Data Representação de um calendário 31/01/2022

Faculdade no exterior: como cursar graduação fora do país

Fazer uma faculdade no exterior é o sonho e a realidade de muitos brasileiros! Leia o artigo e entenda o processo para se graduar fora do país!

Cada vez mais brasileiros têm considerado a opção de cursar uma faculdade no exterior. Afinal, além de proporcionar experiências culturais incríveis, isso pode garantir um importante diferencial para o mercado de trabalho.

Se você quer fazer uma faculdade no exterior, já deve imaginar que esse é um processo longo – e que vale muito a pena o investimento.

Neste artigo, vamos te mostrar como estudar em uma faculdade no exterior é uma experiência única e quais são os passos para entrar em uma instituição de ensino superior fora do Brasil.

Continue a leitura e confira!

Passos para fazer uma faculdade no exterior

Se você tem esse sonho, mas ainda não sabe como fazer faculdade em outro país, este artigo é tudo o que você precisa!

A seguir, confira os passos para fazer acontecer!

Entenda seu perfil acadêmico

Você sempre foi bom aluno? Como era seu desempenho em sala de aula?

Apresentar um bom histórico escolar é requisito básico para muitas faculdades, especialmente nos Estados Unidos e Inglaterra. Entendendo seu perfil acadêmico, fica mais fácil saber quais são as suas chances de conseguir uma vaga na instituição pretendida.

Além disso, reflita sobre o tipo de ensino que você gostaria de obter: prefere uma abordagem mais tradicional ou mais moderna, arrojada?

banner-diplomas-exterior

Isso certamente vai impactar na escolha de como fazer faculdade fora do Brasil!

Escolha o idioma que pretende estudar

Sem dúvidas, será muito mais fácil se você escolher estudar em um país cuja língua você já conhece e domina. Afinal, você precisará saber se comunicar bem com os professores e colegas.

Além disso, você deverá comprovar proficiência no idioma para ser aceito na faculdade, normalmente através de testes como IELTS ou TOEFL.

Selecione as instituições de seu interesse e inicie a candidatura

Depois de entender quais são seus objetivos acadêmicos e se o seu nível de proficiência no idioma está adequado, é hora de escolher as instituições para se candidatar.

Você quer estudar nas maiores universidades do mundo? Está disposto a lidar com toda a burocracia e as exigências feitas por essas instituições? Prefere fazer um curso mais prático, como um college, por exemplo?

Depois de definir tudo isso, é hora de iniciar o seu processo de application (candidatura, em inglês)!

  • Organizar os documentos solicitados (histórico escolar, diplomas, etc) e fazer uma tradução juramentada;
  • Realizar os testes de proficiência no idioma;
  • Obter cartas de recomendação;
  • Escrever sua carta de motivação, caso seja necessário;
  • Preencher os formulários enviados;
  • Aguardar a resposta da instituição.

Depois da aprovação, é hora de cuidar do seu passaporte, visto de estudante, passagem aérea e hospedagem.

É claro que o planejamento financeiro deve acontecer desde o primeiro momento em que você decidir cursar uma graduação no exterior. Mas, nessa etapa, é preciso ter tudo muito bem organizado para garantir que tudo está dentro do seu orçamento.

Faça uma faculdade no exterior com a Intercultural

A decisão de cursar uma faculdade no exterior envolve muitas questões, mas sem dúvidas essa será uma experiência enriquecedora para sua vida pessoal, acadêmica e profissional!

Entre em contato com a equipe Intercultural e descubra o melhor programa de intercâmbio para você fazer uma graduação em solo internacional!