Data Representação de um calendário 06/04/2021

Conheça a eTA Canadá: saiba como e quem pode solicitar

Entenda a eTA Canadá, que é uma autorização eletrônica de viagem,
elegível para alguns visitantes brasileiros em visita ao Canadá.

O Canadá é um país bilíngue e um dos destinos mais procurados para programas de intercâmbio para estudar tanto o idioma inglês como o francês. Felizmente, desde 2017, o processo de entrada tem sido facilitado com a criação da eTA Canadá.

O Canadá ainda exige visto de entrada para os brasileiros, entretanto, alguns visitantes podem solicitar a eTA Canadá e ter a sua entrada no país facilitada. Contudo, existem regras para a elegibilidade desta autorização, mas não se preocupe, vamos explicá-las direitinho neste artigo.

Antes de mais nada, a eTA Canadá é uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para a entrada de estrangeiros isentos de visto, que viajam para o Canadá por via aérea. Está vinculada ao passaporte do viajante, de forma eletrônica.

Assim, a validade do eTA é de 5 anos, ou até a expiração do passaporte. Será necessária uma nova ETA, no caso de um novo passaporte.

Quem pode solicitar a eTA Canadá

Como citado acima, os visitantes brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá e devem solicitar pelo processo normal. 

Entretanto, se você já possuiu um visto de visitante para o Canadá nos últimos 10 anos ou, se, atualmente, possui um visto válido para os Estados Unidos, pode solicitar a eTA Canadá para ingressar no país e não precisa tirar o visto novamente.

Como solicitar a eTA Canadá

Dessa forma, para solicitar a eTA (ou AVE – Autorização de Viagem Eletrônica), você deverá entrar no site do governo do Canadá, preencher os formulários com as informações solicitadas, informar os dados do seu passaporte e do visto já obtido e pagar a taxa de 7 dólares.

Assim, você precisa estar com o seu cartão de crédito em mãos para efetuar o pagamento da taxa.

Depois, é só aguardar a confirmação da autorização chegar por e-mail. Nela, será informado o número do seu eTA e a sua validade, que é de 5 anos. Super simples, não é mesmo?!

Portanto, quando viajar para o Canadá, você somente precisará levar o seu passaporte válido. É através dele que os funcionários da imigração vão identificar o seu eTA em todos os momentos que entrar ou sair do país.

work-travel-banner

Mas, lembre-se que sempre precisará solicitar um novo eTA, quando renovar o passaporte.

Intercâmbio no Canadá

Sem dúvida, o processo para ingressar no Canadá ficou muito mais simples, porém, se você quer viajar para o país, para fazer um intercâmbio de idiomas, por exemplo, e não é elegível para a eTA, conforme acima, não se preocupe. 

Você sempre poderá aplicar para um visto de turista ou de estudante, que têm o processo um pouco mais complexo. Entretanto, no caso dos programas oferecidos pela Intercultural Intercâmbio, poderá contar com todo o suporte da nossa experiente equipe de consultores!

Nesse sentido, eles vão te orientar e guiar durante todo o processo, desde a escolha do curso adequado até a documentação necessária para obter o visto. Dessa forma, conheça alguns programas de intercâmbio no exterior disponibilizados pela Intercultural no Canadá:

Tipos de programas de intercâmbio no Canadá

  • Intercâmbio para estudar inglês ou francês
  • Intercâmbio para estudar em uma universidade
  • Intercâmbio para estudar (curso técnico, graduação ou pós-graduação) e trabalhar

Assim, a duração dos cursos de idiomas é flexível e é possível ingressar em qualquer época do ano. Já no caso dos cursos de nível superior, é necessário seguir o calendário da faculdade.

A carga horária de aulas é de, em média, 20 horas por semana, mas também é possível de ser ajustada de acordo com as suas necessidades.

A acomodação pode ser realizada em casas de famílias estrangeiras (homestay), em residências estudantis ou em outros tipos de meios de hospedagem oferecidos pelas escolas, como apartamentos individuais ou compartilhados.

Dúvidas sobre o eTA?

Em conclusão, a eTA é uma grande facilidade implantada pelo governo canadense para facilitar a entrada de visitantes em seu país. 

Contudo, mesmo que você não seja elegível para solicitar a eTA Canadá, você ainda pode tirar o visto e ingressar no país para visitar ou para estudar. E, neste caso, nossa super equipe de especialistas vai te ajudar com tudo o que for necessário! Fale com a gente agora!

estudar-canada-banner