Data Representação de um calendário 24/01/2022

7 curiosidades sobre a França que você precisa conhecer!

Antes de embarcar para o país, que tal conhecer 7 curiosidades sobre a França? Neste artigo, mostramos alguns costumes da França que vão te surpreender!

Conhecer Paris e outras cidades francesas certamente está na lista de desejos de muita gente. Não é para menos, afinal, o país encanta por sua beleza e bagagem histórica e cultural. Além disso, existem diversas curiosidades sobre a França que tornam o país ainda mais interessante. 

Então, antes de embarcar para sua viagem ou intercâmbio, que tal conhecer 7 curiosidades sobre a França que vão te fazer sentir ainda mais vontade de conhecer o país?

Neste artigo, você vai descobrir como as curiosidades sobre a França são muitas e estão relacionadas com a rica história e cultura do país europeu. Então, continue a leitura e bon voyage!

Curiosidades sobre a cultura da França

A França é reconhecida mundialmente por ser um centro de arte, moda, gastronomia e cultura. Acima de tudo, o país é um lugar encantador, ideal para quem quer viajar a turismo ou fazer um intercâmbio em francês. 

Confira agora algumas curiosidades da cultura francesa que nem todo mundo conhece!

1. A França é o país mais visitado do mundo 

Essa informação não é bem uma surpresa, certo? 

Estudos mostram que a França recebe em média 76,8 milhões de visitantes estrangeiros todo ano. Este número é cerca de 20% maior do que a própria população francesa, confirmando a fama de que o país é um dos destinos mais desejados do mundo! 

2. Supermercados não podem jogar alimentos fora

Desde 2016, os supermercados que forem flagrados jogando fora alimentos próximos da data de validade deverão pagar uma multa de €75.000. 

A ideia é que os estabelecimentos realizem doações para instituições de caridade ou bancos de alimentos, em um esforço para reduzir os desperdícios. 

3. Não existe pão francês na França 

Não pense que vai encontrar o famoso “pão francês” em uma padaria por lá. 

Na verdade, essa é uma receita brasileira, criada no século XX com a intenção de imitar os pães feitos na França. Mas o “original” não tem muita semelhança com aquele que estamos acostumados, viu?

banner-diplomas-exterior

4. Alto consumo de vinho 

Se no Brasil temos o costume de beber vinho em ocasiões especiais, os costumes da França são outros.

Em terras francesas, é comum ver pessoas tomando vinho na hora do almoço e até mesmo durante reuniões de negócios no meio da tarde. 

Praticamente todo francês tem uma garrafa de vinho em casa – e toda hora é hora de apreciar essa bebida!

5.  Alto consumo de queijos 

Praticamente um patrimônio cultural da França, existem mais de mil tipos de queijo no país – que exporta quase um bilhão de toneladas do produto por ano! 

Por lá, os franceses consomem queijo após as refeições principais, como uma espécie de sobremesa. O acompanhamento é sempre um pãozinho, que muitas vezes é usado para “limpar o prato”. 

Aliás, as sobremesas francesas não são tão doces quanto as do Brasil. Sofisticadas, elas são feitas com muito menos açúcar e agradam a todos os paladares. 

6. Cota de músicas francesas nas rádios

Se tem uma coisa que os franceses valorizam muito é a própria cultura francesa. 

Por isso, para evitar uma “invasão cultural anglófona”, as rádios do país possuem uma cota, em que pelo menos 35% das músicas tocadas devem ser francesas. 

Ah, por falar em rádio, você sabia que a Torre Eiffel é uma antena de rádio em pleno funcionamento? 

7. A terra das invenções 

Muitos itens que usamos diariamente foram inventados na França, como por exemplo:

  • Cinematógrafo, precursor do cinema;
  • Bicicleta, com a criação do sistema de pedais;
  • Sutiã;
  • Champagne;
  • Rotatórias;
  • Latas de alimentos;
  • Secador de cabelos;
  • Balão de ar quente. 

E aí, gostou de conhecer essas curiosidades sobre a França

Se essa lista despertou ainda mais a sua vontade de fazer um intercâmbio em terras francesas, entre em contato com a equipe Intercultural! Vamos adorar te ajudar a planejar sua viagem!