Data Representação de um calendário 13/02/2022

Estudar na Irlanda: entenda como funciona o processo

Estudar na Irlanda é o objetivo de muitos brasileiros – e o processo é relativamente simples. Leia o artigo e entenda como estudar na Irlanda!

Cada vez mais brasileiros têm buscado oportunidades de estudar na Irlanda. A facilidade para obter o visto e a qualidade de vida na Ilha Esmeralda são grandes atrativos para aqueles que desejam fazer um intercâmbio em solo irlandês.

Seja para fazer um curso de idiomas ou uma graduação, você pode estudar na Irlanda e ainda garantir uma autorização de trabalho.

Como dissemos, obter o visto que permite estudar na Irlanda é relativamente simples. Então, se você quer entender como funciona esse processo, continue a leitura e confira mais informações!

Precisa de visto para estudar na Irlanda?

Se o seu objetivo é permanecer na Irlanda por 90 dias ou menos, temos uma boa notícia: com o visto de turista, é possível entrar e ficar no país durante esse período.

Então, se você pretende fazer um curso de inglês na Irlanda de curta duração, o processo é simples. Será preciso apresentar o Booking Confirmation, o documento emitido pela escola no momento da matrícula, com os detalhes do curso e a descrição dos serviços solicitados.

Além do Booking Confirmation, outros documentos exigidos para entrar na Ilha Esmeralda com visto de turista são:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses após a data de retorno ao Brasil;
  • Passagem de volta;
  • Seguro-saúde internacional;
  • Comprovante de acomodação;
  • Comprovante de renda, podendo ser um cartão de crédito.

Visto para estudar e trabalhar na Irlanda

Para aqueles que desejam estudar e trabalhar na Irlanda, também temos boas notícias!

Para os cursos com duração de 25 semanas ou mais, o governo irlandês oferece a permissão para que os alunos trabalhem durante meio período no período letivo (20h/semana). Esse é o famoso visto Stamp 2.

banner-diplomas-exterior

Neste caso, o processo é diferente e conta com algumas regras específicas.

A primeira delas é que, além do Booking Confirmation inicial, será preciso apresentar a Visa Letter, enviada pela escola cerca de duas semanas antes do embarque.

Esse documento é como uma carta de aceite, informando que o programa de estudo já foi pago e possui carga horária de 15h por semana.

Na Visa Letter também pode ser citado o exame de proficiência obrigatório que o aluno deve prestar ao fim das 25 semanas cursadas. É necessário pagar a taxa desse exame antes de sair do Brasil.

Também é preciso contratar o seguro-saúde anual da escola, que concede acesso ao sistema público de saúde na Irlanda. Além disso, o seguro serve como comprovante de residência, com o qual o aluno poderá abrir uma conta em um banco no país.

Além dos documentos citados, para obter o visto de estudante Stamp 2, é preciso comprovar que você tem pelo menos €3000 para se manter na Irlanda o tempo de curso.

Estude na Ilha Esmeralda com a Intercultural!

As regras do programa Work & Study são constantemente atualizadas, assim como as escolas certificadas são inspecionadas. Caso estejam dentro dos parâmetros estabelecidos pelo governo irlandês, as instituição são adicionadas à ILEP (Interim List of Eligible Programmes).

Todas as escolas com as quais a Intercultural possui parceria na Irlanda estão na ILEP.

Então, se você quer estudar na Irlanda, entre em contato com a nossa equipe e comece a planejar o seu intercâmbio para a Ilha Esmeralda!