um transporte público muito eficiente.

Cada vez mais brasileiros têm escolhido as cidades da Alemanha para fazer um intercâmbio de estudo ou trabalho. Afinal, o país oferece muitas vantagens para quem decide morar por lá.

Mas escolher o melhor destino para sua viagem pode ser uma tarefa difícil. Isso porque as cidades da Alemanha são bem diversificadas: enquanto algumas se destacam pela tecnologia de ponta, outras respiram e transpiram história.

Neste artigo, vamos te mostrar 5 das principais cidades alemãs que merecem estar em seu radar para a sua próxima viagem à terra da cerveja!
Continue a leitura e confira!

5 cidades da Alemanha para conhecer

Das pequenas vilas até as grandes metrópoles, as cidades da Alemanha são bem diferentes entre si, atendendo às mais diversas necessidades e gostos daqueles que chegam ao país.

Seja para uma viagem de férias ou um intercâmbio mais longo, certamente você vai encontrar muitas atrações e qualidade de vida em terras alemãs.

A seguir, confira a lista com as melhores cidades para conhecer na Alemanha!

  1. Berlim;
  2. Munique;
  3. Frankfurt;
  4. Hamburgo;
  5. Colônia.

1. Berlim

Como não poderia deixar de ser, começamos a nossa lista com Berlim.

A capital da Alemanha vai te fascinar com tantas construções que remetem aos fatos históricos de séculos atrás. É uma viagem no tempo.

Berlim é uma cidade moderna e tem uma vida noturna bem intensa, mas que conta com museus fantásticos.

O Portão de Brandemburgo é o cartão postal da cidade. Além disso, a Igreja do Kaiser Wilhelm é um dos marcos da Segunda Guerra Mundial e visitá-la é garantia de se emocionar.

Ainda, se você gosta de roteiros que contemplam essa época da história, não deixe de conhecer o Reichstag, a casa do parlamento alemão.

Que tal vivenciar um pouco do que foi a Guerra Fria, período em que a Alemanha foi dividida e polarizada?

O Memorial do Muro de Berlim é um local que guarda fatos que marcaram décadas na vida dos alemães. O museu Checkpoint Charlie também é uma parada obrigatória para conhecer mais sobre esse período.

Hoje, a cidade está globalizada e é bastante cosmopolita. Jovens de diversas nacionalidades optam por cursos de graduação e pós-graduação no país, especialmente cursos de MBA e voltados à tecnologia.

Com um sistema de transporte bem estruturado, muitas universidades e diversas atividades culturais, Berlim certamente está no topo da lista das melhores cidades alemãs para conhecer e morar.

2. Munique

Alegria e diversão é o que você encontra em Munique, na Alemanha!

É lá onde acontece a famosa Oktoberfest, festa mundialmente conhecida que atrai milhares de turistas todos os anos.

Se você gosta de cerveja, precisa conhecer o Hofbäuhaus, que é um dos “templos” da cerveja alemã. Mas, mesmo que você não goste, vale a pena experimentar!

Munique é considerada uma das cidades mais lindas do país e tem muitos parques para passeios de bike.

Algumas das atrações turísticas que merecem destaque são:

  • Deutsches Museum, com um acervo voltado para o tema das ciências e tecnologia;
  • Residenz, antiga residência dos reis da Bavária;
  • Marienplatz (Praça da Virgem Maria), sede da prefeitura;
  • Igreja de St. Peter, com uma das melhores vistas da cidade;
  • Museu da BMW, para os apaixonados por carro e tecnologia.

Munique é uma das cidades mais populosas da Alemanha e tem um dos melhores índices de qualidade de vida no país.

Então, vale a pena adicionar a capital da Bavária em seu roteiro, hein?

3. Frankfurt

Em Frankfurt está localizado um dos maiores aeroportos internacionais da Alemanha – e da Europa! Por isso, esse é um excelente ponto de partida para você conhecer outras cidades alemãs.

Centro financeiro do país, a cidade é repleta de prédios e arranha-céus em estilo contemporâneo, mas também tem muita história para contar.

Não deixe de visitar a Igreja de São Nicolau, que possui 51 sinos e tem sua fachada feita de pedras avermelhadas. É uma igreja medieval e protestante cheia de encantos e beleza.

Também vale a pena conhecer o Museu & Casa de Goethe, um dos principais escritores alemães. O museu conta como era a vida no século XVIII, ao mesmo tempo que exibe as obras literárias de Goethe.

Outras atrações de Frankfurt são:

  • Mirante Main Tower;
  • Basílica de Frankfurt;
  • Deutsches Filmmuseum;
  • Praça Römerberg.

Hamburgo

Hamburgo, que fica às margens do Rio Elba, é predominantemente portuária e ocupa a segunda colocação entre as cidades mais populosas da Alemanha.

Os passeios de barco precisam estar em seu roteiro para que você conheça a cidade por ângulos bem diferentes. No fim de tarde, o pôr do sol se transforma em um verdadeiro espetáculo.

Conhecida como a “Veneza Germânica”, Hamburgo conta com diversos canais e armazéns. Além disso, a cidade possui diversos parques, jardins e áreas verdes – o que faz com que seja considerada a cidade mais arborizada do país.

Aqui vai uma dica para quem gosta de baladas: aproveite a vida noturna agitada e pulsante dessa que também é uma das maiores cidades da Alemanha.

Não deixe de conhecer também o City Hall. Vá com tempo para observar cada detalhe da arquitetura belíssima desse prédio, que fica bem no coração de Hamburgo.

Colônia

Colônia é uma das mais interessantes cidades da Alemanha e é repleta de museus e galerias de arte.

Além disso, em Colônia também tem diversão! Por lá, acontece um dos mais tradicionais carnavais do mundo. É um pouco diferente do carnaval brasileiro: a festa começa em novembro e seus foliões lotam ruas e praças fantasiados e com muita bebida.

Para quem ama arquitetura, a Kölner Dom, como é carinhosamente chamada a Catedral de Colônia, é um dos maiores monumentos alemães e vale a pena ser visitada.

Aliás, você sabia que essa cidade é a sede da “Água de Colônia”, onde o perfume famoso foi criado pelo perfumista italiano, Johann Maria Farina?

Outra curiosidade é que Colônia abriga o Museu do Chocolate. O local mostra toda a trajetória do chocolate, da época dos maias e astecas até os dias atuais. E você pode degustar essas delícias enquanto conhece mais da sua história!

Tudo isso com certeza faz com que essa seja uma das melhores cidades para conhecer na Alemanha.

O que é preciso para morar nas melhores cidades alemãs?

Depois dessa lista, você ficou com ainda mais vontade de morar em terras alemãs?

Como dissemos, o país tem sido cada vez mais buscado por brasileiros que desejam fazer um intercâmbio na Europa. E não é para menos, afinal as cidades da Alemanha contam com uma excelente infraestrutura, segurança pública, saúde e educação de qualidade.

Ainda, o mercado de trabalho alemão oferece muitas oportunidades para pessoas de todo o mundo, especialmente para profissionais qualificados.

Então, se você pretende estudar e/ou trabalhar em alguma das cidades alemãs, é preciso ficar atento às exigências feitas pelo governo.

Aqueles que desembarcarem no país para ficar menos de 90 dias, não precisam de visto. É o caso de turistas ou de estudantes que optam por cursos rápidos de idiomas.

Por outro lado, se a sua intenção é permanecer por mais tempo em solo alemão, seja para fazer uma graduação ou trabalhar, por exemplo, deverá aplicar para um visto.

É claro que cada situação vai exigir processos diferentes, mas de forma geral, os principais documentos necessários para morar legalmente na Alemanha são:

  • Passaporte, com validade de pelo menos 6 meses após o fim de sua estadia;
  • Visto (estudo, trabalho, au pair, estágio, união familiar, etc);
  • Contrato de trabalho, caso aplicável;
  • Comprovação de renda para permanecer no país (pelo menos €700 por mês);
  • Seguro-saúde internacional;
  • Comprovante de residência (reserva do hotel, contrato de aluguel por temporada ou carta-convite de quem irá te hospedar).

Além disso, também é preciso estar preparado emocionalmente para morar fora do país, já que a saudade de casa vai bater e você terá que lidar com os desafios de estar longe de quem você ama.

Como escolher o melhor destino entre as cidades da Alemanha?

Está decidido a fazer um intercâmbio, mas ainda está em dúvida sobre qual das cidades da Alemanha escolher?

Aqui, nossa dica é fazer uma lista com todos os requisitos de que você não abriria mão ao morar no exterior.

Precisa ser uma cidade grande, onde estão as melhores oportunidades de emprego? Ou você busca por mais tranquilidade? Prefere morar sozinho ou não liga de dividir o apartamento com outras pessoas, para dividir os custos?

Tudo isso será essencial para você escolher o melhor destino para o seu intercâmbio na Alemanha.

Mas fique tranquilo, pois a nossa equipe de especialistas está preparada para te ajudar com todas as informações necessárias para o seu planejamento.

A consultoria de intercâmbio da Intercultural vai encontrar o melhor programa para você – e descobrir quais das cidades da Alemanha mais combinam com o seu estilo de vida!

Então, entre em contato com a gente para decolar seus planos!

Referências

https://visa.diplo.de/en/index.html#/vib

https://www.deutschland.de/pt-br/topic/politica/alemanha-em-fatos-e-numeros-o-mais-importante-sobre-o-pais-e-a-populacao#:~:text=Na%20Alemanha%2C%20existem%2011.054%20comunidades,%2DHolstein%2C%20com%20284%20habitantes.