Data Representação de um calendário 05/02/2021

Comida típica dos Estados Unidos: 8 opções deliciosas

Conheça 8 pratos consagrados da comida típica dos Estados Unidos! Dentre as opções doces e salgadas, aprenda a fazer a legítima panqueca americana.

Uma das dúvidas mais recorrentes entre intercambistas que decidem estudar na América do Norte é justamente sobre o que comer durante a viagem. Por isso, hoje vamos apresentar a comida típica dos Estados Unidos e as diversas iguarias da culinária americana.

Na verdade, não é novidade que a comida típica dos Estados Unidos não é das mais saudáveis. Mas quem resiste à combinação hambúrguer, batata-frita, torta de maçã e refrigerante? 

Entretanto, a comida típica dos Estados Unidos é muito mais do que somente sanduíches, frituras e açúcar. Nesse sentido, a comida típica dos EUA pode incluir também bastante proteína animal, verduras e legumes, como veremos a seguir.

Além disso, os diversos imigrantes que desembarcam anualmente nos Estados Unidos contribuem muito para a diversidade da culinária americana, que é influenciada por vários países, como o Brasil, México, China, Índia, Irlanda, dentre outros.

Definitivamente, existe grande diversidade gastronômica na Terra do Tio Sam e o estudante estrangeiro no país vai conseguir provar muitos sabores multiculturais durante o intercâmbio, inclusive, matar as saudades dos sabores de casa!

Mas hoje o assunto é a comida típica dos Estados Unidos, então vamos mostrar que, embora o país seja conhecido pelas grandes redes de fast food, tem muitas outras delícias no cardápio. 

Vem com a gente nessa deliciosa viagem gastronômica pelos Estados Unidos e já pode ir anotando aí na sua lista “do que comer” nos EUA. 

Você vai conhecer as principais iguarias da comida típica dos EUA, como a panqueca americana, a torta de maçã, o macarrão com queijo, as asinhas de búfalo (que são de frango), dentre outras maravilhas!

Para facilitar a leitura, vamos preparar uma lista de comida típica dos Estados Unidos com deliciosos pratos salgados e doces. Hum, já está dando água na boca!

E, ainda, lá no final do texto, vai ter uma surpresa super gostosa para você: uma receita super especial para você aprender a fazer em casa um dos principais pratos da lista de comida típica dos Estados Unidos.

Comida típica dos Estados Unidos: saborosos pratos salgados

Geralmente, os pratos salgados da comida típica dos EUA são bem temperados e levam bastante molho, como no tradicional peru (turkey) servido durante o Thanksgiving acima.

Inclusive, os molhos estão presentes em muitas das receitas mais famosas, como nas costeletas de porco, nas saladas, no peru servido durante o Thanksgiving, dentre outras.

Alguns dos molhos mais populares são o molho barbecue, o molho ranch, o de queijo cheddar, o de cranberry, o molho de especiarias e pimenta,  dentre outros.

Buffalo Wings tem presença garantida nas baladas

São as famosas asinhas de frango fritas e caramelizadas com um molho apimentado, que lembra o barbecue. A receita é tão popular e apreciada, que tem até concursos regionais para escolher a melhor Buffalo Wing dos Estados Unidos. 

As competições são bem animadas e, às vezes, até transmitidas pela televisão! Seja para ver quem faz a melhor receita ou para ver quem consegue comer a maior quantidade das apimentadas asinhas, a concorrência é bem acirrada!

Barbecue Pork Ribs é a melhor pedida aos domingos

São as tradicionais costelinhas de porco, muito macias e banhadas em molho barbecue. Tipicamente, são servidas em churrascos e a melhor maneira de saboreá-las é com as mãos mesmo!

As costelinhas vêm acompanhadas de batatas fritas rústicas e, segundo a lenda, o prato foi inventado no século XIX, durante a Revolução Civil americana. Sem dúvida, não dá para ir embora dos Estados Unidos sem provar as deliciosas “barbecue ribs”!

Crab Cake para saborear com amigos

E, para quem aprecia os frutos do mar, o crab cake é definitivamente um manjar dos deuses! Na verdade, trata-se de um bolinho de caranguejo, que pode ser assado ou frito e é ótimo quando acompanhado por salada, batata-frita ou legumes assados.

Pode ser preparado em casa, mas é mais comum ser consumido em bares e restaurantes. Vai bem com cerveja ou vinho, como aperitivo. Nos estados americanos de Maryland e Virgínia também é possível encontrar a iguaria na versão de rua, como “street food”. Veja onde ficam Maryland e Virgínia no mapa abaixo:


Nossa próxima opção de comida típica dos EUA é bastante popular entre as crianças e adolescentes. Entretanto, adultos costumam consumir muito pela sua praticidade de preparo e consumo.

Mac n’ cheese todo mundo adora


Este é o macarrão com queijo mais incrementado e famoso do planeta! É um prato tão popular que é encontrado pronto no setor de congelados dos supermercados. 

Além disso, também é servido no importante Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) americano e foi um dos mais consumidos durante a crise de 1929, segundo a história contada.

work-travel-banner

A receita é bem simples: macarrão do tipo tubinho, ovos batidos e muito, mas muito queijo, cheddar, de preferência! É só assar por alguns minutos e… voilá… está pronto!

Comida típica dos Estados Unidos: delícias doces


Hum, como no Brasil, o açúcar também é bem presente nas iguarias doces americanas. Os diversos tipos de molhos doces, como o maple syrup e o molho de maçã e canela, incrementam e deixam as receitas ainda mais gostosas. 

Torta de maçã com chantilly e muito sabor


Assim como outros pratos típicos da cozinha americana, a torta de maçã (apple pie) não foi inventada nos Estados Unidos. Entretanto, está presente nas comemorações familiares mais importantes, como o feriado de Thanksgiving. 

Também permeia os menus de quase todos os restaurantes americanos, desde os mais simples, do tipo fast food, até os cardápios dos mais renomados chefs. Realmente, são uma tradição gastronômica dos EUA.

Inclusive, há um ditado popular por lá que diz: “as American as apple pie”, ou seja, “tão americano quanto uma torta de maçã”. Isso prova que estamos falando de um prato muitíssimo presente na culinária e na cultura americana

Torta de abóbora é a sobremesa perfeita


As abóboras são realmente muito populares entre os americanos, que a consomem de diversas maneiras. Mas, sem dúvida, a torta de abóbora (pumpkin pie) é a receita mais apreciada, outra marca registrada do Dia de Ação de Graças.

As “cabeças” de abóbora também são populares como enfeites durante o Halloween, quando são torneadas e iluminadas com velas.

A propósito, após o Halloween, as abóboras são reaproveitadas justamente no preparo das tortas, visto que o feriado de Thanksgiving é logo em seguida. 

Tradicionalmente, sua receita leva abóbora, gengibre, açúcar, canela, noz moscada e creme chantilly para acompanhar.

Cookie de chocolate é de lamber os beiços


Esta é uma receita que foi realmente inventada nos Estados Unidos, no estado de Massachusetts, na década de 1930.

O biscoito doce é tão popular por lá que já se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil. As receitas podem ser variadas: com aveia, nozes, avelã, gotas de chocolate, enfim, tudo o que o seu gosto aprovar!

A massa é bem simples e leva manteiga, açúcar, chocolate e baunilha. Contudo, o preparo é um pouco demorado e precisa ser seguido à risca para que o cookie adquira a textura correta.

Panqueca americana de comer sonhando

Nossa última dica de comida típica dos Estados Unidos é a panqueca americana, que é bem diferente da panqueca brasileira. Sua receita resulta numa massa mais grossa e fofinha, com mais volume. 

Normalmente, é servida aos montes no café da manhã, encharcada em manteiga, mel ou maple syrup, que é um tipo de xarope doce com sabor parecido a um caramelo ou melado. Também pode acompanhar sorvetes, chantilly e caldas de diversos sabores: chocolate, morango, baunilha etc.

Na versão salgada, podem acompanhar ovos, bacon e linguiças. Seja doce ou salgada, é muito apreciada e consumida em todo território norte-americano, como uma tradição.

Veja a receita da legítima panqueca americana, seus ingredientes e modo de preparo:

Como fazer a panqueca americana igual nos filmes


Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
  • 2 ovos inteiros batidos
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar branco
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 1 e 1/4 xícara (de chá) de farinha de trigo branca
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • Óleo (suficiente para untar a frigideira)

Modo de preparo:

  1. Peneirar bem a farinha de trigo para garantir que a sua panqueca fique bem fofinha.
  2. Misture bem todos os ingredientes, no liquidificador, batedeira ou com ajuda de um fouet, até formar uma massa homogênea.
  3. Aqueça uma frigideira com o óleo.
  4. Em fogo baixo, coloque uma concha da massa para cozinhar na frigideira pré aquecida com óleo.
  5. Quando a superfície da massa começar a ficar cheia de bolhas, vire-a com ajuda de uma espátula e deixe cozinhar o outro lado da panqueca por alguns minutos, apenas para dourar.
  6. Repita esse processo e vá fazendo quantas panquecas der, até acabar a massa.

Para servir, acompanhe calda de chocolate, mel, manteiga, nutella, syrup ou tudo que você mais gostar!

E aí, bateu aquela fome por aí também? Estes são apenas alguns exemplos de comida típica dos EUA, tem muito mais para experimentar na Terra do Tio Sam!

Ficou com vontade de explorar mais receitas da comida típica dos Estados Unidos? Que tal também conhecer mais sobre o país através de um intercâmbio ou uma viagem a passeio? Entre em contato com a Intercultural agora mesmo!

Referência:

https://www.nutrition.gov/

estudar-canada-banner